Sertões 2021 tem largada no Rio Grande do Norte e integra Mundial FIM
Maior rali de regularidade das américas vai ter novo trajeto e vai fazer parte do Mundial de Rali da Federação Internacional de Motociclismo
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
O Sertões tem novidades para 2021. A Dunas Race, organizadora da prova, anunciou mudanças importantes para a 29ª edição do maior rali de regularidade das Américas. Os principais destaques são o percurso 100% na região Nordeste e a confirmação da adição da prova ao Mundial de Rali da FIM (Federação Internacional de Motociclismo).
Durante o evento virtual para anunciar as duas novidades, o CEO da Dunas Race, Joaquim Monteiro, e o diretor técnico Edgar Fabre apresentaram alguns detalhes do novo trajeto. O Sertões 2021 acontece entre os dias 13 e 22 de agosto e a largada acontece em um local inédito: o Rio Grande do Norte.
O estado já recebeu o Sertões por sete vezes e teve Natal, a capital, como destino - de 1993 a 1995; depois em 1997 e 1998 e novamente em 2008 e 2009. Serão cinco mil quilômetros de disputas somente na região Nordeste durante dez dias - prólogo e mais nove etapas.
De acordo com a direção técnica, o objetivo é “encantar os competidores em termos de belezas naturais, nível técnico e com a missão de realizar ao menos 60% de trechos cronometrados”. A cidade da largada do Sertões será revelada em março, enquanto o roteiro completo será anunciado no dia 15 de maio.
Para 2021, o Sertões também pensa na preservação do meio ambiente, fechando uma parceria com uma plataforma de compra de créditos de carbono para compensar a emissão da frota da competição - veículos dos competidores, equipes de apoio, caminhões, motorhomes e carros da organização.
Em relação aos cuidados relativos à pandemia da covid-19, ainda presente no Brasil, a organização do Sertões diz que pretende realizar a prova em formato semi-bolha, permitindo acesso controlado do público local. Entretanto, a Dunas Race ressalta que em caso de necessidade poderá manter os mesmos protocolos da edição 2020, que não contou com a presença do público.
O Sertões Series, competição organizada pela Dunas Race, terá três etapas além do Sertões, com a abertura sendo o Rally de São Paulo, entre os dias 13 e 15 de maio, e o encerramento ficando por conta do Series Caminhos da Neve, de 3 a 6 de novembro.
A Dunas Race anunciou ainda a criação de uma nova prova, o Baja Jalapão 500 Milhas. Inspirada nas competições disputadas na América do Norte, a disputa acontece entre 23 e 27 de junho e contará com as categorias motos, carros e UTVs. Por fim, houve o anúncio de que a marca Sertões vai se expandir para além do off-road com a primeira edição do Sertões Kitesurf: Rally dos Mares, o primeiro rally aquático do mundo.
“Estamos orgulhosos do Sertões esse ano ser etapa do Mundial de Rally. É uma conquista para o calendário esportivo brasileiro. Voltamos à data tradicional do Sertões em agosto, período de secas no Hemisfério Sul, para levantar muita poeira nesta que será a 29ª edição da prova. Também muito felizes com a confirmação da largada inédita do Rio Grande do Norte e a expansão do portfólio dos eventos com a marca Sertões através do primeiro Rally dos Mares de kitesurf. Vamos a todo vapor colocar esse calendário de pé”, disse Monteiro.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário