Rally dos Sertões: Trabalho ambiental na edição 2014
Equipe técnica vai atuar na prova pela 13ª vez para reduzir impactos causado pelas caravanas das equipes
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Com um trabalho muito bem feito e premiado, a Dunas Race segue com o projeto ambiental ao longo do Rally dos Sertões pelo 13º ano consecutivo. Na edição de 2014, o trabalho será coordenado pelo biólogo Maurício Mennella, que terá a missão de reduzir os impactos provocados pelas mais de duas mil pessoas que devem acompanhar a competição que largará de Goiânia (GO) no dia 24 de agosto, passando por seis cidades em dois estados e chegando à Belo Horizonte (MG) no dia 31. Para a 22ª edição do Sertões, serão aproximadamente 200 competidores em 130 veículos em quase 2.700 km rodados. Os trechos especiais somam 1.545 km, o que corresponde a quase 60% do total da prova.
Nesses 13 anos de trabalho, a Ação Ambiental foi premiada duas vezes. A primeira em 2007, quando teve o trabalho reconhecido pela ULM (União Lationoamericana de Motociclismo) e outra em 2009 pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo). A equipe chefiada por Mennella terá a missão de continuar o trabalho que vem sendo feito desde 2001, entre eles está a função de limpa-trilha, retirando os detritos dos veículos que caem nas trilhas como fibra de vidro, ferro, alumínio e óleo. Para a coleta do óleo é usado o absorvente industrial ecológico (Oil Sorb).
"Para este ano, vamos focar na continuidade do trabalho que sempre foi feito, com a limpeza das trilhas, a conscientização da população local e a coleta dos resíduos na área do Parque de Apoio", explica o biólogo e gestor ambiental Maurício Mennella, coordenador da equipe Ambiental do Rally dos Sertões.
A equipe ambiental também atua na área onde os carros e equipes pernoitam, com coleta de lixo e a conscientização tanto dos competidores e integrantes das equipes de apoio, quanto com a população local que visita o espaço. Para isso, são distribuídos ao longo do percurso mil cinzeiros, quatro mil sacos plásticos de 100 litros e, duas mil sacolas de TNT para carros. O grupo também é incumbido de indenizar - em dinheiro e assim que passa o último concorrente - os proprietários das áreas rurais que tenham sofrido algum tipo de dano, como a quebra de cercas ou de porteiras.
A bordo de uma caminhonete com tração 4x4, o grupo usa equipamentos de navegação por satélite e o rádio comunicador, já que as equipes têm a responsabilidade de avisar a equipe ambiental sobre peças que se soltam dos veículos.
Programação do Rally dos Sertões 2014
23/08 - Prólogo - Goiânia (GO)
24/08 - 1ª etapa - Goiânia (GO)/Caldas Novas (GO)
25/08 - 2ª etapa - Caldas Novas (GO)/Catalão (GO)
26/08 - 3ª etapa - Catalão (GO)/Paracatu (MG)
27/08 - 4ª etapa - Paracatu (MG)/São Francisco (MG)
28/08 - 5ª etapa - São Francisco (MG)/Diamantina (MG) - MARATONA
29/08 - 6ª etapa - Diamantina (MG)/Diamantina (MG)
30/08 - 7ª etapa - Diamantina (MG)/Belo Horizonte (MG)
Foto: David Santos Jr/Divulgação
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário