Rally dos Sertões: Despres vence a 5ª etapa
Além de levar a primeira parte da etapa maratona, o piloto Francês assumiu a liderança da classificação geral.
Por Roberto Brandão
Por Roberto Brandão
O dia prometia ser mesmo quente, mas fez mais que isso, ferveu à favor dos estrangeiros que se reposicionam na classificação geral. Foram 3hs37min57s que deram ao Francês Cyril Despres a chance de sentir-se em casa acelerando forte sua KTM em um tipo de terreno que ele sabia que seria favorável, a areia. Seguido por David Casteu, os franceses sabiam que esta seria uma especial extremamente difícil para quem a subestimasse. No começo, a piçarra foi aperitivo para o que todos mais temiam e ansiavam, as areias do Jalapão.
Felipe Zanol chegou a Lizarda, no Tocantins, com ar desiludido. Depois de um tombo já próximo ao final do trecho, o até então líder geral, viu sua Honda 450cc empenar a parte traseira ao encarar uma lomba. Prejuízo que custou a liderança da prova. "Tomei um chão e precisei vir com mais cautela para evitar mais danos. Ainda temos amanhã mais uma especial inteira pela frente. Não é agradável sair líder e cair na pontuação geral, então preciso trabalhar para recuperar o que perdi", disse ele.
Cyril Despres, exibia ar de concentração total. O piloto francês cumpriu seu objetivo, explorou bem os terrenos, tipos de piso e percurso que valorizavam a potência da sua KTM. "Dia louco e difícil, navegação, trechos travados, e finalmente alguma areia, que para nós significa deserto, rally... foi um bom dia e me diverti. É verdade que também tive uma motivação extra porque é o dia dos pais aqui, e hoje é o primeiro aniversário da minha filha, e que funciona como um tipo de motivação a mais", disse ele.
Ike Klaumann por sua vez chegou ao Parque Fechado lamentando o débito de 20 minutos por se perder ao entrar em uma direita errada e demorar a voltar ao percurso. "Me perdi de bobeira. Um minuto de descontração, uma entrada errada e na sequência um referência que bateu, por pura coincidência e lá estava eu, procurando me achar. Perdi preciosos 20 minutos, mas chegamos inteiros, eu e a moto", comentava ele no apoio enquanto revisava sua moto.
Já o português Paulo Gonçalves , não poupou elogios à etapa de hoje e disse, "Este foi um dia bem divertido. Apesar de me perder logo no km 50, mas rapidamente me achei e retornei ao roteiro para uma especial dura, exigente, mas tranquila. Tomara que amanhã seja como hoje".
Resultados:
1) Cyril Despres (FRA/KTM Red Bull Factory Team), 03hs37min57s
2) David Casteu (FRA/Casteu ELF Yamaha), 03hs38min42s
3) Paulo Goncalves (POR/Husqvarna Speed Brain), 03hs49min10s
4) Felipe Zanol (BRA/Gas Gas Brasil Moto Tour), 03hs50min22s
5) Dario Julio (BRA/Off Rush), 03hr52min20s
Classificação Geral:
1) Cyril Despres, 15hs06min33s
2) David Casteu, 15hs07min13s
3) Felipe Zanol, 15hs08min02s
4) Paulo Goncalves, 15hs13min42s
5) Dario Julio, 15hs21min14s
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário