Sertões: Jean Azevedo vence a primeira etapa
Piloto da equipe Honda Mobil dominou o trecho de Goiânia (GO) a Rio Verde (GO) com o tempo total de 2h13min52s
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
A estratégia realizada no Prólogo, na qual preferiu se poupar e largar no pelotão intermediário da especial de abertura surtiu efeito para o piloto Jean Azevedo, da Equipe Honda Mobil. O pentacampeão do Rally dos Sertões saiu na frente a corrida pelo título da categoria motos ao vencer neste domingo (2) a primeira etapa da prova, que contou com 361,14 quilômetros de percurso, sendo 205,74 km de trechos cronometrados, entre as cidades de Goiânia (GO) e Rio Verde (GO). Ele alcançou o primeiro lugar com o tempo total de 2h13min52s, pouco mais de dois minutos de vantagem para o vice-líder Gregório Caselani, da equipe Bike Box.
“Foi um dia legal, com uma quilometragem boa, trechos travados no começo e depois mais rápidos. Havia muitas lombas, como a organização disse no briefing, e muita poeira. Como larguei mais para trás, peguei um pouco, mas consegui fazer uma boa etapa”, afirma o vencedor do dia.
Durante o trecho, os 38 competidores das motos passaram por estradas em fazendas com muitas lombas e mata-burros, com cascalho e piçarra como pisos predominantes. Segundo colocado na especial, Gregório Caselani comentou o trecho. “A etapa começou extremamente travada, mas depois do km 30 ela abriu, que foi quando eu me perdi rapidamente, em torno de 40 segundos”, relata piloto, que preferiu não se arriscar neste início de Sertões. “Depois de tantos conselhos, vim suave, administrando até o final. Tive que conservar a moto para os outros dias de competição”, complementa.
A surpresa do dia no Top 5 da categoria foi a presença do francês Adrien Metge. O piloto da Equipe Honda Mobil, que faz sua estreia na prova, alcançou o terceiro lugar. “Eu gostei muito do começo da especial, estava confiante. Até o 150 km estava muito bem, mas tive um problema. Mesmo assim, foi um bom resultado para esta estreia”, diz o competidor, que ficou 4min05s atrás do líder.
Completando as primeiras posições aparecem Ramon Sacilotti, da Sacilotti Rally, em quarto, 4min39s de diferença para Jean Azevedo, e Guilherme Cascaes, da Yamaha Grupo Geração Rinaldi Rally Team, 5min38s do ponteiro.
Os participantes já estão no Buriti Shopping Rio Verde, local do parque de apoio na cidade. Nesta segunda-feira (3), eles partem para Itumbiara, em um trecho de 334,97 quilômetros, sendo 156,73 km de especial.
2ª etapa - 03/08 – Rio Verde (GO) – Itumbiara (GO)
Deslocamento inicial: 28,22 km
Trecho cronometrado: 156,73 km
Deslocamento final: 150,02 km
Total: 334,97 km
A prova entra em uma zona agrícola, cruzando fazendas e plantações de milho. O percurso conta com muitas lombas e lombadas em um trecho bem travado e sinuoso. Após a subida de uma pequena serra, a prova fica bem rápida com longas retas e curvas de alta. Na parte final, os competidores voltam para estradas menores com lombadas grandes. Nos últimos três quilômetros, haverá descida de uma serra muito estreita e sinuosa. O piso predominante continua sendo de cascalho, piçarra e poucas pedras.
Resultado da primeira etapa (extraoficial) – motos
(Posição/Nome/nº/veículo/equipe/tempo)
1º Jean Azevedo #1 Honda/Honda Monil 2h13min52s
2º Gregório Caselani #6 Kawasaki/Bike Box +2min21s
3º Adrien Metge (FRA) #9 Honda/Honda Mobil +4min05s
4º Ramon Sacilotti #2 Kawasaki/Sacilotti Rally +4min39s
5º Guilherme Cascaes #7 Yamaha/Yamaha Grupo Geração Rinaldi Rally Team +5min38s
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário