Rally Dakar
Rally Dakar
As surpresas começaram cedo para as motos, com o vencedor da 6ª etapa e 3º na classificação geral, Daniel Sanders, levando um tombo no deslocamento! Sim, no deslocamento, no asfalto, depois de 7 km do início ele "atropelou" uma calçada e foi para o chão, fraturando o cotovelo esquerdo. O piloto da Gas Gas está fora do Dakar pois as consequências do tombo o levaram para a mesa de cirurgia.
Frase de um amigo: "Não é você que ganha um Dakar, muitas vezes são os outros que perdem".
Vida que segue, ops! Dakar que segue!
Eram 299 km de deslocamento mais 402 de especial que seguiu para Oeste da capital Ad.Dawadimi, em um terreno arenoso inicialmente (⅓ da especial) , que seguiria para o acampamento que está em um dos mais antigos palácios do país. Pela primeira vez o Rally está passando por essa região que inicia a segunda semana do Dakar, com 701 km totais!
O dia de descanso é bom mas, pode dar uma relaxada! Pois você já está na adrenalina, no ritmo, na pegada da competição e vem um dia de relax, embalar de novo, reaquecer, pegar o ritmo…será que é assim? Só acho…
Mas, azar de uns, sorte de outros que, mesmo sem desejar tal fim, acaba dando uma revigorada, afinal, é um a menos entre você e o topo!
Ignacio Cornejo aproveitou a oportunidade e navegou para entrar em cena e ganhou a especial de hoje, terceira para Honda neste Dakar e quarta na carreira mas, ainda está longe da briga pelo título. Depois dele vieram Benavides (44"depois), Barreda (com 2'51") e Luciano Benavides (7'50" depois do líder).
Joaquim Rodrigues fez sexto, os americanos Brabec e Andrew Short logo em seguida na sétima e oitava posições, deixando Toby Price em nono!
Quem mais lucrou, mesmo chegando em 10º lugar, foi Adrien Van Beveren, que assumiu a liderança da geral, seguido de Matthias Walkner, 24º hoje, ficando 5'12" atrás de Beveren na 2ª colocação geral.
Resumindo, temos 7 pilotos a menos de 10 minutos do líder! Essa semana vai ser quente!
Nosso representante brasileiro nos quadris, nos enche de orgulho! Marcelo Medeiros venceu sua segunda etapa no Dakar e subindo um posto na geral, agora está em nono! Lembrando que estava nas cabeças, mas, acabou perdendo tempo e foi para décima na geral. Última semana começa ganhando a etapa, isso dá ânimo para seguir no ritmo e nós para ficar na torcida!
Alexandre Giroud chegou em segundo e garantiu a liderança na geral. O argentino Pablo Copetti chegou em terceiro e está na segunda posição da geral!
É isso, seguimos focados no Medeiros!
Sébastien Loeb venceu a etapa, sua 17ª etapa, mas, continua 45 minutos de quem chegou depois dele, o aparentemente imbatível Nasser Al-Attiyah, líder na geral!
Carlos Sainz chegou na terceira posição e , quase dois minutos depois dele, ninguém menos que o elétrico Stéphane Peterhansel, com seu Audi elétrico que já quebrou suspensão um dia, doou a suspensão outro dia, não tem chances de lutar pelo título mas, segue escrevendo sua incrível história no Dakar. Todo respeito a ele, e com ele!
Nossa dupla valente, formada por Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs, chegou na 20ª colocação hoje, os levando para a 38ª posição na geral! Duas acima que a etapa anterior! Mantemos a torcida!
Seth Quintero garantiu sua sétima vitória nesta edição mesmo com vários erros de navegação que, por pouco não beneficiaram sua companheira de equipe Cristina Gutierrez, que chegou em segundo lugar. Mesmo com essa sequência de vitórias impressionantes, vencer sete de oito etapas disputadas, o que pesa sobre ele foi o 24º lugar na etapa 1B, onde tomou uma penalização de 10H, complicando sua prova. Hoje ocupa também o 24º lugar na geral! Mas, é de se respeitar o que esse cara está fazendo!
O líder da geral Francisco "Chaleco" Lopez da Can-Am , chegou em terceiro hoje, e mantém uma distância de 1H24'05" sobre seu companheiro de equipe Sebastian Eriksson, segundo lugar na geral! Em terceiro lugar e defendendo as cores da equipe RED BULL OFF-ROAD TEAM USA vem Cristina Gutierrez, 2H14'40" atrás.
Quem venceu foi o polones Aron Domzala pela segunda vez no ano, mas…devido a punição de dois minutos, foi para segundo lugar hoje, atrás do espanhol Gerard Farres Guell.
Os brasileiros não foram tão bem. Rodrigo Luppi teve problemas com o carro na especial e chegou em 21º lugar. A dupla Austin Jones e o brasileiro Gustavo Gugelmin chegaram em 9º lugar hoje.
Na geral ficou assim: Austin Jones e Gugelmin voltaram para liderança e, Rodrigo Luppi e Maikel Justo escorregaram para a 5ª posição, com 36'38" separando as duas duplas!
Vamos que vamos! A torcida está distribuída!
Falando dos "grandões", o dia de hoje não foi muito diferente! Um Iveco se meteu no meio dos Kamaz e ficou na terceira posição, com dois Kamaz à frente e dois depois. Não é fácil a vida dos "não Kamaz"...
Anton Shibalov vence sua primeira na temporada, Eduard Nikolaev em segundo.
Martin Van Den Brink veio fumegando seu Iveco em terceiro e, Andrey Karginov e Dmitry Sotnikov em quarto e quinto respectivamente, pouco mais de dois minutos depois.
Na geral continua Dmitry na frente, Eduard em segundo e Anton no terceiro lugar, todos do time Kamaz. Aí vem Ales Loprais com o Praga e Janus Van Kasteren com o Iveco. Fechando, em sexto, o Kamaz de Andrey Karginov, 1H37'50" atrás.
Segundo lugar por três dias, Serge Mogno subiu na tabela e lidera com seu Land Cruiser e 206 pontos. Em seguida temos, no segundo lugar com 77 pontos de diferença para o líder, os Euvrard. Arnaud e Adeline Euvrard pilotam uma Mercedes ML e estão à frente da Toyota Land Cruiser de Juan Roura Iglesias e Miguel Angel Valencia Posada, a 156 pontos do líder Serge.
Fechando os cinco primeiros temos um caminhão Mercedes da Feryn Dakar Team com Tom De Leeuw na boléia!
Herve Cotel com seu Buggy e os 75 anos estão na 102ª posição e seguindo! Exemplo!
E assim segue o Dakar para a oitava etapa!