Dakar: Leandro Torres e Lourival Roldan levam título na UTV
Dupla brasileira garante conquista inédita para o país na edição 2017 da principal competição Off Road do planeta
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Os competidores de UTV Leandro Torres e Lourival colocaram neste sábado (14/1) o Brasil e seus nomes na história do Rally Dakar e no quadro dos grandes mitos do esporte a motor mundial. Eles se tornaram os primeiros brasileiros a vencer a maior e mais difícil prova Off Road do planeta na classificação geral de uma categoria. A dupla, que participou pela segunda vez, foi campeã entre os UTVs. O melhor resultado até hoje era de André Azevedo, vice-campeão nos Caminhões em 2003.
Os brasileiros completaram os quase 9.000 quilômetros de disputa em 54h01min50 (tempo extra-oficial), com mais de quatro horas de vantagem para os segundos colocados, os chineses Wang Fujiang/Li Wei.
O piloto Leandro Torres, 45 anos, é carioca, radicado em São Paulo, e disputou o Rally Dakar pela segunda vez. Em 2016, também tendo Lourival Roldan, 58, como navegador, ficou na terceira colocação. Lourival é paulista e participou do Dakar pela 10ª vez. Sua experiência foi um dos fatores fundamentais para a conquista. Eles assumiram a liderança da prova na quinta etapa (dia 6) e se mantiveram na ponta até o fim.
Emocionado ao fim do trecho cronometrado, Leandro Torres desceu do UTV chorando, abraçou o filho que o esperava, os integrantes da equipe e, principalmente, o navegador Lourival Roldan. “Um cara de 45 anos de idade e outro com quase 60 vencer uma prova tão difícil como essa, é um legado que fica para todo mundo. Tem de tentar, tem de fazer esforço. O brasileiro é um povo diferente. E se tentar, consegue”.
Para Lourival Roldan, a vitória foi a realização de um sonho, que ocorreu somente após a 10ª tentativa. “O sonho começou quando o UTV se tornou uma categoria (até o ano passado era uma subdivisão dos Carros). Deu certo, formamos uma dupla maravilhosa e realizamos o nosso sonho”, declarou.
Além disso, os brasileiros ainda tiveram de superar alguns contratempos. Logo na segunda etapa, o radiador do UTV ficou coberto de lama e o motor ferveu. Por pouco a aventura não acabou precocemente. Na quinta-feira (12/1), bateram em uma pedra, o que quebrou a bandeja do UTV. Eles concluíram o percurso nas primeiras horas da madrugada de sexta-feira.
Em Uyuni (Bolívia), foram penalizados com o acréscimo de uma hora ao tempo de prova. Ao chegarem no parque fechado (onde os veículos passaram a noite), Leandro se irritou com um vazamento de óleo no câmbio do UTV. Nervoso, atirou sua mochila de água por sobre a cerca. Seu irmão (Igor), que o acompanha, recolheu o objeto. Um fiscal viu e aplicou a pena, sob a justificativa de que eles estariam recebendo ajuda externa, o que era proibido naquele dia, por se tratar de etapa maratona, na qual somente os competidores poderiam fazer reparos nos veículos.
Barros e Capoani receberam o convite para a competição faltando 12 dias para a largada. Correram contra o tempo, disputaram e terminaram em 18º lugar, além de serem a terceira melhor dupla de estreantes na categoria. “O Dakar leva você ao limite. É uma grande experiência de superação. É uma prova muito dura. Mas tivemos um carro incrível, com uma equipe fantástica. Estamos felizes com o resultado”, afirmou Sylvio de Barros, empreendedor e executivo de sucesso.
Na disputa de motos, Richard Fliter ficou em 59º. Gregorio Caselani (Honda South America Rally Team), sofreu uma queda sobre cactos e os espinhos causaram processo inflamatório que o tirou da prova. Ricardo Martins (Yamaha), também abandonou, assim como Marcelo Medeiros, que disputou nos quadriciclos.
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