Rally dos Sertões
Rally dos Sertões
Enquanto pilotos e navegadores lutavam pelas primeiras colocações na edição de 25 anos do Rally dos Sertões , o grupo de voluntários do S.A.S. Brasil (Saúde e Alegria nos Sertões) atuava para levar saúde, esporte e diversão em comunidades ao longo da trilha. Eles executaram 475 cirurgias (ginecológicas, odontológicas e dermatológicas) e distribuíram 492 óculos, entre outras ações realizadas em três cidades .
“Foi incrível, dobramos a estrutura, quase dobramos o número de voluntários, teve um impacto 50% maior no número de atendimentos (em comparação com 2016). Ampliamos as áreas de atuação, com a odontologia e atendimento jurídico às mulheres, foi uma expedição que ficou para a história, assim como os 25 anos do Rally dos Sertões”, afirma a médica Adriana Mallet, coordenadora-geral do S.A.S.
“Contamos com uma equipe fantástica, super comprometida e o balanço foi muito positivo. O Saúde e Alegria nos Sertões está se consolidando como um projeto capaz de realizar e de mostrar que com poucos recursos é possível realizar um impacto muito grande na vida das pessoas. Nas cidades em que a gente passou, as crianças precisavam de óculos e ganharam. Resolvemos muitos casos de câncer de pele e de colo de útero em locais que a gente sabe que faltam médicos especialistas e, principalmente, mostramos que dá para para fazer e que em uma semana é possível causar um impacto positivo neste país que precisa tanto”, ressalta Adriana Mallet.
Raio X das ações do S.A.S. no Rally dos Sertões 2017