Rally Dakar
Rally Dakar
Texto Luiz Mingione
Etapa 5, dia 6 de janeiro, foi em forma de laço com total de 560 Km sendo 346 km de trecho especial cronometrado com largada e chegada em Riyadh por pistas de terra, pedras e dunas.
Hoje foi um dia terrível, trechos cheios de rochas, vales profundos e mais dunas contribuíram para um dia de navegação infernal, um dia difícil no Rally Dakar. Apenas os mais experientes permaneceram no caminho certo e chegaram ao topo da classificação provisória da etapa.
A prova da categoria moto foi interrompida pela organização por causa da grande demanda de aeronaves médicas para assistência a categoria de moto e ao Dakar Classic, a direção da prova decidiu, logo após o meio-dia (horário local), interromper a etapa em ambas as categorias para garantir a segurança dos competidores.
A corrida de carros que está ocorrendo em um trecho diferente com recursos de aeronaves independentes, não foi afetada.
Os resultados nas categorias moto e Dakar Classic serão adaptados à situação de acordo com as regras aplicáveis. Os organizadores da prova estão estudando a melhor solução para definir os resultados mais justos para todos, tanto os pilotos que concluíram a especial de moto quanto os competidores que ainda não terminaram a etapa.
Toby Price na liderança provisória da etapa 5, mas essa é a ordem de chegada, mais tarde podem surgir as punições e mudar tudo!
Antes da corrida ser interrompida, Toby Price foi o piloto mais rápido na chegada da especial da etapa 5 com o tempo de 3h19m32s O australiano terminou 4m14s à frente do estreante, o italiano, Danilo Petrucci, TECH 3 KTM Factory Racing, manteve um bom ritmo e terminou a etapa em 2º lugar, o Botswana, Ross Branch, Monster Energy Yamaha Rally Team, terminou em 3º lugar, com apenas dois segundos atrás de Petrucci.
Após o Km 310, no último posto de controle antes do final da especial, Daniel Sanders perdeu a liderança da etapa, caindo para a 14º lugar.
No último posto de controle por onde passaram os pilotos, compõem o pódio provisório, até o Km 220 da especial, Giroud tinha uma vantagem de 6m23s sobre o brasileiro Marcelo Medeiros, 8m10s sobre Wiśniewski, 9m52s sobre Copetti, 11m15s sobre Andújar e 14m42s sobre Maksimov.
Para o resultado definitivo da especial do dia, será necessário aguardar a solução que vai ser aplicada pelos comissários da FIM para permitir que todos os competidores tenham um tempo justo para a etapa. A classificação geral vai depender destes resultados, embora Giroud possa esperar fechar no topo da classificação geral ocupada esta manhã por Copetti com uma vantagem de 13m20s sobre o francês.