Você conhece o Romaniacs?
A competição de motociclismo off road mais difícil do mundo.
Por Gustavo Narciso
Por Gustavo Narciso
Há 18 anos atrás começava a história do Romaniacs. Criado por um "maluco" apaixonado por esportes radicais, incluindo o motociclismo off road, a competição que todos os anos acontece em Sibiu, Romênia, nasceu como uma prova feita por pilotos para pilotos. Martin Freinademetz é Austriaco e fez carreira como snowboarder profissional, foi duas vezes campeão mundial, conquistou quatro títulos "World Tour" e participou dos jogos olímpicos de 1998. Durante seu tempo como snowboarder profissional, Martin conheceu sua esposa Sigi, que desde então tem sido sua forte dirigente direita. Além do amor pelo snowboard, ambos compartilham a paixão pelo enduro extremo, o que os levou a criar a Edição 1, o primeiro Red Bull Romaniacs em 2004.
Martin participa de toda a organização do evento, inclusive testando as trilhas e caminhos que os pilotos irão enfrentar e todos os anos, Freinademetz aparece com novidades. Para este ano a pedra no sapato dos pilotos será a etapa maratona.
O hard enduro, ou também conhecido como Extreme Enduro, como o próprio nome sugere, é uma competição com características de Enduro, porém de extrema dificuldade. No geral, a ideia do desta modalidade é testar não apenas o nível tecnico de seus participantes, mas também levá-los ao extremo da força física e mental.
O Red Bull Romaniacs é o mais longo de todos os Hard Enduro. A competição é inaugurada com um prólogo urbano: Uma pista de superenduro é montada no centro de Sibiu. No entanto, pelo segundo ano consecutivo, o prólogo será uma trilha pequena. Nos dias subsequentes os pilotos enfrentam mais 4 dias de trilhas, que chegam a mais de 100 km de extensão, variando de 6 a 8 horas em cima da moto. Por isso é considerado um Hard Enduro Rally. Para se ter uma idéia, no Brasil temos provas que chegam a 60km de extensão, com aproximadamente 2 horas de prova e realizadas em um dia apenas.
Em 2019, o piloto Rigor Rico se tornou o primeiro brasileiro a concluir o Romaniacs, finalizando em 22º. Desde então o mineiro busca o aperfeiçoamento e em 2020, apesar de não conseguir concluir a prova por conta de problemas mecânicos, finalizou em 21º. "Os dias são muito longos e são muitas horas em cima da moto. Tudo pode acontecer. Em 2019, entrei em uma trilha errada e perdi um Check Point e fui penalizado. Já em 2020, arrebentou meu flexível de freio traseiro e sem freio foi muito dificil pilotar e acabei não concluindo a prova. Esse ano estou confiante e mais preparado. Já é minha terceira participação e isso ajuda!" conclui Rigor.
Mesmo sendo uma prova de extrema dificuldade, o Romaniacs não assusta os Brasileiros e é uma das mais conhecidas por aqui. O Brasil já foi representado por diversas vezes e teve campeões em outras categorias. O título mais importante foi conquistado pelo capixaba Bruno Crivilin, que venceu a categoria Silver em 2017. No ano seguinte, o mineiro Gianino Coscarelli subiu ao lugar mais alto do pódio da categoria Bronze.
Para esse ano teremos, mais uma vez, a ida de muitos brasileiros para a Romênia. Até o fechamento desta matéria, são 10 pilotos inscritos, sendo que 5 integram o Team Brasil, equipe organizada e liderada por Rigor Rico e Vincenzo Barbagallo. Em 2019 os dois pilotos viram que através do Team Brazil, poderiam facilitar o caminho para brasileiros que queriam correr o Romaniacs, mas não sabiam, ou tinham medo de enfrentar tudo sozinhos.
Desde sua primeira edição, o Romaniacs conta com categorias para todos os níveis técnicos. Porém, isso não significa que qualquer um possa correr. É preciso experiência, mesmo que para correr a categoria de acesso, que hoje é a ATOM.
Com diferença em distâncias e trajetos, cada categoria tem um nível de dificuldade. A principal categoria é a Gold, seguida da Silver, Bronze, Iron e a recém criada, Atom. Há também a opção de ir apenas para fazer dois dias de trilhas e depois acompanhar a competição de perto. Uma excelente opção para aqueles que não desejam competir.
O Red Bull Romaniac acontece entre os dias 27 e 31 de julho e o moto.com.br trará tudo sobre a competição, através de uma cobertura exclusiva. Não perca nada sobre a maior e mais difícil competição de Hard Enduro do mundo.
Ver essa foto no Instagram
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário