Rally dos Sertões: Cyril e KTM levam o título de 2011
O piloto oficial da equipe KTM Red Bull Racing levou a edição deste ano. Felipe Zanol e Dário Júlio completaram o pódio.
Por Roberto Brandão
Por Roberto Brandão
Após uma disputa muito acirrada, Cyril Despres e a KTM saem vitoriosos do 19º Rally dos Sertões, que percorreu mais de 4 mil quilômetros entre Goiânia (GO) e Fortaleza (CE). Vencendo as últimas cinco etapas do Sertões 2011, o piloto francês impôs a força da KTM pra cima de Felipe Zanol, multicampeão brasileiro de enduro e piloto da Gas Gas Brasil Moto Tour.
Mesmo não valendo como etapa do Mundial de Rally, a categoria motos contou com diversos nomes internacionais de peso. A KTM, por exemplo, enviou Despres e Juan Pedrero, mochileiro de Marc Coma no Dakar, para participar da prova e testar a nova KTM 450 Rally Réplica para a próxima temporada. Pedrero conquistou a quarta colocação na geral, ficando atrás do mineiro Dario Júlio.
Despres, tri-campeão do Rally Dakar e agora bi do Sertões, largou há dez dias pilotando de forma conservadora, foi décimo nono no prólogo e não ficou entre os líderes nas cinco primeiras, das dez etapas do Sertões. Da quinta em diante, levou sua KTM 450 Rally Replica de fábrica à vitória em todas. Ele e o brasileiro Felipe Zanol se destacaram dos demais, numa disputa histórica, que os levou ao final do rally com mais de uma hora de vantagem sobre o terceiro colocado, outro destaque brasileiro, o piloto Dário Julio. Foram seis brasileiros entre os dez primeiros colocados o que mostra o bom nível de nossos pilotos. Destaque também para Dimas Mattos, nono colocado geral na prova com outra KTM 450 Rally Replica, dono e chefe da equipe Brasil Moto Tour que hospedou tanto os pilotos oficiais KTM, Despres e Pedrero, como o próprio Zanol.
Um ótimo trabalho dos pilotos brasileiros. Zanol lutou contra todas as adversidades e conquistou uma ótima segunda colocação, ficando atrás de um dos melhores pilotos do Mundo por apenas 2 minutos. Darinho também foi destaque, e levou sua brava Honda 450 para o terceiro lugar no pódio. As fábricas no Brasil deveriam dar mais apoio aos pilotos brasileiros que merecem e com certeza tem potencial para um lugar de destaque no mundo todo.
Esta vitória no Sertões entra para a galeria de conquistas da marca Austríaca, fundada em 1934 pelo senhor Trunkenpolz como uma pequena oficina de reparo de motocicletas. Em1953 a empresa fica sendo conhecida como KTM - Kronreif , Trunkenpolz e Mattighofen e produz sua primeira motocicleta em linha de produção.
Classificação Geral:
1) Cyril Despres (FRA/KTM Red Bull Racing), 30hs04min00s
2) Felipe Zanol (BRA/Gas Gas Brasil Moto Tour), + 04min10s
3) Dario Julio (BRA/Off Rush Honda Mobil), + 01hs16min48s
4) Juan Pedrero (ESP/KTM Red Bull Racing Team), 01hs28min13s
5) David Casteu (FRA/Casteu ELF Yamaha Factory), 02hs13min45s
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário