Rally Dakar: Equipe Petrobras Lubrax comemora resultados
Pilotos da equipe promoveram evento para apresentar os resultados com moto, carro e caminhão na prova
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
De volta ao Brasil, após cerca de oito mil quilômetros percorridos e mais de 50 horas de competição, a equipe Petrobras Lubrax (moto, carro e caminhão) chega com o melhor resultado do país em todas as categorias do Rally Dakar 2012: o oitavo lugar na classificação geral. A prova aconteceu entre os dias 1º e 15 de janeiro, percorrendo três países: Argentina, Chile e Peru.
No início dessa semana, o time brasileiro formado pelos pilotos André Azevedo (caminhão), Jean Azevedo (carro) e Denisio do Nascimento (moto) participou de um encontro com a imprensa, em São Paulo (SP), para comentar os bons resultados alcançados no Rally Dakar 2012.
O piloto da equipe estreante na competição, o catarinense Denisio do Nascimento, que correu com uma Honda 450, comemorou muito o resultado. “Cada dia do rali era uma novidade, foi uma grande experiência e aprendi muito. Agradeço bastante à equipe por ter me dado essa oportunidade. Nosso objetivo era terminar e fiquei bem contente com meu resultado final, o terceiro lugar em minha categoria”, acrescentou.
Denisio do Nascimento terminou o Rally Dakar 2012 na 24ª posição entre as 98 motocicletas que restaram na competição e foi 3º em sua categoria, a Super Production. O piloto também comentou a participação do piloto francês Cyril Despres (KTM), vencedor da edição 2012 nas motos, que causou polêmica ao ter sido ajudado a sair de um lamaçal pelo piloto português Paulo Gonçalves (Husqvarna) e não ter retribuído o favor. “O caso foi bastante comentado durante a competição.”
- Confira o vídeo com a entrevista de Denisio do Nascimento
O caminhão da Equipe Petrobras Lubrax, formado pelo trio André Azevedo/Maykel Justo/Mira Martinec, foi responsável pela ótima posição conquistada. “Esta foi minha 25ª participação consecutiva no rali e estou muito contente com nosso desempenho justo nesta edição. Nos últimos dois anos, por exemplo, tivemos problemas mecânicos e não conseguimos terminar a prova. Nada melhor do que voltar para casa com este feito”, afirmou o piloto André Azevedo, que estreou no Dakar em 1988, na categoria Motos.
Representando a Petrobras Lubrax na categoria Carros, a dupla Jean Azevedo/Emerson Bina Cavassin mostrou superação durante todo o rali com seu Nissan. “Posso dizer após tantos dias de competição que aprendemos bastante e ganhamos ainda mais experiência. Tivemos alguns contratempos nesta edição, principalmente na décima etapa, mas conseguimos nos superar e continuar na prova. Também acabamos conhecendo e ajustando o carro no decorrer do rali, então foi uma edição bem desafiadora pra gente”, explicou o piloto. Na classificação geral acumulada a dupla terminou com a 23ª posição.
Os números do Rally Dakar 2012 comprovam seu alto nível técnico e a fama de ser uma das provas mais difíceis do planeta. Dos 443 veículos que largaram em 1º de janeiro na cidade argentina de Mar Del Plata, apenas 249 chegaram à capital peruana, sendo 79 carros, 60 caminhões, 98 motos e 12 quadriciclos.
A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, CCR NovaDutra, Prefeitura Municipal de São José dos Campos, Mercedes-Benz Caminhões e apoio da Renov, BorgWarner, Mahle, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina, Fazenda Real, Eye to Eye, SCHIO, Pro Tork, Inmarsat e Artfix.
Fotos: Maindru e Doni Castilho/Divulgação
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário