Rally dos Sertões 2023 aposta em roteiro por três estados do nordeste

Os competidores passarão por PE, BA e CE, enfrentando caminhos técnicos, exigentes, variados e de rara beleza em meio aos tesouros naturais.

Por Thiago Dantas

O maior Rally das Américas revelou na noite de quinta-feira (25), o roteiro de sua 31ª edição, marcada para 11 a 19 de agosto. O moto.com.br esteve presente na divulgação, que neste ano, tem como tema “Nosso palco é o Brasil”.

Depois de realizar o maior rally do mundo em 2022', de Sul a Norte do Brasil, competição histórica que comemorou os 30 anos da prova, a edição 2023 volta às origens. 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por SERTÕES (@sertoes)

A principal novidade é o formato mais compacto, em laços, com deslocamentos mais curtos para privilegiar equipes, competidores e a competição. Que promete ser a mais intensa, já que o percurso escolhido pela equipe técnica liderada por Edgar Fabre e Du Sachs será “o mais exigente e desafiador de todos”. No total serão 3.800km, dos quais 2.080km cronometrados.

O pano de fundo do Sertões é o Brasil. Cada ano a organização traz um roteiro inédito, honrando sua missão de revelar um Brasil que poucos brasileiros conhecem. Para 2023, a competição ficará concentrada em cinco cidades: Petrolina/PE, Xique Xique/BA, Crato/CE, Sobral/CE e Cruz/CE, sendo que Crato e Cruz pela primeira vez integram o roteiro. 

 

A pernambucana Petrolina, cujo nome homenageia D. Pedro II e que hoje é também conhecida pelo cultivo da uva do Vale do Rio São Francisco, estreia como palco da largada. Receberá o prólogo; as duas primeiras etapas (em formato de laço onde competidores largam e chegam na mesma cidade), além da largada da Maratona, rumo à baiana Xique-Xique; e a chegada da segunda perna – quarta etapa. Na sequência os competidores iniciam a quinta etapa, rumo ao Crato, no Ceará, que receberá a caravana também pela primeira vez.

De lá, o destino será Sobral/CE, que integra o roteiro pela terceira vez. No penúltimo dia de rally, segue em direção ao litoral, com a chegada em Cruz, cidade conhecida pelas dunas e pelas belas praias. A mais conhecida delas, aliás, marcará o ponto final da aventura: a vila do Preá, que depois de emprestar seu belo visual e fortes ventos ao Sertões Kitesurf, desta vez acolherá homens e máquinas para conhecer os campeões da edição 2023. A oitava etapa será mais uma em formato de laço e promete testar ao máximo os competidores antes da festa da chegada.


Roteiro será duro e tinhoso - Foto: Vinicius Branca

Testar, aliás, é o verbo que melhor resume o que está sendo preparado para o Sertões BRB 2023. Subidas e descidas de serras; muita navegação, trial, areia, pedras e especiais com poucas retas e poucos pontos de ultrapassagem.

E como a história do Sertões é feita de números grandiosos e superlativos, a prova este ano promete um recorde: o do maior número de UTVs inscritos em um rally cross-country no planeta. Marca que por enquanto é do Dakar, com 97 na edição 2022. Por aqui, a edição 2021 registrou 90, e tudo caminha para um grid ainda maior.

 
Grid de UTVs deve bater recorde mundial de provas de rally - Foto: Jose Mario Dias

O Rally dos Sertões é muito mais do que um rally

Uma das ações que acontecem juntamente com o Rally dos Sertões é da startup social SAS Brasil (sigla de Saúde e Alegria no Sertões) que segue com sua missão de transformar o acesso à saúde especializada no Brasil. Durante o Sertões 2023 a caravana itinerante da SAS Brasil, embarca na rota do rally com a expectativa de realizar mais de 8 mil atendimentos ao longo das quatro paradas planejadas para o Sertões. 

Petrolina, Xique-Xique e Crato receberão a caravana com profissionais e a estrutura de atendimento, com foco na dermatologia. No Preá, onde o projeto tem uma de suas bases, as doenças crônicas não-transmissíveis (como diabetes, hipertensão e obesidade) e o cuidado materno-infantil também serão incluídos. 


Unidades de Teleatendimento da SAS Brasil - Foto: Divulgação

A iniciativa levará as Unidades Móveis de Saúde, carretas adaptadas com consultórios médicos e tecnologia de ponta, onde profissionais da saúde, estudantes e profissionais de outras áreas realizarão o acolhimento, atendimento, exames e procedimentos em diversas especialidades, como dermatologia e oftalmopediatria.

Além disso, a caravana do Sertões conta com cerca de 2 mil pessoas que ativam a hotelaria, restaurantes, postos de combustível, mercados; Promove a culinária e os temperos das regiões por onde passa, através da realização do concurso Sabores do Sertões, engajando e motivando restaurantes a participarem; Oferece capacitação para os pequenos empreendedores locais, em parceria com o Sebrae; Engaja as escolas da rede pública através da realização do Concurso de Redação e Arte = Sertões Cultural. E também promove o Brasil através de Expedições de Turismo, que acontecem o ano todo.  

 

Expedições Turismo

 

As Expedições de Turismo acontecem paralelamente ao Rally dos Sertões. Além de poderem acompanhar a competição de "camarote" em trechos exclusivos definidos pela equipe técnica, os expedicionários ainda visitam os atrativos turísticos (Parques Nacionais, Cachoeiras, Cavernas) ao longo do roteiro, experimentam a gastronomia local e conhecem o artesanato de cada região.

As expedições proporcionam principalmente uma integração com a caravana do Rally do Sertões, ou seja, foram desenvolvidas para aqueles que desejam participar do Sertões se divertindo e não competindo.

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por SERTÕES (@sertoes)

 

As etapas

 

11/8 – Prólogo: Petrolina (PE) 

 

12/8 – Primeira etapa: Petrolina / Petrolina

 

DI: 18 km / SS: 174 km / DF: 54 km – Total: 246 km

 

13/8 – Segunda etapa: Petrolina / Petrolina (Raso da Catarina)

 

DI: 185 km / SS: 372 km / DF: 114 – Total: 671 km

 

14/8 – Terceira etapa: Petrolina / Xique-Xique (BA) (Maratona)

 

DI: 74 km / SS: 404 km / DF: 31 km – Total: 509 km

 

15/8 – Quarta etapa: Xique-Xique / Petrolina (Maratona)

 

DI: 0 km / SS: 324 km / DF: 290 km – Total: 613 km

 

16/8 – Quinta etapa: Petrolina / Crato (CE) 

 

DI: 66 km / SS: 213 km / DF: 215 km – Total: 494 km

 

17/8 – Sexta etapa: Crato / Sobral

 

DI: 154 km / SS: 207 km / DF: 312 km – Total: 673 km

 

18/8 – Sétima etapa: Sobral / Cruz

 

DI: 83 km / SS: 226 km / DF: 49 km – Total: 357 km 

 

19/8 – Oitava etapa: Cruz / Cruz (Preá)

 

DI: 51 km / SS: 160 km / DF: 26 km – Total: 237 km 

 

* DI: deslocamento inicial/ SS: especial cronometrada / DF: deslocamento final

 

 

 

Distância total: 3800 km

 

Especiais: 2080 km

 

Deslocamentos (competidores): 1.150km

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br