Sertões: Competição em 2015 já tem 108 inscritos
Principal competição Off Road do país inicia contagem regressiva e cria expectativa nos participantes
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
A 23ª edição do Rally dos Sertões começa daqui a menos de dois meses. Parece ainda muito tempo, mas para os participantes do principal rali do país a contagem regressiva para a competição já começou. Para a prova deste ano, que será realizada de 1 a 8 de agosto e terá roteiro inédito, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Foz do Iguaçu (PR), 108 pilotos e navegadores estão inscritos no desafio que passará também pelas cidades de Rio Verde (GO), Itumbiara (GO), São Simão (GO), Três Lagoas (MS), Euclides da Cunha Paulista (SP) e Umuarama (PR). Ao todo, serão 2.917 quilômetros de percurso total, sendo 1.487 de trechos cronometrados (especiais), em quatro categorias: Motos, Quadriciclos, Carros e UTVs (espécie de buggy).
Pentacampeão do Rally dos Sertões, o paulista Jean Azevedo, da Equipe Honda Mobil, vai encarar mais uma edição nas Motos. “Estou muito motivado para buscar meu sexto título na geral das motos. Neste ano, a prova segue rumo ao sul. É uma novidade para todos e a expectativa é muito boa. Tenho treinando bastante e estou aproveitando o período do recesso no calendário brasileiro - entre março, quando tivemos a primeira etapa do brasileiro, e o Sertões - para fazer uma preparação forte, tanto na parte física e quanto técnica”, diz o piloto de São José dos Campos.
Também com cinco títulos na competição e atual campeão nos Carros ao lado do navegador Youssef Haddad, Guilherme Spinelli, da Equipe Mitsubishi Petrobras, está em ritmo forte de preparação. “Estou muito curioso para correr nesse novo roteiro do Rally dos Sertões. Uma das coisas mais bacanas dessa prova é a diversidade de estradas e regiões que já passamos ao longo dos anos. Acredito que será um rali de especiais mais planas e muitas estradas de fazenda. Mas é sempre um rali difícil, disputado e emocionante. Vamos lutar para defender o nosso título, pois a concorrência estará muito forte. Estamos na reta final dos preparativos, tanto do carro, como da equipe, e estamos nos preparando para estarmos bem competitivos”, ressalta o carioca Guiga.
Aos 26 anos, Marcelo Medeiros tem no currículo o título de campeão nos Quadriciclos em 2012. Em 2013, o maranhense foi vice-campeão e no ano passado não obteve bom resultado. Por isso, ele espera reencontrar o caminho da vitória. "O quadriciclo está praticamente pronto, só precisa de mais alguns treinos antes de acelerar no Sertões. Além da preparação do veículo de competição, também pensamos e planejamos toda a estrutura de apoio. Neste ano, o roteiro é longo. A logística será mais elaborada devido a largada ser em Goiânia e partirmos de São Luís, no Maranhão. Viajaremos 2.530 quilômetros antes de começar a prova. Sendo que, depois somaremos o trajeto do rali até Foz do Iguaçu. Será uma quilometragem grande e desgastante para todos, mas estamos animados e iremos para buscar o título", conta o piloto.
Na primeira participação no Rally dos Sertões, em 2014, Vinícius Mota e Rafael Shimuk, também de São Luís (MA), saíram da competição como campeões nos UTVs. Para conquistar o bicampeonato, a dupla sabe que a disputa não será nada fácil. “A categoria estará bastante competitiva. Tem muita gente boa que virá com tudo para a prova. Achei muito legal esse novo roteiro, uma novidade para todos. Nosso equipamento está praticamente pronto. Como preparação, fizemos até o momento apenas a primeira etapa do Brasileiro de Rally Cross Country, o Rally do Velho Chico, no fim de março. A ideia é fazer mais uma prova para estarmos 100% para o Sertões”, destaca o piloto Vinícius.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário