Pilotos e navegadores de todo o Brasil começam a tomar conta do Autódromo Internacional de Goiânia nesta quarta-feira (16 de agosto) para os preparativos para a edição 2017 do
Rally dos Sertões . Às 10h, os boxes serão abertos, dando início à programação oficial do evento de 25 anos da competição. A largada promocional será na noite de sábado (19) e no domingo (20), a caravana parte para enfrentar os 3.300,06 quilômetros até Bonito (MS).
A histórica edição de 25 anos do Rally dos Sertões será disputada por motos, UTVs, quadriciclos e carros e reunirá pilotos de todas as cinco regiões do país , além de vários estrangeiros. Na capital de Goiás, os veículos serão submetidos a vistorias técnicas antes do início da prova.
O Rally dos Sertões une competidores experientes, como Jean Azevedo (moto), Edu Piano e Solon Borges, Leandro Torres e Lourival Roldan (UTVs) e os estreantes, como Janaína Souza (motos), a dupla Fernando e Luana Silva , nos UTVs, além de nomes consagrados como Reinaldo Varela e Guilherme Spinelli (ambos nos carros).
“Não consigo nem dormir direito. Fico pensando como será em Goiânia. Até me imagino na disputa do prólogo”, afirma Janaína. Luana encara a prova na companhia do pai, Fernando.
Kassiano Burtett, piloto de moto de Foz do Iguaçu (PR), também conta os dias antes da largada. Será a terceira vez que ele disputa o Rally dos Sertões. “Na minha primeira participação eu fiquei em terceiro lugar na categoria Marathon. Ano passado, infelizmente, sofri uma queda e fraturei o polegar da mão esquerda e tive de abandonar”, recorda.
Na sexta-feira, às 11h será realizada a entrevista coletiva, com a participação do diretor-geral da Dunas Race , Marcos Moraes , dos atuais campeões, patrocinadores e também de autoridades de Goiás.
No sábado, a partir das 10h, ocorre o prólogo, disputa que define a ordem de largada do Rally dos Sertões e que será no Cidade Alpha Goiás, em Senador Canedo (próximo a Goiânia). À noite, a partir das 18h30, começa a largada promocional, com todos os veículos subindo a rampa e saudando o público .
Confira a programação do Rally dos Sertões – 25 anos
16 de agosto (quarta-feira)
10h – Abertura Área de Box no Autódromo Internacional de Goiânia
17 de agosto (quinta-feira)
Vistorias Administrativas e Técnicas no Autódromo Internacional de Goiânia
18 de agosto (sexta-feira)
11h – Entrevista coletiva
16h – Briefing Motos, quadris e UTVs
17h – Briefing Carros cross country
18h – Briefing carros regularidade
19h – Briefing equipes de apoio
21h – Briefing equipes de organização
22h – festa de lançamento (Autódromo de Goiânia)
19 de agosto (sábado)
8h – Corrida Insana de 5 quilômetros, com infláveis gigantes
(Autódromo Internacional de Goiânia)
9h – Carreata pelo centro de Goiânia
10h30 – Prólogo (tomada de tempo)
Distância: 6 quilômetros
Local: Cidade Alpha Goiás, em Senador Canedo.
18h30 – Largada promocional no Autódromo de Goiânia
Confira os detalhes do roteiro do Rally dos Sertões 2017
Domingo (20/08)
1ª Etapa
Goiânia (GO) a Goianésia (GO)
Deslocamento Inicial – 221,87 km
Trecho cronometrado – 306,82 km
Deslocamento Final – 151,79 km
Total do dia: 680,48 km
O Rally dos Sertões começa com uma Especial (trecho cronometrado) extremamente exigente. Com vários tipos de terrenos. Estradas de alta e média velocidade, muita pedra, trechos de trial, travessias de oito rios e áreas agrícolas.
Segunda Feira (21/08)
2ª Etapa (Maratona)
Goianésia (GO) a Santa Terezinha de Goiás (GO)
Deslocamento Inicial – 78 km
Trecho cronometrado – 248,16 km
Deslocamento final – 0 km
Total do dia: 326 km
O Rally dos Sertões entra em região de fazendas, com muitos mata-burros, depressões e lombadas. Estradas mais travadas e bem sinuosas vão proporcionar uma pilotagem prazerosa. A navegação e a concentração serão muito importantes nesta etapa. A estratégia vai ser fundamental. Na etapa maratona, apenas pilotos e navegadores podem realizar manutenção dos veículos, sem ajuda externa.
Terça-feira (22/08)
3ª Etapa
Santa Terezinha de Goiás (GO) a Aruanã (GO)
Deslocamento Inicial – 0 km
Trecho cronometrado – 297,12km
Deslocamento Final – 9 km
Total do dia: 306 km
A etapa começa bem rápida, por estradas de alta velocidade. Depois volta a ter trechos mais travados e sinuosos passando por muitas fazendas. O piso predominante é o cascalho e estradas de piçarra. No meio da especial, a prova fica mais solta e segue no último trecho com longas retas e alta velocidade até o final.
Quarta-feira (23/08)
4ª Etapa
Aruanã (GO) a Barra do Garças (MT)
Deslocamento Inicial – 102,4 km
Trecho Cronometrado – 273,20 km
Deslocamento Final – 95,68 km
Total do dia: 471,34 km
O Rally dos Sertões entra no Mato Grosso. A especial tem início com trechos muito rápidos em um piso misto de piçarra, cascalho e areia. Em seguida, prova entra em zona de savanas, onde navegação será feita por GPS. Neste trecho de aproximadamente 60 quilômetros, o importante é conseguir passar por todos os way points e depois seguir para o último trecho da especial, com estradas largas e muitas lombas.
Quinta-feira (24/08)
5ª Etapa
Barra do Garças (MT) a Coxim (MS)
Deslocamento Inicial – 13,85 km
Trecho Cronometrado – 438,86 km
Deslocamento Final – 213,30 km
Total do dia: 666,01 km
Será a espacial mais longa da edição de 25 anos do Rally dos Sertões. A prova começa com estradas de piçarra bem sinuosas, segue por regiões de reflorestamento, passa por algumas serras até alcançar área agrícola com longas retas (alta velocidade). Em seguida, fica travada novamente. Trechos de trial, com muitas pedras e segue para região mais plana. O final da especial tem muitas curvas e trechos de média e alta velocidade.
Sexta-feira (25/08)
6ª Etapa
Coxim (MS) a Aquidauana (MS)
Deslocamento Inicial – 59,82 km
Trecho Cronometrado – 194,91 km
Deslocamento Final – 174,72 km
Total do dia: 429,45 km
A sexta especial do Rally dos Sertões será bem travada e dura no início. Trechos de piçarra com muitas pedras e lombas serão predominantes. Na segunda parte da especial, após a descida da serra, segue por estradas mais planas, com visual inesquecível. A prova continua rápida até o final desta especial.
Sábado (26/08)
7ª Etapa
Aquidauana (MS) a Bonito (MS)
Deslocamento Inicial – 128,62 km
Trecho Cronometrado – 240,45 km
Deslocamento Final – 51,71 km
Total do dia: 420,78 km
Para fechar a edição dos 25 anos com chave de ouro, esta especial será inesquecível, que irá exigir muito das máquinas e dos pilotos. Começa bem rápida e segue por fazendas com trechos bem sinuosos. Depois, por trechos de trial com muitas pedras. Nos últimos quilômetros, a prova volta a ficar rápida até a chegada.
Total de trechos cronometrados (especiais): 1.999,52 km (60,59 %)
Total da prova: 3.300,06 km
Fotos: Victor Eleutério, Marcelo Maragni, Gustavo Epifânio e Doni Castilho (Vipcomm)/Divulgação