Rally dos Sertões: Prova de 4.115 km e 60% de especiais

Competição volta ao calendário do Mundial de Rally Cross Country e promete muitos desafios na edição 2013

Por Aladim Lopes Gonçalves

Começa oficialmente a contagem regressiva para a realização do 21º Rally dos Sertões, principal competição Off Road disputada em apenas um país. Em sua edição 2013 a prova tem como pontos de partida e chegada a cidade de Goiânia (GO), começando no dia 25 de julho com um percurso de 4.115 quilômetros no coração do Brasil até a grande final no dia 3 de agosto, quando os campeões serão coroados e os que conseguirem terminar irão comemorar. 

Na noite de terça-feira (25/06), em São Paulo (SP), a Dunas, que organiza a competição, promoveu o briefing com pilotos, navegadores e equipes apresentando o roteiro do Rally dos Sertões 2013, que vale como etapa de dupla pontuação para o Campeonato Mundial de Rally Cross Country da FIM, para motos e quadriciclos. 

 Goiânia receberá o Sertões pela 11ª vez, e no ano em que a capital goiana completa 80 anos de fundação. As grandes novidades do roteiro são a cidade de Goianésia, que recebe uma etapa do rali pela primeira vez, e o "laço" que será feito em Palmas para a sexta e sétima etapa, em que as equipes permaneceram por dois dias na capital do Tocantins. 

 "Pela primeira vez vamos fazer isso, que é algo que tentávamos há muito tempo e que as equipes também vinham pedindo, que é a permanência dos equipes na mesma cidade por dois dias seguidos. Isso ajuda muito em termos de descanso da equipe, que não precisa fazer um longo deslocamento. Apesar disso, o laço vai ser a maior etapa do rali, passando por dentro do Jalapão, que quem conhece sabe o quanto é difícil e desafiadora para todo mundo", destacou Marcos Moraes, diretor-presidente da Dunas Race. A área a ser "explorada" no Jalapão nesta edição é inédita na história do evento. 

 Dos 4.115 quilômetros da prova, 2.488, ou 60,4%, serão cronometrados. É uma das maiores porcentagens da história do Rally dos Sertões. Depois do levantamento inicial, aéreo, realizado ainda no primeiro semestre, e da conferência por terra, o diretor técnico da prova, Eduardo Sachs, destacou que as dificuldades serão grandes para os competidores. Sem, no entanto, tirar o prazer de disputar a prova. 

 "Tecnicamente podemos afirmar que o Sertões deste ano será o mais completo e duro dos últimos tempos, mas sem dúvida irá agradar a todos. Condicionamento físico de pilotos e navegadores, resistência das máquinas e uma ótima estratégia de prova serão decisivos no resultado final", sublinhou Sachs. 

 A prova começa com o prólogo no dia 25, em Goiânia, onde serão definidas as posições de largadas para carros, caminhões, motos, quadriciclos e UTVs. Ao total, o Rally dos Sertões terá nove etapas, passando por oito cidades em Goiás e Tocantins. A etapa maratona, na qual as máquinas não podem contar com auxílio externo, acontece no quinto dia, entre Porangatu e Natividade, no Tocantins. 

 O dia mais longo do rali será na sétima etapa, em Palmas (TO), com 746 quilômetros totais (514 cronometrados); o mais curto será o primeiro, entre Goiânia e Pirenópolis, com 249 quilômetros (84 de especial). Marcos Moraes também elogiou a resistência das picapes Mitsubishi L200 Triton utilizadas durante a conferência do roteiro.

"Fizemos o levantamento usando duas L200 originais de fábrica e não tivemos nenhum tipo de problema técnico, apesar da severidade do terreno que percorremos. Nem sequer um parafuso precisou ser apertado", destacou. 

 A boa surpresa do briefing foi a presença do piloto Felipe Zanol, campeão do Rally dos Sertões de 2012 nas motos, que se recupera de acidente sofrido em dezembro do ano passado nos Estados Unidos quando se preparava para disputar a edição 2013 do Rally Dakar. Atuando como consultor da Rinaldi Pneus, Felipe Zanol falou aos competidores. "Vim desejar boa sorte para todos. E na dúvida, acelera", brincou o mineiro.

Lamentando por não poder disputar o Rally dos Sertões em 2013, pois ainda está em processo de recuperação, Felipe Zanol, considerado o maior piloto brasileiro na atualidade para provas de Rally e enduro, recebeu uma justa homenagem com aplausos calorosos de todos os presentes em pé. 

 A organização do Rally dos Sertões aproveitou o briefing para anunciar ainda o patrocínio da Caixa Econômica Federal ao evento que começa no dia 25 de agosto. "Queremos participar ativamente desta grande prova, e que a competição seja uma festa linda e maravilhosa especialmente para Goiânia, que completa 80 anos em 2013", afirmou Marise Fernandes de Araújo, superintendente regional da Caixa. 

 As inscrições para o Rally dos Sertões seguem abertas até o dia 1º de julho pelo site oficial (sertoes.com). Veículos de todas as marcas podem participar. Mais informações com o Departamento de Competição pelo telefone (11) 4191-0133. 

Aplicativo - Para a 21ª edição do Sertões, novamente estará disponível gratuitamente o aplicativo mobile ‘Sertões 2013’ nas plataformas iOS e Android. Com o app instalado, o fã de off road terá a oportunidade de acompanhar a cobertura ao vivo do portal Webventure, com fotos, vídeos e curiosidades do maior rali do mundo disputado em apenas um país. O site e a revista MOTO.com.br também farão uma cobertura especial, acompanhando de perto a participação das motos, quadriciclos, UTVs e curiosidades da competição. 

 

CONFIRA AS ETAPAS 

 

1ª etapa: 25/07, quinta-feira

 Goiânia (GO)

 PRÓLOGO – Prova em circuito de 1,2 km que vai definir os 16 melhores competidores que irão disputar o Super Prime, que desta vez não acontecerá no período noturno

 

2ª etapa: 26/07, sexta-feira

 Goiânia (GO) - Pirenópolis (GO)

 Deslocamento Inicial: 133 km

 Trecho de Especial: 84 km

 Deslocamento Final: 32 km

 TOTAL: 249 km

 "É uma especial bastante curta, específica para o ajuste dos equipamentos dos competidores nesta primeira etapa. É um caminho que começa sinuoso com muitos mata-burros, lombas e deps, seguindo por um trecho mais rápido e com travessias de riachos. A prova entra em uma parte mais travada com muitas descidas e subidas íngremes, chegando a uma zona de trial muito dura. Nos últimos quilômetros, a especial fica mais tranquila com estradas de média velocidade, seguindo assim até o final."

 

3ª etapa: 27/07, sábado

 Pirenópolis (GO) - Uruaçu (GO)

 DI: 37 km

 TE: 287 km (183 km para caminhões)

 DF: 89 km

 TOTAL: 414 km

 "O rali começa para valer. Após um rápido deslocamento, a especial começa com estradas mais travadas de fazendas, seguindo por trechos de velocidade média mesclando com algumas trilhas de visual incrível por cristas e serras. A prova entra em uma região de canaviais onde a velocidade aumentará muito e com um piso extremamente favorável a isso. Depois de um deslocamento por asfalto e um abastecimento para motos, quadriciclos e UTVs, a prova volta a ficar travada e assim segue até o fim".

 

4ª etapa: 28/07, domingo

 Uruaçu (GO) - Porangatu (GO)

 DI: 31 km

 TE: 233 km (180 km para caminhões)

 DF: 25 km

 TOTAL: 289 km

 "É uma etapa de quilometragem baixa, mas o ritmo continua a crescer. A especial começa com piso bom com velocidades variando de média a alta, alternando trechos de piçarra com estradas cascalhadas. Entramos em um trecho com longas retas, mas onde o piso não ajuda muito. A especial começa a ficar travada e sinuosa com estradas de fazenda e trilhas, seguindo assim até o abastecimento de motos, quadriciclos e UTVs. Na última parte a prova fica travada, entrando nos 20 quilômetros finais com retas maiores com muitas deps e erosões."

 

5ª etapa: 29/07, segunda-feira

 Porangatu (GO) - Natividade (TO) [ETAPA MARATONA]

 DI: 82 km

 TE: 295 km (135 km para caminhões)

 DF: 110 km

 TOTAL 487 km

 "Mais um dia completo. A especial começa por estradas menores com muitas erosões e deps em uma região montanhosa. Depois segue por um pequeno trecho de trial, e logo à frente começam estradas de piso bom e sinuoso, seguindo por partes de alta velocidade até o abastecimento de motos, quadriciclos e UTVs. Depois disso a especial volta a ter trechos bem travados e segue por vários quilômetros alternando estradas de pedra, areia e muita piçarra. No trecho final, ela fica bem rápida e sinuosa."

 

6ª etapa: 30/07, terça-feira

 Natividade ((TO) - Palmas (TO)

 DI: 27 km

 TE: 355 km (182 km para caminhões)

 DF: 43 km

 TOTAL: 424 km

 "Esta é a etapa mais rápida do rali. Começa com estradas sinuosas com um piso predominantemente de piçarra e cascalho, seguindo por trechos de alta com longas retas. Teremos um pequeno trecho de areia até o abastecimento para os competidores CBM/FIM, e a prova continua rápida quebrando o ritmo por duas vezes, entrando em estradas menores e bastante sinuosas. No último quarto da especial, a prova volta a ficar rápida com um piso bom muito bom, até uma descida de serra, que encerra o trecho."

 

7ª etapa: 31/07, quarta-feira

 Palmas (TO) - Palmas (TO)

 DI: 109 km

 TE: 514 km (142 km para caminhões)

 DF: 123 km

 TOTAL: 746 km

 "Temos o dia mais longo do rali e uma das maiores especiais da história do Sertões. Ela é completíssima, com todos os tipos de terreno, iniciando com estradas de média velocidade com muitas erosões e deps, seguindo por trechos mais travados com muitas pedras, pontes de toras e areia. Travessias de rios e riachos serão uma constante nesta etapa fantástica. Seguiremos por estradas de cascalho com longas retas até entrarmos definitivamente nas areias do Jalapão. Teremos dois abastecimentos para motos, quadriciclos e UTVs e um abastecimento para os carros. A prova volta a ficar travada com um pequeno trecho de trial, seguindo sinuosa e com um piso melhor até o fim."

 

8ª etapa: 01/08, quinta-feira

 Palmas (TO) - Minaçu (GO)

 DI: 312 km

 TE: 333 km (258 km para caminhões)

 DF: 20 km

 TOTAL: 666 km

 "Depois de um longo deslocamento inicial, teremos mais uma especial de respeito. Começa rápida com piso de cascalho muito bom, seguindo por estradas menores e bem sinuosas, com muitas deps, lombas, riachos e pedras. Fica rápida novamente até o abastecimento dos competidores CBM/FIM. O piso continua rápido até chegarmos a uma região montanhosa com subidas muito íngremes, trechos de trial, visuais incríveis e uma longa descida de serra. O último trecho é bem travado, com várias pontes de toras, deps, trilhas e pedras até o final."

 

9ª etapa, 02/08, sexta-feira

 Minaçu (GO) - Goianésia (GO)

 DI: 32 km

 TE: 264 km (231 km para caminhões)

 DF: 253 km

 TOTAL: 550 km

 "Mais um dia para ficar na memória de todos os participantes, porque vai ser mais um estágio completíssimo. Começa com uma subida de serra sinuosa com deps e lombas, atravessando uma zona de garimpo e seguindo por um trecho muito rápido até o abastecimento das motos, quadris e UTVs. O piso fica travado com trilhas e caminhos menores, passando por estradas de fazenda, direcionando para a última parte da prova com velocidades mais altas, mas com muitas lombas até o fim."

 

10ª etapa, 03/08, sábado (Final)

 Goianésia (GO) - Goiânia (GO)

 DI: 7 km

 TE: 123 km

 DF: 160 km

 TOTAL: 290 km

 "Após oito etapas duríssimas, chegou a hora de desacelerarmos um pouco. A especial começa rápida por canaviais com piso extremamente bom e muitas lombas, seguindo por trechos de serra com visuais fantásticos e retornando para estradas de fazenda com muitas deps e pedras até o final da especial". 

Fotos: Marcio Viana, André Chaco (Webventure)/Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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