Rally Dakar: Marc Coma força ritmo e vence a oitava etapa
Piloto espanhol emplaca quarta vitória na competição em 2012 e toma liderança do piloto francês Cyril Despres
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Nada como um bom dia de folga, no caso do domingo, para um excelente recomeço na segunda-feira (9/01). Pelo menos foi assim para Marc Coma (KTM) que venceu a oitava etapa do Rally Dakar (ex Rally Paris Dakar), a segunda vitória seguida de um total de quatro na prova de 2012.
O piloto espanhol foi o primeiro a concluir o oitavo dia (trecho de 245 km e 477 km de especial entre Copiapó e Antofogasta, no Chile) com o tempo de 05.03.52 horas, uma diferença de 7 minutos cravados para o segundo colocado, o piloto português Ruben Faria (KTM) e de 7.10 minutos para o terceiro lugar, o também português Helder Rodrigues (Yamaha), para alegria da torcida portuguesa, com certeza.
O principal oponenete do espanhol, Cyril Despres teve problemas nessa etapa, ao se atrapalhar em um terreno enlameado e depois ao cometer um erro de navegação no terceiro período da etapa, finalizando o dia em sexto lugar.
Com o processamento desses resultados, Marc Coma passa a ser o novo líder do Rally Dakar 2012 com o tempo total de 23.24.18 horas, mantendo uma ligeira vantagem de 1.26 minuto para Cyril Despres. Helder Rodrigues aparece em terceiro, com uma diferença para o espanhol de 49.01 minutos.
Entre os pilotos brasileiros, o mineiro Felipe Zanol (KTM Brasil) cumpriu mais uma etapa no pelotão de frente, chegando em 18º lugar, o que pode ser considerado um bom resultado, levando em conta que Felipe Zanol perdeu 15 minutos do seu tempo na classificação geral pela troca de motor e também alguns minutos no mesmo atoleiro que segurou Cyril Despres e outros pilotos na oitava etapa.
O piloto catarinense Denisio do Nascimento, da equipe Petrobras Lubrax, terminou o oitavo dia do Rally Dakar com evolução na prova, chegando na 28ª posição. Já José Hélio Rodrigues, da Husqvarna Rallye Team, finalizou a oitava etapa em 37º lugar. Dimas Mattos (Brasil Moto Tour) concluiu o percurso na 58ª colocação.
Fotos: Divulgação
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário