Rally dos Sertões: Detalhes da CRF 450X por Felipe Zanol

Confira uma avaliação da motocicleta que o piloto Felipe Zanol irá competir nos Sertões

Por Paulo Souza

Paulo Souza

O Rally dos Sertões está se aproximando e os pilotos estão na fase final de preparação. Para encarar os 4.840 quilômetros de prova, é preciso ter nas mãos uma boa moto, pois a jornada é longa. São diversos tipos de terrenos onde os pilotos enfrentarão muitas dificuldades. Para saber mais a respeito de uma moto preparada para este desafio, conversamos com o piloto Felipe Zanol para conhecer os detalhes da CRF 450X, a moto que irá utilizar.

Felipe Zanol e a CRF 450X já tem uma longa história. Foi com esta mesma motocicleta que o piloto competiu o Rally dos Sertões em 2010 e 2011, e conseguiu dois vice-campeonatos. Há aproximadamente dois meses, Zanol conquistou o Rally da Amazônia também com a mesma moto e nos fala um pouco desta máquina da Honda.

Outro piloto que também irá acompanho com sua CRF 450X é o companheiro de equipe Dário Júlio, que já conquistou inúmeros títulos de Enduro e Rally e competirá com a mesma configuração da moto de Zanol.

Confira o bate papo com Felipe Zanol:

Você já competiu com CRF 450X e conhece bem a motocicleta. Em sua opinião, esta moto está preparada para encarar o Rally dos Sertões?Com certeza a moto esta preparada para o Sertões. Conheço bem a CRF, é a mesma moto que corri em 2010 e 2011 nos Sertões. O equipamento está testado e aprovado.

Houve alguma modificação na motocicleta do Rally do Amazônia para os Sertões?
A moto é a mesma, só fizemos a troca das suspensões. No Rally do Amazônia eram originais e agora uso suspensões preparadas.

Qual é a autonomia da CRF 450X e a média de consumo por litro?
A moto tem autonomia de 220 km mais de 10% para a reserva, que é o que o regulamento exige. O consumo é de 10 km/l nas estradas e na areia cai para 7km/l.

Com os tanques extras, qual é a capacidade de litros de combustível da motocicleta?
Temos duas configurações: a primeira são 26 litros, sendo 16 litros no tanque e 10 litros atrás, nas laterais. A outra é com 19 litros a trás e 12 à frente, somando 31 litros. São as opções de tanques que temos e dependendo do dia escolhemos o que melhor se encaixa na etapa.

Em relação aos pneus, quantas trocas são necessárias para os 10 dias de prova?
As trocas são feitas diariamente e usamos 8 jogos de pneus. Isso porque nas etapas Maratona não é permitido a troca do pneu e nenhuma manutenção na motocicleta.

Com todos os equipamentos necessários, qual é o peso total da motocicleta?
Não tenho o peso exato da moto, porém, posso afirmar que ultrapassa os 150 quilos.

Qual o trabalho realizado nas suspensões para encarar o Rally dos Sertões?
A maior parte de terreno nesta edição do Sertões é de areia, trabalhamos então bastante as suspensões para que tenhamos um melhor desempenho e segurança nestes trechos arenosos.

Existe alguma modificação no motor da CRF 450X que você vai encarar o Rally?
O motor é totalmente original e não teve nenhuma mudança.

O Rally dos Sertões acontecerá no próximo dia 18, em São Luiz (MA), com chegada prevista para o dia 28 em Fortaleza (CE).  Ao todo serão dez dias diretos de rally, com passagens por Maranhão, Tocantis, Piauí, Pernambuco e Ceará.

Fotos: Paulo Souza


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br