Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

Rally dos Sertões

Rally dos Sertões: Trabalho ambiental na edição 2014

13 de August de 2014

Com um trabalho muito bem feito e premiado, a Dunas Race segue com o projeto ambiental ao longo do Rally dos Sertões pelo 13º ano consecutivo. Na edição de 2014, o trabalho será coordenado pelo biólogo Maurício Mennella, que terá a missão de reduzir os impactos provocados pelas mais de duas mil pessoas que devem acompanhar a competição que largará de Goiânia (GO) no dia 24 de agosto, passando por seis cidades em dois estados e chegando à Belo Horizonte (MG) no dia 31. Para a 22ª edição do Sertões, serão aproximadamente 200 competidores em 130 veículos em quase 2.700 km rodados. Os trechos especiais somam 1.545 km, o que corresponde a quase 60% do total da prova.


Nesses 13 anos de trabalho, a Ação Ambiental foi premiada duas vezes. A primeira em 2007, quando teve o trabalho reconhecido pela ULM (União Lationoamericana de Motociclismo) e outra em 2009 pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo). A equipe chefiada por Mennella terá a missão de continuar o trabalho que vem sendo feito desde 2001, entre eles está a função de limpa-trilha, retirando os detritos dos veículos que caem nas trilhas como fibra de vidro, ferro, alumínio e óleo. Para a coleta do óleo é usado o absorvente industrial ecológico (Oil Sorb).

"Para este ano, vamos focar na continuidade do trabalho que sempre foi feito, com a limpeza das trilhas, a conscientização da população local e a coleta dos resíduos na área do Parque de Apoio", explica o biólogo e gestor ambiental Maurício Mennella, coordenador da equipe Ambiental do Rally dos Sertões.

A equipe ambiental também atua na área onde os carros e equipes pernoitam, com coleta de lixo e a conscientização tanto dos competidores e integrantes das equipes de apoio, quanto com a população local que visita o espaço. Para isso, são distribuídos ao longo do percurso mil cinzeiros, quatro mil sacos plásticos de 100 litros e, duas mil sacolas de TNT para carros. O grupo também é incumbido de indenizar - em dinheiro e assim que passa o último concorrente - os proprietários das áreas rurais que tenham sofrido algum tipo de dano, como a quebra de cercas ou de porteiras.

A bordo de uma caminhonete com tração 4x4, o grupo usa equipamentos de navegação por satélite e o rádio comunicador, já que as equipes têm a responsabilidade de avisar a equipe ambiental sobre peças que se soltam dos veículos.

Programação do Rally dos Sertões 2014
23/08 - Prólogo - Goiânia (GO)
24/08 - 1ª etapa - Goiânia (GO)/Caldas Novas (GO)
25/08 - 2ª etapa - Caldas Novas (GO)/Catalão (GO)
26/08 - 3ª etapa - Catalão (GO)/Paracatu (MG)
27/08 - 4ª etapa - Paracatu (MG)/São Francisco (MG)
28/08 - 5ª etapa - São Francisco (MG)/Diamantina (MG) - MARATONA
29/08 - 6ª etapa - Diamantina (MG)/Diamantina (MG)
30/08 - 7ª etapa - Diamantina (MG)/Belo Horizonte (MG)

Foto: David Santos Jr/Divulgação 

Compartilhe esse anúncio