Romaniacs
Romaniacs
O Hard Enduro Rally, Red Bull Romaniacs, vai para sua 18ª edição e mais uma vez terá um grupo de brasileiros se desafiando em diversas categorias da competição, que é considerada, a mais difícil do mundo. Dez pilotos Brasileiros já confirmaram participação, dentre eles, Rigor Rico, atleta que já vai para sua terceira participação na categoria Gold, a mais difícil da competição.
O Hard Enduro está cada vez mais popular no Brasil. Sobretudo, depois de duas edições do Red Bull Minas Riders, competição que teve formato parecido com o Romaniacs. Depois disso, a modalidade viu nascer uma competição nacional, o HEBS (Hard Enduro Brasil Series) e ganhou ainda mais adeptos nos últimos anos.
Desde sua primeira participação em 2019, o piloto mineiro Rigor Rico tem levado consigo, amigos e apoiadores para a Romênia. Daí, através de conversas informais, ao lado de Vincenzo Barbagallo, idealizador do HEBS e grande entusiasta do hard enduro, formaram o Team Brazil.
"O Team Brasil, como muitos projetos nossos, começou como uma conversa entre amigos. Antes de irmos a primeira vez, a turma que já havia ido dizia ser muito difícil e complexo participar da prova. Mas em 2019 fomos em poucos pilotos para lá e vimos que daria para facilitar esse caminho para os interessados, ajudando com a nossa experiência, apoiando aqueles que se sentem inseguros em viajar para um país com uma cultura tão diferente." explica Rigor Rico.
Em 2019, o mineiro de Barão de Cocais consagrou-se o primeiro brasileiro a concluir a categoria Gold, um feito inédito. Hoje explica que existem categorias para todos os níveis técnicos, mas pontua: "Não que o piloto não precise treinar, mas se tiver experiência e um pouco de treino, dá pra correr as categorias mais fáceis que a Gold, como Silver, Bronze e Iron." conclui Rigor.
A competição de 2021 será em cinco dias. O primeiro dia, o tradicional prólogo realizado no centro da Cidade, será substituído por um contra-relógio em meio a um circuito de trilhas. Os “dias de corrida offroad” levarão os competidores em algumas das mais belas - e difíceis - trilhas de hard enduro do mundo, na região ao redor de Sibiu, na Romênia, nas montanhas do sul dos Cárpatos. O cenário de tirar o fôlego e os desafios inacreditáveis fazem da corrida de 600 quilômetros uma memória inesquecível aos participantes.
Para este ano, uma ideia antiga será colocada em prática, Martin Freinademetz, idealizador do Romaniacs, incrementou a disputa com uma etapa maratona, entre os dias 2 e 3 de corrida Off Road, onde os pilotos deverão pernoitar em barracas, sem qualquer ajuda ou contato externo.
O Red Bull Romaniacs foi criado em 2004 pelo fundador Martin Freinademetz. Nos últimos anos, ele evoluiu para o Hard Enduro Rally mais difícil do mundo. A competição acontece todos os anos e atrai competidores de cerca de 50 países.
A corrida dura cinco dias, sendo o primeiro o prólogo do centro da cidade na frente de milhares de fãs entusiasmados (fato alterado nestes anos de 2020 e 2021). Os quatro “dias de corrida offroad” conduzem os competidores em algumas trilhas na região ao redor de Sibiu, Romênia. A natureza de tirar o fôlego, a hospitalidade romena e os desafios inacreditáveis fazem da corrida uma das mais emblemáticas e inesquecíveis do mundo.