O primeiro obstáculo no Red Bull Romaniacs já aparece quando o piloto decide se inscrever: qual categoria irá correr?
Em um Hard Enduro, para a grande maioria dos pilotos, a maior satisfação está em concluir a prova e não em levantar um troféu para casa. Sobretudo, quando estamos falando de uma das provas mais difíceis do mundo: Red Bull Romaniacs, um Hard Enduro Rally de 4 dias, onde os pilotos chegam a ficar até 6 horas por dia nas trilhas de Sibiu, Romênia. A escolha errada pode custar caro.
A decisão de escolha deve levar em conta o preparo físico, qualidade técnica e experiência em competições. Essa escolha pode definir se o competidor será um finisher ou não, frustrando o piloto.
Com a popularização mundial do Hard Enduro, é natural que cada vez mais pilotos queiram se inscrever para provas como o Romaniacs. Pensando nisso, em 2020 foi lançada a categoria Atom, formando 5 opções de categorias aos competidores: Gold, Silver, Bronze, Iron e Atom.
Como escolher a categoria ideal
A própria organização do Red Bull Romaniacs orienta de como fazer a escolha certa. A primeira sugestão é que o competidor converse com amigos que já tenham participado de alguma edição. Ele saberá seu nível e também conhece a prova. Caso não conheça ninguém, uma boa opção é comparar seus resultados em provas nacionais, com os resultados publicados no site do Romaniacs. Porém existe uma recomendação: certifique-se de escolher uma corrida difícil ou chuvosa. Provas de velocidade ou motocross, não servem como comparativo.
No Brasil, atualmente temos o Hard Enduro Brasil Series, que é válido pelo campeonato brasileiro de Hard Enduro. Como base de comparação, a categoria Iron aqui, equivale a uma Atom do Romaniacs; a Bronze nossa é como a Iron; a Silver, equivale a Bronze de lá; a Gold é como a Silver; Portanto, a Gold Class do Romaniacs, não tem uma equivalente aqui no Brasil.
Definição das Categorias no Romaniacs
A organização do Red Bull Romaniacs se preocupa muito em informar bem, para que os competidores não errem na escolha. Isso frustra o competidor, que pode nem chegar a concluir um dia inteiro e também pode gerar riscos para si e demais pilotos. Confira a definição de cada categoria:
Gold Class
- Significa "IMPOSSÍVEL de andar" (a menos que você seja um deus do Hard Enduro), em todo o mundo existem - apenas - cerca de 50 pilotos que são capazes de terminar a categoria Gold.
- Destinada aos que já se consagraram como um dos melhores competidores, em alguma das competições de Hard Enduro reconhecidas mundialmente ou ter um histórico sólido de competições off-road. Seu preparo físico, estabilidade mental e capacidade de lidar com a dor, devem ser de classe mundial. As seções enfrentadas durante a competição são impossíveis de transpor aos “humanos” normais. São seções extremas com degraus, subidas e descidas insanas.
- O piloto deve ser capaz de manter um estilo de pilotagem rápido, mesmo nas seções mais extremas.
Silver Class
- Na classe Silver, há alguns futuros candidatos da classe Gold e alguns ex-pilotos da classe Gold - que estão procurando uma chance mais realista de terminar e se divertir.
- A maioria dos competidores da categoria Silver, são alguns dos melhores pilotos em seus países de origem, acostumados com corridas semi-profissionais e vários tipos de corridas de Hard Enduro. As trilhas da categoria Silver são tecnicamente quase tão difíceis quanto as da categoria Gold - mas com menos intensidade e duração.
- O piloto deve ter experiência em Hard Enduro e ter pontuado bem em suas corridas nacionais. Técnicas de trial são úteis e seu preparo físico, estabilidade mental e capacidade de lidar com a dor devem ser excelentes.
- O competidor deve ser capaz de manter um estilo de pilotagem fluente, mesmo nas seções mais extremas.
Bronze Class
- Bronze é a categoria mais popular - onde concorrentes relativamente bons estão começando a se transformar em pilotos de elite do Hard Enduro.
- Para os melhores competidores, a classe Bronze é administrável e rápida - mas ainda assim desafiadora. Para os candidatos menos experientes - especialmente aqueles vindos de habitats de enduro de “planícies”, irão encontrar o verdadeiro Red Bull Romaniacs: “dor”, “dificuldade” e “drama” enquanto andam.
- Para a categoria Bronze, uma tocada sólida e habilidades técnicas são necessárias.
- Recomenda-se uma boa experiência em corridas de enduro e com bons resultados.
- O piloto deve ter treinado duro para atingir o pico de aptidão física, estabilidade mental, habilidade para lidar com a dor e resistência.
- Ser capaz de recuperar rapidamente um estilo de pilotagem fluente depois de arrastar sua moto por seções que jamais pensou em andar.
Iron Class
- Iron é uma corrida de resistência de 4 dias sem as "seções mais difíceis". Mas mesmo a classe Iron se tornou uma classe de corrida bastante séria no Red Bull Romaniacs - que nem todos podem terminar: o piloto tem que estar bem preparado.
- A classe Iron é para aqueles que tiveram dificuldades para terminar a classe Bronze em um Red Bull Romaniacs anterior e para aqueles que gostariam de aproveitar a corrida sem tanta pressão competitiva.
- Ainda deseja alguns desafios durante todos os dias de prova? Então esta é uma alternativa perfeita: ainda é um desafio, com trilhas mais curtas e trechos menos difíceis. Porém, será desafiado por todos os tipos de trilhas simples em diferentes condições, incluindo raízes e pedras escorregadias, obstáculos regulares como árvores, pequenos degraus, trilhas lamacentas, subidas e descidas.
- O preparo físico deve ser bom, mas não há necessidade de ir à academia todos os dias para se preparar. Ideal ter competido em algumas provas locais, aliado à prática regular aos finais de semana.
Atom Class
- A categoria ATOM é a de nível de entrada. Voltada para competidores habilidosos, que buscam uma degustação de Hard Enduro Rally. É também uma chance de conhecer o terreno romeno e ter a oportunidade de acelerar ao lado dos ídolos.
- Ideal para quem teve dificuldades em concluir a categoria Iron em anos anteriores.
- Iniciantes no Hard Enduro, que se sintam intimidados pelas subidas e descidas.
- Para os que estão acompanhando pilotos de outras categorias, mas não querem deixar de acelerar suas motos.
- Não há arremesso de moto, seções extremas de pedras ou trechos em colinas íngremes. Mas há muita diversão, trilhas fluidas e uma primeira amostra do Red Bull Romaniacs.
- O piloto enfrenta todos os tipos de trilhas em diferentes condições, incluindo raízes e pedras escorregadias, obstáculos regulares como árvores, pequenos degraus, trilhas lamacentas e colinas que exijam menor nível técnico e físico.
- Estar super apto não é obrigatório. A técnica básica de pilotagem off-road e a capacidade de manter a moto funcionando, são suficientes para que o participante curta os quatro dias de off-road.
O Red Bull Romaniac acontece entre os dias 27 e 31 de julho e o moto.com.br trará tudo sobre a competição, através de uma cobertura exclusiva. Não perca nada sobre a maior e mais difícil competição de Hard Enduro do mundo.
Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário