Rally Dakar: KTM na disputa pelo título nas motos
Marca austríaca parte para mais uma edição da maior prova off road do mundo com boas chances de vitória
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
O KTM Rally Team encerrou em Fontjouncouse, no sul da França, os testes rotineiros de sua equipe oficial que alinhará no Rally Dakar 2012, que acontece entre 1º e 15 de janeiro, percorrendo trilhas na Argentina, Chile e Peru. Agora a vencedora equipe segue “Ready do Race” para tentar sua décima primeira vitória consecutiva no rally mais difícil do mundo. O time oficial da KTM Motorcyles foi apresentado recentemente no Salão de Milão (EICMA), na Itália, maior feira mundial de motocicletas. Nela, o francês Cyril Despres renovou o seu contrato com o fabricante austríaco, enquanto o espanhol Marc Coma já o havia feito em setembro. São os mais destacados pilotos de rally do mundo, ambos tricampeões do Dakar, a tentar a décima primeira vitória consecutiva para a KTM.
Em 2011 serão mantidos como pilotos"mochileiros" desses supercampeões o espanhol Juan Pedrero, para Coma, e o português Ruben Faria para Despres. Os mochileiros, também conhecidos como "carregadores de água", são pilotos de muita experiência e excepcional desempenho, também capazes de vencer as provas, mas que seguem "colados" em seus líderes, sendo os primeiros a ajudá-los em contratempos. Correm de mochilas, com ferramentas, peças para reparos e atendimento médico. Se preciso tiram de suas motos peças que permitam os líderes voltarem à prova, e aguardam o socorro da equipe para continuar.
Os quatro irão competir na última versão KTM 450 Rally, que passou por atualizações e melhorias em relação ao modelo 2011 com o qual Coma e Despres alcançaram este ano a décima vitória consecutiva da KTM, chegando em primeiro e segundo respetivamente, após 17 dias de memorável disputa.
Também dos testes finais no sul da França participou o francês Johnny Aubert, que estreará no Dakar em 2012, para ganhar experiência. Johnny, que continuará disputando a E2 do Campeonato Mundial em 2012, vai pilotar uma moto KTM Rally Replica, e será atendido pelo Serviço de Cliente KTM, que dá suporte a muitos outros pilotos privados que escolhem a KTM - nada menos que a metade dos competidores, que preferem a marca austríaca pela confiança que têm.
Já neste final de novembro começa a chegar na Argentina uma enorme quantidade de equipamentos da equipe para o Rally Dakar, embarcados no porto francês de La Havre.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário