Prova interrompida para motos e quadris! Porque? Complicou!
Terreno difícil, navegação complicada, desistência, problemas?assim foi a 5ª etapa do Rally Dakar 2022!
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Dia 06 de janeiro de 2022
A Etapa 5, foi em forma de laço, com total de 560 Km sendo 346 km de trecho especial cronometrado com largada e chegada em Riyadh por pistas de terra, pedras e dunas.
Hoje foi um dia terrível! Trechos cheios de rochas, vales profundos e mais dunas contribuíram para um dia de navegação difícil e infernal no Rally Dakar. Somente os mais experientes permaneceram no caminho certo e chegaram ao topo da classificação da etapa.
Inédito no Dakar, as categorias FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e FIM (Federação Internacional de Motociclismo), fizeram caminhos diferentes, ou seja, motos e quadriciclos pra um lado e o restante, para o outro! Hoje não foram só as motos que acordaram cedo!
A recompensa para as categorias FIA por esse despertar foi que os mais rápidos conseguiram chegar ao acampamento e aproveitar o sol do início da tarde. Antes disso, uma especial medindo 421 km ao norte de Riyadh conduziu a caravana de quatro rodas para a província de Ach-Charquiya, a leste da cidade, limitada pelas margens do Golfo Pérsico e na encruzilhada entre as principais civilizações do Oriente, Mesopotâmia e Índias.
Para as motos e quadriciclos, a especial que era de 346 km, a leste de Riyadh foi mais curta, a organização interrompeu a especial por falta de assistência aérea aos pilotos, garantindo assim a segurança dos participantes e ajustando seus tempos de classificação.
Amanhã, véspera do dia de descanso, os competidores farão a inversão dos trechos da etapa de hoje, o do Leste para os carros, e as motos e quadriciclos ao Norte. Será um dia crucial, ao final do qual, todos os líderes esperam desfrutar de posições de importância estratégica, antes da largada de volta a Jeddah.
Categoria Motos
O italiano, Petrucci, TECH 3 KTM Factory Racing, venceu sua primeira especial em sua primeira participação no Rally Dakar 2022, Toby Price, Red Bull KTM Factory Racing, recebeu uma penalização de seis minutos por excesso de velocidade e Danilo Petrucci, que terminou a pouco mais de quatro minutos do australiano, venceu a especial de hoje. O italiano tornou-se no primeiro piloto de MotoGP a provar a vitória numa etapa do Dakar.
Está tudo acabado para o americano, Skyler Howes, Husqvarna Factory Racing. Ele caiu na etapa especial do dia, bateu a cabeça e não se lembrava de nada da queda, mesmo assim conseguiu terminar a etapa, mas começou a se sentir mal imediatamente após chegar, além de lesões no tornozelo e no ombro. Howes foi levado ao hospital pelas equipes da organização para se submeter a novos exames. De qualquer forma, o americano terá que abandonar sua participação na 44ª edição do Dakar. É um grande golpe para Howes, que terminou em 5º lugar no Dakar de 2021 e 9º lugar em 2020. Howes estava em 8º lugar no início da etapa 5 antes de sofrer a queda. Ele estava sendo o melhor piloto da Husqvarna nesta edição.
Tempos difíceis também para Joan Barreda, Monster Energy Honda Team. Depois de vencer a especial de ontem, a etapa 4, o piloto com 29 vitórias em etapas partiu como abre trilha do dia. No primeiro posto de controle o espanhol já tinha perdido mais de dois minutos, e a situação foi piorando com o decorrer da prova, até que caiu entre os quilômetros 265 e 270, lesionando o ombro. Foi seu companheiro de equipe Pablo Quintanilla quem o ajudou a voltar a pilotar sua Honda 450 CRF e chegar ao final da etapa. Barreda perdeu mais de 20 minutos durante este episódio e suas esperanças de alcançar seu primeiro pódio no Dakar.
Ele está agora a 22m58s atrás de Sam Sunderland, Gas Gas Factory Racing, embora ainda possa partir em uma de suas famosas reviravoltas para melhorar o 5º lugar que conquistou em 2017. No entanto, seu ombro machucado pode nem mesmo permitir essa oportunidade. Barreda e a equipe médica, vão esperar até amanhã antes da etapa 6, para decidir se o espanhol continua na prova.
Uma coisa que se pode dizer é que Barreda está mais do que acostumado a cerrar os dentes contra as adversidades, mas se o espanhol for forçado a desistir, será o seu sexto abandono prematuro em 12 participações no Dakar. Em 2021, ele teve que desistir após uma falta de combustível na penúltima especial do Rally.
Categoria Quadriciclos
Aqui muita coisa mudou e, infelizmente, para o brasileiro Marcelo Medeiros também!
Marcelo, segundo o site oficial, em décimo segundo lugar, o que levou sua classificação na geral cair bastante na geral, de quinto lugar ontem, hoje fechou o dia em décimo! Amanhã é outro dia!
O francês Alexandre Giroud está em primeiro, com o americano Pablo Copetti em segundo, 3'53" atrás. Depois vem o argentino Manuel Andujar com 33'13" de diferença
Categoria UTV T3
O americano, Seth Quintero está impossível e venceu pela quinta vez este ano com mais de 8minutos à frente de Sebastian Eriksson, que recuperou apenas 43s de "Chaleco" López, líder na classificação geral. Cristina Gutiérrez também teve um bom desempenho terminando a etapa em 4º lugar, e segue no 5º lugar na geral a 2h22m20s do líder, ”Chaleco” Lopez.
Categoria UTV T4
Na reta de chegada, Sergey Karyakin perdeu para o brasileiro Rodrigo Luppi De Oliveira que conquistou sua primeira vitória em etapa no Dakar na categoria UTV T4. Rodrigo também interrompeu a sequência de vitórias de cinco especiais dominadas por pilotos poloneses. Karyakin ainda terminou em 3º lugar, a 4m10s atrás de Luppi. Marek Goczał ficou entre os dois rivais, terminando a 2m33s, atrás do brasileiro, vencedor da etapa.
Categoria Carros
Nessa etapa o piloto da Toyota Gazoo Racing, Henk Lategan, derrotou a lenda do WRC o francês Sebastien Loeb da Bahrain Raid Extreme, com uma diferença de 1m58s para reivindicar sua primeira vitória na etapa 5 do Rally Dakar. O líder na geral Nasser Al-Attiyah estava na disputa da etapa, mas terminou em 7º lugar.
Henk Lategan, tendo lutado com Al-Attiyah na etapa 4 antes de um problema com a roda traseira tirá-lo da disputa, estava novamente entre os líderes na especial da etapa 5, no quilômetro 421 perto de Riad, mesmo tendo que dirigir com a porta aberta no início da etapa. O piloto de 27 anos assumiu a liderança no segundo posto de controle após ultrapassar o X-Raid Mini de Yasir Seaidan, com o Audi elétrico de Stephane Peterhansel e Mattias Ekstrom, ambos do Team Audi Sport, seguindo-o de perto em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Lategan ficou um pouco atrás de Peterhansel no quilômetro 159, mas logo se viu de volta à liderança depois que o vencedor do Dakar por 14 vezes teve que fazer uma parada não programada e entregar seu amortecedor para consertar o carro de seu companheiro de equipe, Carlos Sainz que terminou a etapa em 48º lugar a 1h03m54s do líder Lategan.
Tirando proveito da infelicidade de seus rivais, Lategan conseguiu uma vitória de etapa em apenas sua segunda participação no Dakar.
Na classificação geral Nasser Al Attiyah segue na liderança com o tempo de 17h24m23s em segundo Sebastien Loeb a 35m10s, Henk Lategan fora da disputa pelo pódio está em 45º lugar na geral a 9h24m58s, Peterhansel em 64º fora da disputa pelo pódio, e seu companheiro na equipe Audi, Mattias Ekestron, em 16º na geral a 2h46m32s do líder Al Attiyah.
Categoria Caminhões
Andrey Karginov, da equipe Kamaz Master, ganhou o dia nesta etapa 5! Após a decepção na etapa de ontem, quando seu caminhão ficou atolado na lama por quase uma hora e meia, o russo completou e venceu a especial de hoje com 02m25s de vantagem sobre Dmitry Sotnikov, e a 04m47s sobre Anton Shibalov, ambos da mesma equipe dele, a Kamaz Master. Eduard Nikolaev, também da Kamas Master, conseguiu subir de volta na classificação da etapa para terminar o dia em 4º lugar a 05m08s do líder Karginov companheiro de equipe.
Com o resultado de hoje Andrey Karginov está em 6º lugar na classificação geral a 1h38m12 do líder na geral seu companheiro de equipe, Dmitry Sotnokov da Kamaz Master. A equipe Kamaz Master tem 4 pilotos entre os seis primeiros na geral do Rally.
Janus Van Kasteren, se manteve na quarta posição com seu Iveco a 52m16s do líder e, Ales Loprais da equipe Instaforex Loprais Praga ocupa a quinta posição, com 1h01'13" de Dimitry com seu Kamaz!
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário