Rally dos Sertões
Rally dos Sertões
O 19º Rally Internacional dos Sertões deixará de contar pontos para o Campeonato Mundial de Rally Cross Country. Segundo a Dunas Race, empresa que organiza a competição, a decisão de não integrar mais o Campeonato Mundial da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) tem por objetivo valorizar os competidores latino-americanos, que respondem por 90% do total de inscritos na disputa de motos e quadriciclos.
Algumas obrigatoriedades impostas pela FIM não foram aceitas pela organização do Rally dos Sertões, como a regra que obriga que os competidores inscritos no campeonato mundial a largarem todos os dias na frente dos demais competidores que disputavam somente o campeonato nacional, independente do seu resultado no dia anterior. Com esse tratamento diferente, os competidores do campeonato nacional saem prejudicados.
"Outros ralis do gênero precisam do reforço de competições internacionais para sobreviver. O Rally dos Sertões, ao longo dos 19 anos de existência, se consolidou como um evento forte e independente", salienta Lucas Moraes, vice-presidente de marketing da Dunas Race. "Mesmo sem contar pontos para o Mundial, ainda teremos competidores de outros continentes", frisa o dirigente.
Para fortalecer a disputa entre as motos na 19ª edição do Rally dos Sertões, a organização está programando a criação de uma subcategoria para motociclistas com mais de 45 anos, com o objetivo de estimular a competição entre pilotos veteranos.
O Rally dos Sertões continua somando pontos para os campeonatos Sertões Series e o Brasileiro de Rally Cross Country da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo, válida para carros e caminhões) e da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo, válida para motos e quadriciclos). A 19ª edição da competição acontece de 9 a 20 de agosto de 2011, com um percurso de cinco mil quilômetros.