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Rally Dakar

Entrevista: Leandro Torres, campećo de UTV no Rally Dakar 2017

19 de January de 2017

Planejamento, foco e estratégia são palavras do dia-a-dia dos executivos da área financeira, entre eles Leandro Torres . Aos 45 anos, o executivo carioca usou sua experiência para ser campeão da categoria UTV ( Utility Terrain Vehicle ) no Rally Dakar 2017. Em sua segunda participação na prova, Leandro Torres pilotou um Polaris RZR 1000 e teve ao seu lado o experiente Lourival Roldan , de 58 anos, como navegador. A dupla brasileira venceu com quase cinco horas de vantagem sobre os chineses Wang Fujang e Li Wei.

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Nessa entrevista, Leandro Torres fala sobre a inédita vitória brasileira no rallly mais difícil do mundo. O piloto também revela a tática adotada para superar as dificuldades da prova que percorreu Paraguai , Bolívia a Argentina em mais de 9.000 km ao longo de 12 dias de competição.

PERGUNTA: O que representa essa vitória no Rally Dakar para você?

LEANDRO TORRES: Ela veio coroar o planejamento, o foco! Competimos com a mesma equipe que montamos em 2016 e focamos na vitória e a conquistamos. Participamos como dupla pela primeira vez no ano passado. Somos maduros e nos respeitamos e tínhamos o foco em nosso resultado. Apenas a vitória interessava.

PERGUNTA: Qual foi a maior dificuldade?

LEANDRO TORRES: A navegação. Por isso a experiência de Lourival foi uma vantagem em relação aos competidores. Aliás, esse ano, a organização dificultou bastante as coisas. A bússola não informava a direção a seguir quando estava a 90 metros do posto de controle virtual (PC). Por isso muita gente se perdeu. Encontramos competidores que estavam perdidos há mais de duas horas.

PERGUNTA: Que estratégias vocês usaram?

LEANDRO TORRES: Muitas. Entre elas descobrimos as dificuldades dos oponentes e as usamos a nosso favor. Um exemplo foi com o russo Meganovi Ravil que disputava a liderança conosco. Soube que ele não gosta de pilotar na areia fofa – conhecida como fesh fesh. Quando passamos por lá aceleramos tudo, assim ele teria que fazer o mesmo para não ficar para trás. E deu certo. Ele entrou em pânico e acabou tento problemas no seu UTV.

PERGUNTA: O UTV é um veículo pouco conhecido no Brasil, porém ganhou uma categoria exclusiva no Dakar deste ano. Qual o motivo?

LEANDRO TORRES: O UTV (Utility Terrain Vehicle) faz sucesso, pois oferece o que há de melhor entre a moto, quadriciclo e carro. O curso de suspensão é o mesmo da moto, oferece o prazer do quadriciclo e a segurança do carro, pois estamos protegidos pela gaiola.

PERGUNTA: Você acha que a categoria terá sucesso entre os competidores do Dakar?

LEANDRO TORRES: Em 2015 tínhamos apenas 5 UTVs. Com a criação da categoria passamos para oito e aposto que teremos cerca de 40 no próximo Dakar, principalmente pelo baixo custo em relação aos carros. Para competir de UTV você gasta o dobro do que gastaria em uma moto, porém esse valor representa 35% do custo de competir de carro.

PERGUNTA: Qual a autonomia e velocidade máxima de um UTV?

LEANDRO TORRES: Meu UTV é um Polaris RZR 1000 com modificações no chassi e itens de segurança. Outra preocupação é a refrigeração, para isso tem radiadores maiores - tanto de água quanto de óleo. Ele atinge a velocidade máxima de 120 km/h e tem autonomia para 1.000 km com seu enorme tanque para 200 litros de gasolina.

PERGUNTA: Já faz planos para o Dakar 2018?

LEANDRO TORRES: Ainda não estou pensando nisso. Agora, quero curtir a repercussão positiva do nosso título nesse tipo de veículo que conheço tão bem. Competi nos três últimos Rali dos Sertões com o meu UTV Polaris, mas não represento nenhuma marca. Pretendo continuar competindo na categoria.

Fotos: Victor Eleutério, Marcelo Machado, Jose Mario Dias, Gustavo Epifanio/Fotop/Divulgação

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