Rally Dakar: Felipe Zanol aquece os motores para estreia
Piloto vai encarar os 8.363 quilômetros da maior prova Off Road do mundo com uma KTM 450 Rally Replica
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
O piloto brasileiro Felipe Zanol aquece os motores para a estreia no Rally Dakar (antigo Rally Paris Dakar) que tem início no dia 1º de janeiro de 2012 em Mar Del Plata, na Argentina. Os preparativos estão em dia e o piloto está motivado para correr a bordo da motocicleta KTM 450 Rally Replica, a sua grande companheira durante os 8.363 quilômetros de prova - sendo 4.406 deles de trechos cronometrados. O trajeto do Rally Dakar 2012 inclui ainda desafios no Chile e no Peru, que pela primeira vez fará parte do roteiro e recebe a chegada do rali no dia 15 de janeiro.
Apesar de ser a primeira participação do competidor, a novidade envolve expectativas. Dono de 12 títulos nacionais no enduro e cross country, chegando a ser sétimo colocado no Mundial da categoria E1 em 2009, Zanol tem surpreendido quando o assunto é rali. Ele estreou no Rally dos Sertões como vice-campeão das motos em 2010, feito que o piloto repetiu em 2011, duelando, respectivamente, com os pilotos oficiais KTM Marc Coma e Cyril Despres, ambos tricampeões do Rally Dakar e consagrados competidores de rali.
“Estou adquirindo experiência na modalidade, mas não havia melhor hora para encarar o Rally Dakar. Vivo um ótimo momento na minha carreira e me sinto pronto para defender o Brasil e os meus patrocinadores na prova”, explicou Zanol, que ainda é o primeiro mineiro no maior evento off-road do mundo.
“Prometo fazer o meu melhor e ser competitivo. Como a experiência conta muito no Dakar, a primeira meta é completar a prova. A corrida envolve muitas variáveis, que podem ajudar ou dificultar a disputa, e se tiver chance pretendo andar entre os 15 – esse seria um segundo objetivo meu”, explicou.
Além de um currículo de peso, Felipe Zanol conta com estrutura de ponta para a competição que abre o calendário 2012. Durante a semana, o piloto testou a motocicleta KTM 450 Rally Replica e fez pequenos ajustes. "A moto é excelente. Como já vem pronta de fábrica para o rali, é feita para altas velocidades e traz muita confiança ao piloto. Eu precisei apenas regular a suspensão para o meu tipo de pilotagem, pois os outros itens já estavam totalmente ajustados”, contou o mineiro.
O visual do piloto durante a prova terá o DNA da fábrica austríaca, que tem como marca a cor laranja. As roupas são do modelo Podium, produzido pela ASW. “Estou desenvolvendo esse equipamento há algum tempo e ele é bastante confortável e ventilado. Tudo se encaixou perfeitamente, assim como os pneus RMX 35 da Rinaldi”, continuou Zanol, destacando o trabalho dos patrocinadores. “Tenho sentido um respaldo muito grande e é uma honra poder representar ainda marcas como Cia do Terno, ATS Informática, Red Bull e Mobil”, concluiu Zanol.
Felipe Zanol é piloto da equipe KTM Brasil com patrocínio de Red Bull, Cia do Terno, ASW, Rinaldi, ATS Informática e Mobil, além do apoio de Água Mineral Ingá, Mr Pró e Brasil Moto Tour.
Fotos: Haroldo Nogueira e Jorge Castro (KTM Brasil)/Divulgação
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário