Sertões: Ramon Sacilotti vence a terceira etapa
Piloto da Sacilotti Team tirou quase três minutos do conterrâneo Jean Azevedo, que lidera na classificação geral
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
O líder Jean Azevedo, da Equipe Honda Mobil, ganhou um novo concorrente pelo título das motos no Rally dos Sertões 2015. Isso porque seu conterrâneo de São José dos Campos (SP), Ramon Sacilotti, comandou a terceira etapa da prova, que ocorreu nesta terça-feira (4), entre Itumbiara (GO) e São Simão (GO), e deu nova emoção à corrida contra o relógio da categoria. O piloto da Sacilotti Team venceu o trecho de 503,37 quilômetros, sendo 295,05 km de especial, com o tempo de 2h59min36s, e diminuiu em quase três minutos a vantagem do ponteiro no acumulado, que terminou o dia em terceiro.
Vencedor do dia também na Super Production, Sacilotti gostou da especial, principalmente por ter reunido variações de terreno, e logicamente por sua performance. “A especial de hoje foi típica de Sertões, mesclando todo tipo de terreno, com um pedaço travado e outros de alta. Consegui imprimir um ritmo legal e assumir a segunda colocação”, destaca Ramon Sacilotti, que com o resultado está 3min47s atrás de Jean Azevedo.
Por falar no pentacampeão do Rally Sertões, ele não teve um dos melhores dias. Mas o desempenho tem uma explicação. Jean quase se chocou com um caminhão durante a especial, fato que o fez perder a concentração durante o restante do percurso. “Hoje o dia foi bem difícil para mim, subimos uma serra e passamos por algumas plantações. Na descida, em um lugar travado, peguei um caminhão de frente e passei um susto. Depois, tive que abrir três porteiras. Não consegui mais me concentrar na prova. Agora é colocar a cabeça no lugar, voltar a ter confiança, pois ainda faltam quatro dias”, conta o competidor Honda.
Quem celebrou foi Gregório Caselani, da Bike Box. O piloto natural de Caxias do Sul (RS) terminou em segundo, quase dois minutos atrás de Sacilotti. “Fiz um baita resultado. Tive problemas ontem com o equipamento de navegação e elétrico, tinha também caído lá para trás. Hoje dei uma retomada, devo recuperar boas posições”, comemora o gaúcho, que na classificação geral é o quarto colocado.
Categorias Production Aberta, Marathon, CRF 230F e Over 45
Guilherme Cascaes, da Yamaha Geração Rinaldi Rally Team, quinto no geral do dia, venceu na categoria Production Aberta e assumiu a liderança da categoria após seu rival, o francês Adrien Metge, da Equipe Honda Mobil, ser penalizado e perder posições. Na Marathon, Tunico Maciel, da Equipe Honda Mobil, levou a terceira etapa e em primeiro. Kassiano Burtett, da Brasil Moto Tour, terminou em segundo, porém é Rafael Milan, da X Rally Team, que está na vice-liderança. Na categoria exclusiva para motos Honda CRF 230F, o paulista Julio Bissinho Zavatti, da Vendramini Rally, continua em destaque, inclusive com o décimo lugar na geral da prova entre Itumbiara e São Simão. Quem venceu o dia na Over 45 foi Luis Arena, da Bike Box, mas é Norton Lopes, da Brasil Moto Tour, que está na frente.
Nesta quarta-feira (5), os competidores partem para o Mato Grosso do Sul, segundo estado a ser desbravado pelo Rally dos Sertões 2015. O trajeto da quarta etapa entre São Simão (GO) e Três Lagoas (MS) terá 426,78 km, sendo 240,06 km de trechos cronometrados.
4ª etapa - 05/08 – São Simão (GO) – Três Lagoas (MS)
Deslocamento inicial: 147,13 km
Trecho cronometrado: 240,06 km
Deslocamento final: 39,59 km
Total do dia: 426,78 km
Descrição: O Rally dos Sertões deixa o estado de Goiás e entra no Mato Grosso do Sul, que pela primeira vez faz parte do roteiro. A etapa começa em estradas de piçarra e cascalho em uma região com muitos mata-burros, lombas e lombadas. A prova atravessa uma região canavieira e segue por estradas de fazenda com pequenos trechos de trial. Os competidores entram em uma região de reflorestamento com um piso arenoso e assim segue até o final da especial. Nesta etapa, haverá todos os tipos de piso: cascalho, piçarra e areia.
Resultado da terceira etapa (extraoficial) – motos
(Posição/Nome/nº/veículo/equipe/tempo)
1º Ramon Sacilotti #2 Kawasaki/Sacilotti Rally 2h59min36s
2º Gregório Caselani #6 Kawasaki/Bike Box +1min37s
3º Jean Azevedo #1 Honda/Honda Mobil +2min48s
4º Guilherme Cascaes #7 Yamaha/Yamaha Geração Rinaldi Rally Team +5min10s
5º Tunico Maciel #16 Honda/Honda Mobil +6min09s
Acumulado da categoria motos após três etapas
(Posição/Nome/nº/veículo/equipe/tempo)
1º Jean Azevedo #1 Honda/Honda Mobil 6h36min10s
2º Ramon Sacilotti #2 Kawasaki/Sacilotti Rally +3min47s
3º Adrien Metge (FRA) #9 Honda/Honda Mobil +7min06s
4º Gregório Caselani #6 Kawasaki/Bike Box +11min16s
5º Guilherme Cascaes #7 Yamaha/Yamaha Geração Rinaldi Rally Team +11min25s
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário