Sertões: Prólogo na pista abre as disputas do Rally

Pela primeira vez na história da competição a definição da largada da etapa de abertura é em trajeto 100% asfalto

Por Aladim Lopes Gonçalves

Depois de muita espera e expectativa, o Rally dos Sertões 2015 finalmente começou. Com muito sol e um público agitado nas arquibancadas do Autódromo Internacional de Goiânia, os 185 participantes, de 115 veículos (38 motos, 7 quadriciclos, 40 carros e 30 UTVs) ligaram os motores neste sábado (1º) e disputaram o Prólogo, atividade que definiu a ordem de largada da etapa de abertura deste domingo (2). E para apimentar os embates, um trajeto 100% no asfalto foi a novidade deste início da 23ª edição do principal rali do país.

Sempre inovando, a organização do Rally dos Sertoes realizou pela primeira em sua história o Prólogo no asfalto. Em disputas no formato 1x1, os competidores duelaram em um trajeto de 1.900 metros, no anel interno do circuito. A corrida contra o relógio no autódromo definiu as posições de largada da especial de amanhã, que sairá de Goiânia (GO) rumo a Rio Verde (GO), em 205,74 quilômetros de trechos cronometrados.

Dário Júlio é o mais rápido nas motos

Nas motos, o piloto Dário Júlio, da Equipe Honda Mobil, foi o mais rápido dos 38 participantes da categoria. A vitória foi uma surpresa para o mineiro, que revelou um treinamento realizado pela manhã. “Foi muito inesperado. Nenhum de nós tem experiência de correr contra o relógio no modo de rali no asfalto. Hoje pela manhã, Tunico e eu fizemos um treinamento no estacionamento do autódromo, fazendo curvas, para tirar a cera do pneu. Dei sorte porque larguei junto com o Tunico, um empurrou o outro, e consegui vencer”, destaca.

Uma das principais candidatas ao título da categoria, a Honda colocou mais dois pilotos entre os primeiros: Tunico Maciel, em segundo, e o francês Adrien Metge, em terceiro. Tentando segurar o poderio vermelho, Ricardo Martins, da Yamaha Geração Rinaldi Rally Team, conseguiu o quarto melhor tempo, seguido de Tiago Fantozzi, da X Rally Team.

Favorito ao título, o pentacampeão do Rally dos Sertões, Jean Azevedo, mostrou cautela. Ele preferiu se poupar e completou apenas em oitavo, quatro segundos atrás do líder. “Esse ano a organização inovou, colocou o Prólogo no asfalto. Procurei não correr riscos, pois o asfalto com esses pneus de rali é bem perigoso. Meu objetivo era ficar entre os 10 primeiros para ter um intervalo de largada de dois em dois minutos. E consegui. Amanhã começa pra valer”, conta.

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin vencem nos carros

Em prévia das sete etapas que prometem ser eletrizantes, nos quatro estados (GO, MS, SP e PR) que a competição passará neste ano, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin (Divino Fogão Rally Team) desbancaram Guilherme Spinelli e Youssef Haddad (Mitsubishi Petrobras) na atividade realizada no autódromo. O Toyota de Varela liderou a sessão com o tempo de 1min06s7, pouco mais de segundo de vantagem para os atuais campeões.

“Embora seja o primeiro prólogo do Sertões 100% em asfalto, é a segunda vez que participo em um formato como este. O outro foi em uma prova em Dubai”, revela Varela. “Fizemos uma volta focados em largar na frente, porque assim evita de termos que fazer ultrapassagens durante a especial. No ano passado, não venci o Rally dos Sertões por pouco, então este ano quero muito a vitória”, complementa o piloto.

Tranquilo com o segundo posto, Guiga, cinco vezes campeão da prova, gostou do formato da disputa. “Foi divertido, diferente, uma novidade no Rally dos Sertões. O fato de largar dois a dois dá um tempero especial para o show. Valeu a disputa, a diversão, e a posição de largada é excelente, em segundo, atrás do Varela. Amanhã realmente começa pra valer o rali”, diz.

Campeão de 2012 sai na frente nos quadris

Marcelo Medeiros, campeão há três anos do Rally dos Sertões, comandou as ações entre os sete quadriciclos que encararam o Prólogo. O piloto da Taguatur Racing alcançou o tempo de 1min13s1, um segundo a menos que o segundo colocado, o uruguaio Mauro Almeida Sierra. “A tradição do Sertões é inovar, é uma diferença. Não estamos acostumados, foi bem diferente, mas foi bacana”, comenta o competidor, que aborda sobre a largada deste domingo. “Quando você larga na frente em relação aos quadriciclos é uma vantagem, pois fazemos muita poeira. Como serei o primeiro, será bom, pois poderei controlá-la”.

Denísio Casarini e Eduardo Shiga lideram nos UTVs

Uma das categorias mais equilibradas da 23ª edição da prova, com pelo menos oito duplas com chances reais de título, os UTVs também iniciaram as disputas neste sábado. Na primeira corrida contra o relógio, o veículo de Denísio Casarini e Eduardo Shiga (Casarini Team) foi o melhor com o tempo de 1min12s9.

“Andamos bem na boa, não procuramos forçar. O primeiro lugar foi uma surpresa, nós imaginávamos ficar entre os cinco. Como é um rali de sete dias, precisamos andar as primeiras etapas com cautela. Vamos andar no limite do carro, dos nossos limites, e tentar levar o carro para vitória”, afirma Casarini. “Como navegador é a minha terceira vez, sendo a segunda com o Denísio. Temos uma parceria boa, esperamos chegar até o final e, se tudo der certo, chegar com um bom resultado”, conta o navegador, que também elogiou a atividade deste sábado. “É uma experiência diferente, primeira vez que foi 100% asfalto. Como para o navegador, não tinha muito o que fazer, procurei aproveitar o passeio”, complementa.

O UTV de Dalger Junqueira e Marcelo Sousa (Equipe Cupim de Aço 4x4) acabou na segunda posição, com 1min13s6, seguido de Bruno Varela e Mayckon Padilha (Divino Fogão Rally Team), com 1min15s5. Um dos principais nomes da história do Rally dos Sertões, José Hélio completou a parcial com o quarto tempo, com 1min16s7. O piloto pentacampeão da competição forma parceria com Edmilson de Camargo Jr.

Largada promocional agita fim de tarde em Goiânia

O público de Goiânia terá mais uma oportunidade neste sábado de ver os 185 participantes do Rally dos Sertões 2015. A largada promocional acontecerá às 17h15 e tem entrada gratuita. Os competidores das motos, quadris, carros e UTVs passarão por uma rampa e se aproximarão dos fãs, em um último contato antes da jornada de sete dias rumo ao Sul do país, em um trajeto de 2.855,79 quilômetros de prova, sendo 1.508,60 de trechos cronometrados.

1ª etapa - 02/08 – Goiânia (GO) – Rio Verde (GO)
Deslocamento inicial: 50,84 km
Trecho cronometrado: 205,74 km
Deslocamento final: 104,56 km
Total do dia: 361,14 km

Descrição: A especial começa em estradas de fazendas com muitas lombas e mata-burros. O trecho é bem sinuoso numa região montanhosa com travessias de pequenos riachos. O piso predominante é o cascalho e a piçarra. Será uma prova de média velocidade com poucas retas longas.

O Rally dos Sertões 2015 tem patrocínio do Outback Steakhouse, Caixa Econômica Federal, Mitsubishi Motors e Honda. Apoio Institucional do Governo de Goiás, Detran-GO, Balada Responsável e Itaipu. Apoio da Copel Telecom, Sanepar, Secretaria de Esportes e Turismo do Paraná, Teuto-Pfizer, Sanifil, Séotres, Truckvan e Secretaria Municipal de Esportes de Foz do Iguaçu. Parceiros de mídia: ESPN, Band, Interativa FM e Webventure. A supervisão é da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A realização é da Dunas Race.

Cinco primeiros no Prólogo deste sábado (resultado extraoficial):
(Nome/nº/veículo/equipe/tempo)

Motos
1º Dário Júlio #15 – Honda/Honda Mobil – 1min10s7
2º Tunico Maciel #16 – Honda/Honda Mobil – 1min11s6
3º Adrien Metge (FRA) #9 – Honda/Honda Mobil – 1min11s7
4º Ricardo Martins #3 - Yamaha/Yamaha Geração Rinaldi Rally Team - 1min12s
5º Tiago Fantozzi #21 - KTM/X Rally Team - 1min12s7

Quadriciclos
1º Marcelo Medeiros #100 - Prototipo 700/Taguatur Racing - 1min13s1
2º Mauro Sierra (URU) #106 – Yamaha/Charrua Racing - 1min14s1
3º Geison Belmont #102 - BRP Renegade/Meikon Rally Team - 1min16s4
4º Italo Santiago #101 - Yamaha/Prorally - 1min18s8
5º Hélio Carvalho #104 - Yamaha/Prorally Trilhas e Rotas - 1min19s

UTVs
1º Denísio Casarini/Eduardo Shiga #215 - Can-Am/Casarini Team - 1min12s9
2º Dalger Junqueira/Marcelo Sousa #225 - Can-Am/Equipe Cupim de Aço 4x4 - 1min13s6
3º Bruno Varela/Mayckon Padilha #229 - Polaris/Divino Fogão Rally Team - 1min15s5
4º José Hélio/Edmilson de Camargo Jr. #209 - Polaris/Zé e os caras - 1min16s6
5º Gustavo Xavier/Deco Muniz #214 - Polaris/X Race Polaris - 1min16s7

Carros
1º Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin #308 - Toyota/Divino Fogão Rally Team - 1min06s7
2º Guilherme Spinelli/Youssef Haddad #301 - Mitsubishi/Mitsubishi Petrobras - 1min07s9
3º Marcos Baumgart/Kleber Cincea #303 - Ford/X Rally Team/NWM - 1min09s8
4º Cristian Baumgart/Beco Andreotti #309 - Ford/X Rally Team/NWM - 1min10s3
5º Sylvio Netto/ Rogério Almeida #329 - Mitsubishi/Mitsubishi Ralliart Brasil - 1min11s 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br