Rally Dakar: Veículo da Letônia tem ambições elétricas
Projeto alternativo do utilitário OScar eO quer mostrar a viabillidade dos veículos elétricos em competições
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Para a maioria dos participantes do Rally Dakar, chegar até a linha de chegada já é um tremendo feito e motivo de orgulho. Essa alegria poderá ser ainda maior para os membros da equipe da Letônia, formada por Maris Saukans e Andris Dambis. A dupla vai participar da prova em 2012 ao volante de um veículo 4x4 com um motor totalmente elétrico, chamado de OScar eO.
Os membros da equipe informam que o utilitário elétrico foi construído em menos de um ano e o projeto contou conta com o apoio do governo da Letônia. O carro é alimentado por um motor elétrico que tem um alcance operacional de cerca de 800 km e uma velocidade máxima de 150 quilômetros por hora.
“Sabemos que vamos encarar terrenos acidentados e variações climáticas no Rally Dakar, mas nós estamos usando os equipamentos mais modernos para superar as dificuldades. Aconteça o que acontecer, a perseverança é essencial para que a nossa aventura seja um sucesso", conta Andris Dambis.
Apesar de saber que o Rally Dakar, originalmente Rally Paris Dakar, é uma prova extremamente longa e desgastante, a dupla está confiante e focada no seu objetivo de mostrar para o mundo a viabilidade dos veículos elétricos. “Queremos provar que os veículos elétricos podem ser competitivos e vamos lutar até o fim. Não vai ser fácil, mas pode ser feito. Vamos ser pioneiros no uso de combustíveis alternativos. Esse é o espírito do Rally Dakar”, avisa Andris Dambis.
Fotos:Divulgação
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário