Dakar: Chile fica de fora e abre oportunidade para Brasil
Principal competição Off Road do planeta estuda novas possibilidades de roteiro com a ausência do território chileno na edição 2017
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
O governo do Chile optou por não participar como um dos países sede do Rally Dakar em sua edição 2017. O Congresso chileno realizou uma votação e ficou decidido que o país ficará de fora da competição pelo segundo ano seguido. Em 2016, a principal prova Off Road do planeta teve em seu percurso de mais de nove mil quilômetros passagens desafiadoras na Argentina e na Bolívia. Na edição passada também estava prevista a participação do Peru, mas o governo local acabou desistindo em função de dificuldades econômicas e de sérios danos causados na região pelo efeito climático El Niño.
Como o Rally Dakar se trata de um evento esportivo de grande porte e de enorme interesse mundial, a organização da competição geralmente conta com o apoio de três países sul-americanos, em função de proposta de roteiro, logística e investimento. Há rumores que com a saída do Chile em 2017, Uruguai e Paraguai poderiam aproveitar a oportunidade para negociar seu ingresso na prova com a A.S.O. (organizadora do Rally Dakar). Nesse sentido, Bolívia e Brasil também poderiam manifestar o interesse em receber etapas da competição. Apesar de contar com roteiros incríveis para a competição nas regiões pantaneiras e nos pampas, por exemplo, o Brasil nunca fez parte do Rally Dakar. Fica a expectativa para a definição do roteiro em 2017.
Foto: Frederic Le Floch/DPPI
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário