Rally Dakar: Paulo Gonçalves fatura a sétima etapa
Piloto português da equipe Team HRC sai como o grande vitorioso nas disputas do sétimo dia de prova
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Após um dia de descanso no acampamento de Iquique, no Chile, os participantes das motos voltaram no último domingo (11) à rota do Rally Dakar 2015 com um duro desafio: superar a primeira parte da etapa maratona, onde não podem ter assistência das equipes na manutenção dos veículos. A sétima especial, que culminou na chegada da categoria à Uyuni, na Bolívia, em 321 quilômetros percorridos, trouxe mais emoção na disputa pelo título, uma vez que o líder Joan Barreda (ESP), da Team HRC, terminou apenas em 12º e viu sua vantagem no acumulado despencar pela metade. A vitória ficou com o português Paulo Gonçalves, também da Honda.
O resultado abre um sinal de alerta para Barreda, que antes da etapa tinha uma diferença superior a 12 minutos sobre o seu principal rival e vice-líder Marc Coma (ESP), da KTM. Agora, ainda com mais seis dias de competição pela frente, o ponteiro está apenas 6min28s de distância do tetracampeão, segundo colocado do dia. Gonçalves, terceiro no geral, também se beneficiou do dia inconsistente do companheiro de equipe e diminuiu para 10min59s a vantagem do líder.
Vivendo altos e baixos, o austríaco Matthias Walkner, da KTM, voltou a figurar no Top 5 com a terceira posição, 30 segundos atrás do vencedor luso. O chileno Pablo Quintanilla segue em ritmo forte e completou em quarto, 1min32 atrás de Gonçalves. Já o brasileiro Jean Azevedo não teve grandes dificuldades para terminar a especial em 31º. O piloto da Honda South America Rally Team é o 28º na classificação geral.
A edição 2015 do Rally Dakar chegou no último sábado (10) à metade na cidade de Iquique, no Chile, com o abandono de 127 veículos (carros, motos, quadriciclos e caminhões), dos 406 que iniciaram a 37ª edição da competição no dia 4 de janeiro, em Buenos Aires (ARG). A terceira etapa, entre San Juan e Chilecito, na Argentina, foi a que mais castigou os competidores e teve o maior número de abandonos: 43 veículos deixaram a prova.
Os cinco brasileiros que disputam o Dakar continuam firme tentando desbravar os mais de nove mil quilômetros de prova pela América do Sul: Jean Azevedo, da equipe Honda South America Rally Team, nas motos, em 28º; a dupla Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, no carro da equipe Mitsubishi Petrobras, em 16º; e os estreantes André Suguita, com um quadriciclo Can-Am, em 17º, e o navegador Eduardo Sachs, com o português Ricardo Leal, em um Nissan, em 28º.
Dia de descanso para motos e quadriciclos
Após seis etapas e mais de 3.500 quilômetros percorridos pela Argentina e Chile, os competidores ganharam hoje um dia de descanso no acampamento de Iquique (CHI). Eles retornam ao “batente” no domingo (11) com a abertura da primeira maratona. O trajeto com destino a cidade de Uyuni, na Bolívia, terá um trecho cronometrado de 784 quilômetros, o maior deste Dakar.
Nas motos, a liderança continua com o espanhol Joan Barreda, da Team HRC, equipe de fábrica da Honda. Ele possui uma vantagem de 12min17s para o vice-líder e tetracampeão Marc Coma (ESP), da KTM. Já nos quadris, o polonês Rafal Sonik está tranquilo em primeiro, 16min08s de diferença sobre o chileno e atual campeão Ignacio Casale.
O resultado fez Helder saltar quatro posições no acumulado. Agora, ele ocupa o sexto lugar e está pouco mais de 36 minutos atrás do ponteiro Joan Barreda. Por falar no espanhol, que até agora tem ditado o ritmo da 37ª edição da prova, o também piloto Honda conseguiu manter boa distância sobre o vice-líder e tetracampeão Marc Coma, da KTM, na classificação geral. A diferença entre eles continua em 12 minutos. No km 130 da especial, os compatriotas chegaram a errar o caminho e quase colocaram tudo a perder. No entanto, eles concluíram o percurso: Barreda em sexto, e Coma, em oitavo.
Quem teve atuação sólida e continua perseguindo o líder é o português Paulo Gonçalves. O piloto Honda foi o terceiro colocado do dia, 1min42s atrás do compatriota Helder. No geral, ele é o terceiro, 17min12s atrás de Barreda.
O brasileiro Jean Azevedo, da Honda South America Rally Team, terminou a sexta etapa na 33ª posição. Já no acumulado, o piloto de São José dos Campos (SP) é o 28º colocado.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário