Rally Dakar
Rally Dakar
Depois das verificações técnicas, dia 1º de janeiro de 2022, 409 veículos largaram para a 1ª etapa do Rally Dakar, com uma ligação de 225 km para chegar a especial de 19 Km que definiu a ordem de largada, com pistas de areia e dunas. A caravana então rumou para um trecho de ligação de 370 km até Ha'il.
Motos classificação geral da Etapa 1 A
1º Daniel Sanders Gas Gas Factory Racing 0h55m30s
2º Pablo Quintanilla Monster Energy Honda Team +1m00s
3º Ross Branch Monster Energy Yamaha Rally Team 1m55s
4º Kevin Benavides Red Bull KTM Factory Racing +2m00s
5º Matthias Walkener Red Bull KTM Factory Racing +2m35s
Após as fortes chuvas que caíram na noite anterior sobre Ha'il, a etapa deu lugar de destaque às pistas de areia em meio a montanhas que chegam a 1.500 mts com trechos de pedras, as trilhas de areia compunham 85% da especial, incluindo 4% de dunas.
Motos classificação geral da Etapa 1 B
1º Daniel Sanders Gas Gas Factory Racing 4h41m47s
2º Pablo Quintanilla Monster Energy Honda Team +3m07s
3º Matthias Walkner Red Bull KTM Factory Racing +11m06s
4º Adrein Van Beveren Monster Energy Yamaha Rally Team +12m46
5º Mason Klein BAS Dakar Team +14m34s
Totalmente inundado pela chuva, o acampamento em Al Artawiyah que seria o final original da etapa foi privado da especial maratona, toda a caravana do Rally foi transferida para o acampamento da terceira etapa em Al’ Qaisumah. Ao final de uma especial com 338 km, os pilotos foram rumo à província de Riyadh, com um trecho de ligação de 270 km para chegar ao acampamento onde a caravana do Rally ficou duas noites.
Motos classificação geral da Etapa 2
1º Sam Sunderland Gas Gas Factory Racing 8h31m29s
2º Adrein Van Beveren Monster Energy Yamaha Rally Team +02m51s
3º Matthias Walkner Red Bull KTM Factory Racing +4m08s
4º Skyler Howes Husqvarna Factory Racing +9m59s
5º Lorenzo Santolini Sherco Factory +10m55s
A especial da etapa 3, largou e terminou em Al’ Qaisumah, foi encurtada devido à forte chuva que encharcou parte da região, reduzindo a especial cronometrada em aproximadamente 100 km, depois um trecho de ligação de 214 km, e uma especial de 255 km e uma ligação de 166 km para chegar de volta ao acampamento em al’ Qaisumah.
Motos classificação geral da Etapa 3
1º Sam Sunderland Gas Gas Factory Racing 11h13m40s
2º Adrien Van Beveren Monster Energy Yamaha Rally Team + 00m04s
3º Matthias Walkner Red Bull KTM Factory Racing +1m30s
4º Skyler Howes Husqvarna Factory Racing +3m55s
5º Daniel Sanders Gas Gas Factory Racing +8m54s
Etapa de 465 km, a especial a mais longa do 44º Dakar. O primeiro trecho, de 40 km, de Al Qaisuma a Riyadh estava cheio de bifurcações suficientes para dar dor de cabeça aos competidores. Depois veio a área das dunas com um final "mais técnico". Composto por 80% de terra, às vezes encharcado de água.
Motos classificação geral da Etapa 4
1º Sam Sunderland Gas Gas Factory Racing 15h30m01s
2º Matthias Walkner Red Bull KTM Factory Racing +3m00s
3º Adrien Van Beveren Monster Energy Yamaha Rally Team +4m54s
4º Daniel Sanders Gas Gas Factory Racing +7m07s
5º Lorenzo Santolini Sherco Factory +10m28s
Esta etapa foi realizada com rotas diferentes para as categorias de carros, caminhões e UTV’s, e para quadriciclos e motos que percorreram percursos em direções opostas em forma de laços por Riyadh.
Motos classificação geral da Etapa 5
1º Sam Sunderland Gas Gas Factory Racing 19h01m50s
2º Matthias Walkner Red Bull KTM Factory Racing +2m29s
3º Adrien Van Beveren Monster Energy Yamaha Rally Team +5m59s
4º Daniel Sanders Gas Gas Factory Racing +8m01s
5º Pablo Quintanilla Monster Energy Honda Team +14m54s
A etapa 6 para a motos de uma especial que era para ser de 404 km terminou com 101 km, as pista que foram destruídas pela passagem dos carros, caminhões e UTV na etapa do dia anterior acentuados pelo mau tempo, deixaram a especial intransponível em alguns trechos, obrigando a organização a interromper a etapa para as motos e quadrículos no primeiro ponto de neutralização para abastecimento, após Km 101
Motos classificação geral da Etapa 6
1º Sam Sunderland Gas Gas Factory Racing 19h55m59s
2º Matthias Walkner Red Bull KTM Factory Racing +2m39s
3º Daniel Sanders Gas Gas Factory Racing +5m35s
4º Adrien Van Beveren Monster Energy Yamaha Rally Team +7m43s
5º Pablo Quintanilla Monster Energy Honda Team +15m43s
Os últimos cinco Rally's Dakar viram cinco vencedores diferentes nas motos. Todos eles ainda em competição. Esses cinco - mais um punhado de outros pilotos qualificados, tanto novos (como Daniel Sanders ) e experientes (como Nacho Cornejo), são todos capazes de vencer esta corrida. A Red Bull KTM Factory Racing tem quatro vencedores do Dakar em suas motos totalmente novas, incluindo o vencedor da última corrida, Kevin Benavides, e o vencedor do Campeonato Mundial de Cross Country de 2021, Matthias Walkner . É uma vitória garantida? No Dakar, nunca!
O Dakar não é uma corrida fácil, como já aludimos tantas vezes. Você precisa de um grande orçamento para chegar até a linha de partida - o que historicamente manteve os jovens pilotos fora do jogo. Nos últimos anos, isso mudou, à medida que a comunidade reconhece a necessidade de novos talentos.
Quem estamos assistindo? Lado a lado, Seth Quintero e Mitch Guthrie Jr , do Red Bull Off-Road Junior Team - ambos com um Dakar no currículo e montaram equipes rápidas no ano passado. Nas motos, um jovem americano chamado Mason Klein provou ser um bom navegador e finalizador consistentemente rápido - assim como seu companheiro de equipe Bradley Cox, cujo pai é uma lenda do Dakar, Alfie Cox . Ambos estão competindo com Bas Dakar, uma equipe que tem servido como alimentador não oficial para as equipes de fábrica.
Há algumas coisas que sabemos com certeza: a corrida começa no dia 1º de janeiro, vai ter muita areia, vai ser longa e vai ser difícil. Em última análise, o apelo do Dakar não são os competidores que correm no ambiente controlado de um circuito, com um conjunto de regras restrito e controlado por comissários de corrida - é exatamente o oposto. É uma corrida que você não sabe para onde você vai, se algo vai quebrar, como você vai consertar? É uma jornada ao desconhecido e, não importa o que aconteça, será épico.
À medida que o nível de competição aumenta, também aumentam as velocidades - e os riscos. Os organizadores da corrida provavelmente procuram conter as velocidades máximas, mantendo os roadbooks compactos e resistentes, com navegação complicada. Não há dúvidas de que a velocidade ainda importa - mas agora, mais do que nunca, será sobre o quão rápido você pode ler o roadbook. Com isso sendo entregue digitalmente, não há chance de estudar e se preparar - é uma corrida para encontrar seu caminho em tempo real.
Bom, hoje foi dia de desacanso, amanhã o bicho vai pegar de novo e estaremos ligados!