Rally Dakar
Rally Dakar
O maior e mais importante Rally do mundo segue com belíssimas paisagens, desafios, muita areia e surpresas! O importante é a capacidade da organização em consertar os desafios impostos pela natureza. Deserto com frio e chuva? Tem também! Mas vamos ver como foi o dia de hoje nas principais categorias!
Motos
Hoje, no terceiro dia de prova, os competidores tiveram que fazer uma especial que foi encurtada devido à forte chuva que encharcou parte da região de Al Artawiyah.
A etapa teve início no ponto que originalmente deveria ter sediado o CP1, (Posto de Controle 1) reduzindo o trecho cronometrado em aproximadamente 100 Km. Em um roteiro próximo de Al Qaysumah, os pilotos começaram com um trecho de ligação de 214 km, antes de chegar na especial de 255 km, seguido por uma rota de retorno de 166 km até o acampamento no local da largada.
No cardápio havia muita areia, mas que, graças à chuva, ficou mais compactada e proporcionou uma pilotagem mais fácil. No entanto , a etapa contou com várias cadeias de dunas por onde os competidores tinham que serpentear e escalar, numa distância de 30 km. Do alto dessas primeiras grandes dunas, os pilotos de elite já puderam começar a entender o que vai ser o percurso da longa etapa 4 de 707 km sendo 465 Km de especial que os espera.
Na etapa 3 de hoje, o português Joaquim Rodrigues alcançou a sua consagração ao vencer uma especial no seu 6º Dakar, dando a primeira vitória em uma etapa do Dakar para a Hero Motosports Team Rally. Rodrigues que é cunhado e ex-companheiro, do também piloto português, Paulo Gonçalves morto em um acidente no Dakar de 2020
A façanha de Rodrigues não perturbou os líderes da classificação geral, embora as diferenças de tempo entre eles diminuíram antes da grande batalha prevista para a etapa de amanhã, em direção a Riad.
Na data de seu 31º aniversário, Adrien Van Beveren da equipe Monster Energy Yamaha Rally Team que esteve a 4 segundos de alcançar seu rival Sam Sunderland da Gas Gas Factory Racing, que está no topo da classificação geral com Matthias Walkner da Red Bull KTM Factory Racing, em 3º lugar e Skyler Howes da Husqvarna Factory Racing, em 4º lugar.
No total, apesar da Gas Gas e Husqvarna serem controladas pela KTM, temos seis marcas diferentes de motocicletas representadas entre os 7 primeiros colocados na geral, Gas Gas, Yamaha, KTM, Husqvarna, Sherco e Honda.
Classificação Geral Motos
01º Sam Sunderland Gas Gas Factory Racing (11h13m40s)
02º Adrien Van Beveren Monster Energy Yamaha Rally Team (+00m04s)
03º Matthias Walkner Red Bull KTM Factory Racing (+01m30s)
04º Skyler Howes Husqvarna Factory Racing (+03m55s)
05º Daniel Sanders Gas Gas Factory Racing (+08m54s)
06º Lorenzo Santini Sherco Factory (+11m47s)
07º Pablo Quintanilla Monster Energy Honda (+16m51s)
08º Kevin Benavides Red Bull KTM Factory Racing (+17m45s)
09º Stefan Svitko Slovnaf Rally Team (+17m54s)
10º Aarom Mare Hero Motosports Team Rally (+18m41s)
Quadriciclos
No ano passado, em sua primeira participação no Dakar, Laisvydas Kancius terminou em sétimo lugar, o que é uma atuação perfeitamente respeitável para um estreante.
Para esta 44ª edição do Dakar, o lituano esperava simplesmente chegar em um lugar melhor na classificação geral. “Terminar em sexto seria bom, mas é claro que todos sonham em chegar ao pódio,” admitiu. Ele parecia ter condições de atingir esse objetivo com o 9º lugar na etapa 1A mas, no dia seguinte, à consagração do lituano veio com nada menos que a vitória na etapa 1B, mais de dez minutos à frente de Pablo Copetti e Giovanni Enrico, que subiram ao pódio do Dakar 2021 atrás de Manuel Andújar.
Essa exibição de Kancius permitiu que ele enfrentasse a etapa 2 com o status de líder da categoria. Embora tenha perdido alguns minutos ao terminar na linha de chegada, ele completou a especial da etapa 3 ainda no topo da classificação geral, mas sua aventura infelizmente durou pouco, após o primeiro posto de controle devido a um problema mecânico. Como se não bastasse, seu quadriciclo também ficou preso na areia, deixando-o admitir que, mesmo que conseguisse desenterrá-lo, não conseguiria voltar a correr. Esta retirada forçada é um grande golpe para o lituano.
No entanto, Kancius pode voltar à ação amanhã na etapa 4, ainda com 19 quadriciclos na disputa, mesmo com a significativa penalização que receberá, ainda pode causar impacto em determinadas etapas.
O brasileiro Marcelo Medeiros continua mantendo regularidade em sua primeira participação no seu primeiro Rally Dakar na Arábia Saudita e está entre os dez primeiros na geral, em 7º lugar.
Carros
A primeira vitória também não esteve muito longe para Henk Lategan, que foi o piloto mais rápido nos postos de controle intermediários da etapa 3. No entanto, ele se deparou com um colecionador de vitórias de etapas muito imponente no final da especial, o espanhol Carlos Sainz, que cruzou a linha de chegada com o melhor tempo pela 40ª vez em sua carreira no Dakar. No entanto, o espanhol negou-se o prazer de festejar, tamanha foi a sua frustração por ter saído há dois dias atrás, da luta pelo título.
Foto: @A.S.O./C.Lopez
O francês Sebastien Loeb e seu BRX Hunter permanecem na 2ª posição na geral, mas a quebra de seu eixo após 10 km de corrida o forçou a dirigir de forma conservadora, bem, tanto quanto isso é possível para um piloto como Loeb. Ele terminou o dia mais 37m atrás do líder da corrida Nasser Al Attiyae. Os brasileiros Marcelo Tiglia Gastaldi e o navegador Cadu Sachs estão no 50º lugar na geral.
UTV’s T3 e T4
Na categoria UTV T3, Seth Quintero tentou abafar a decepção da etapa 2 quando perdeu várias horas devido a um problema mecânico e, após uma curta noite de sono, chegou na frente dessa etapa, mas está na 35ª posição. “Chaleco” López lidera a classificação geral, com Sebastian Eriksson 9m atrás colado em seu espelho retrovisor.
Os poloneses continuaram a dominar a etapa na categoria UTV T4, com outra vitória na etapa 3 obtida por Marek Goczał e seguido por Michal Goczal e Aron Domzalamas, os três poloneses. O americano Austin Jones com o brasileiro Gustavo Gugelmin chegaram em quarto, mas a Can- Am ainda está no comando na classificação geral. A dupla brazuca Rodrigo Luppi e Maykel Justo chegaram menos de 3 minutos depois, na quinta colocação, e mantiveram o segundo posto na geral com uma folga de quase 9 minutos do terceiro!
Caminhões
Na categoria caminhões, em seu Kamaz número 500, Dmitry Sotnikov consolidou sua posição como líder ao obter sua segunda vitória em etapa, subindo assim ao degrau mais alto do pódio na classificação geral no qual também subiu de posição, Janus Van Kasteren da Equipe De Rooy em 6º lugar.