Rally Dakar: Confira entrevista com Denisio do Nascimento
Piloto da categoria moto da equipe Petrobras Lubrax estreia na prova mais desafiadora do planeta
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
O Rally Dakar, competição que ganhou fama como Rally Paris Dakar, é considerada a prova Off Road mais difícil do planeta, exigindo grande esforço e perícia dos pilotos de carros, caminhões, motos e quadriciclos.
Em 2012 a competição acontece entre 1º e 15 de janeiro, com largada em Mar Del Plata, na Argentina, atravessando um trecho no Chile, e chegada em Lima, no Peru, após nove mil quilômetros de percurso.
Entre os pilotos brasileiros está Denisio do Nascimento, 33 anos, que está animado para estrear na competição, contando com o apoio da experiente equipe brasileira Petrobras Lubrax.
Acompanhe uma entrevista exclusiva com o piloto e saiba quais as suas expectativas para o Rally Dakar 2012.
MOTO.com.br: Qual é o sentimento de participar pela 1ª vez do Dakar e o que você espera em termos de resultados?
Denisio do Nascimento: O sentimento é de ter um sonho a realizar, tenho apenas que agradecer à Equipe Petrobras Lubrax que está me permitindo conquistá-lo. Em relação a resultado, acho que falar disso logo na primeira participação é muito audacioso. Meu objetivo será entender a prova, aprender a navegar no deserto, e, principalmente, conseguir terminar. Estou focado em chegar em Lima!
- Qual a preparação para encarar provas de moto tão intensas, de longa duração, qual o treinamento, a preparação física?
Denisio do Nascimento: Estou saindo de uma lesão que tive no último Rally dos Sertões, mas agora já estou treinando forte novamente: duas vezes por semana com moto e quatro vezes na academia. Além disso, pedalo de 20 a 30 km de bike após a academia.
- Quais as principais competições que participou e quais os melhores resultados?
Denisio do Nascimento: Campeão Brasileiro de rally 2008, Campeão Brasileiro de Rally 2009 Campeão, Campeão Categoria Extreme no Rally dos Sertões 2009, Vice-Campeão na Geral no Rally dos Sertoes 2009 e 3º Colocado na Super Produção no Brasileiro de Rally 2010.
- Além da pilotagem você tem outra atividade profissional e como você faz para conciliar as competições e o trabalho?
Denisio do Nascimento: Sim, tenho outra atividade profissional paralela às competições. Trabalho em uma empresa de embalagens, a Embrast, e é bem puxado conseguir conciliar os dois, mas eu adoro o que faço e vale a pena o esforço.
- Qual o seu equipamento para o Dakar, há diferenças em relação a moto usada no Rally dos Sertões?
Denisio do Nascimento: Vou andar de Honda CRF 450X e vou usar um kit HT Rally Raid que bastante gente já usa no Dakar. A moto é um pouco diferente da que participei no Rally dos Sertões, pois agora esta teve que ter uma autonomia maior e alguns equipamentos eletrônicos exigidos pela organização.
- De onde veio o interesse e a paixão por motos e provas de enduro e ralis?
Denisio do Nascimento: Sempre gostei de moto, e o rali foi influência de um grande amigo, o Dado (o experiente piloto Eduardo Archer), que já participou várias vezes do Rally dos Sertões.
Fotos: Equipe Petrobras Lubrax/Divulgação
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário