Romaniacs
Romaniacs
O Romaniacs já é conhecido por suas características extremas. Porém, seu fundador Martin Freinademetz, sempre surpreende e para esse ano não será diferente. Entre o "Off Road day 2" e "Off Road Day 3", os pilotos terão que dormir em barracas, no deserto de Sibiu e sem a ajuda ou qualquer comunicação com familiares, equipe ou amigos.
Martin é conhecido por suas "maluquices" e parece que, para ele, nunca é demais se for para deixar as coisas ainda mais complicadas. Sua última ideia maluca é essa etapa maratona. "A ideia de uma noite de acampamento está em nossas mentes há anos. Começamos a planejá-lo há dois anos e finalmente teremos este ano. O deserto romeno é algo único e nossa etapa maratona será, com certeza, uma experiência incrível para todos os competidores. Não há limites para o quão selvagem o Red Bull Romaniacs pode ser. Os competidores terão a chance de testar suas habilidades mecânicas, combinadas com a melhor experiência ao ar livre ”, afirma Martin Freinademetz, organizador do Red Bull Romaniacs, que complementa “E sem podermos realizar o prólogo com espectadores, como é de costume, tivemos que manter as coisas apimentadas e continuar avançando para outro nível de emoção. Mesmo os pilotos que já competiram Romaniacs várias vezes, podem precisar repensar ligeiramente sua estratégia agora."
Esta etapa de maratona torna as coisas mais complicadas e adiciona um novo nível de resistência ao evento. Os pilotos deverão demonstrar suas habilidades mecânicas. Do ponto de serviço do "Offroad day 2" até o ponto de serviço do "Offroad day 3, todos os competidores estão “por conta própria” e precisarão cuidar de suas próprias motos. Não há suporte mecânico após o término do "Offroad Day 2" e durante o acampamento noturno “One Night Stand”. Para tornar as coisas mais práticas, o Ponto de Serviço do "Offroad day 2" foi alterado para mais perto do final do dia, apenas uma hora de trilhas antes de finalizar o dia. Este será o ponto de encontro final dos competidores e suas equipes, mecânicos e familiares até o dia seguinte, depois disso é “tchau e partir para o deserto”.
O Ponto de Serviço no dia seguinte, Dia Offroad 3, permanecerá como de costume por volta do meio da corrida. Para suas necessidades durante a noite, como escova de dentes, roupas secas, sacos de dormir, etc., os competidores receberão um grande recipiente dos organizadores que será transportado para o local do acampamento noturno. O final do "Offroad day 2" e o início do "Offroad day 3" estão localizados diretamente no acampamento “One night stand”. Será fisicamente impossível para as equipes de apoio, amigos e familiares chegarem ao local.
Rigor Rico, único brasileiro a concluir na categoria gold, não se assusta com essa novidade e acredita que possa tirar vantagem desse momento. "Pra mim pode ser um ponto positivo, pois eu não tenho a mesma estrutura dos outros pilotos e estou acostumado a mexer em minha moto." O mineiro ainda revela que o seu conhecimento de mecânica, o ajuda a poupar a moto durante a corrida.
O mineiro, que lidera o Team Brasil, vai para sua terceira participação no Romaniacs e confessa que tudo começou de maneira inesperada. "O Romaniacs era um trem tão distante. Brinco que é como quando vemos os astronautas indo para a lua. Você até tem vontade, mas não imaginava ser possível. Mas com o tempo foi dando certo e em 2018 eu quase fui, não fosse uma lesão. Porém, em 2019 eu fiz minha primeira participação e me tornei o primeiro brasileiro a concluir na categoria principal, a gold, chegando em 22º" finaliza Rigor.