Pilotos encaram etapa maratona no Sertões 2021
Metge, da equipe Yamaha, aumenta distância do segundo colocado. Pilotos encontram o Rio São Francisco pela primeira vez na competição
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
Na etapa maratona do Sertões 2021, os pilotos foram contemplados por visuais incríveis do Rio São Francisco. Mas, lembre-se, estamos falando do Rally dos Sertões 2021, portanto a organização colocou especiais altamente exigentes.
Tradicionalmente, as etapas Maratona (com assistência externa proibida) costumam mexer com a classificação da prova. Ainda mais quando a organização do maior rally das Américas inclui no roteiro a maior quilometragem consecutiva de areia em 29 edições da prova: 220km. Chegar a Xique-Xique (BA) após largar de São Raimundo Nonato (PI) nessas condições não foi tarefa fácil, mesmo para quem está acostumado a este tipo de piso. Adicione-se a isso a necessidade de poupar o equipamento para a segunda perna, nesta quinta-feira, quando a caravana ruma para Petrolina (PE), tendo o Rio São Francisco como cenário de fundo.
A especial do dia usou trechos empregados na etapa dos 10 anos do Sertões (2002), mas em sentido contrário. Para a grande maioria do pelotão, uma novidade total. Nas motocicletas, o piloto francês da Yamaha, Adrien Metge, levou a quarta vitória consecutiva e conseguiu abrir exatos 10 minutos para o segundo colocado, Jean Azevedo (Honda). Com isso, a diferença entre os dois agora é de 10min37. A notícia triste do dia foi o abandono do atual campeão Ricardo Martins (Yamaha) após uma queda, felizmente sem ferimentos mais graves. Ele quebrou duas costelas, foi encaminhado para o Hospital de Irecê, e terá alta nesta noite, segundo relato do Dr Jorge Vigorito, médico do Sertões.
O piloto francês comenta como foi a prova, "Lugar bonito, dá muita vontade de mergulhar no rio depois da etapa, muito calor. Tudo certo hoje, uma etapa boa, com muita areia, abri a especial e fiz uma navegação com poucos erros. Não tive nenhum problema, a moto chegou ao parque fechado perfeita, troquei apenas o filtro de ar. Estou pronto para amanhã".
Nos quadriciclos, Marcelo Medeiros (Yamaha) voltou a ser o mais rápido e abriu 19min45 em relação ao argentino Manuel Andujar, atual campeão do Dakar. Já nos UTVs a briga segue eletrizante. Em 5 etapas, 4 vencedores diferentes. Hoje os mais rápidos foram Otávio Leite/Wladimir Grunberg (Can-Am). Nos carros, Cristian e Beco (Toyota) foram os mais rápido e conquistaram a primeira vitória nesta edição do Sertões e também reduziu a diferença que o separava do primeiro colocado - neste caso, para apenas 20.8s.
No total 15 UTVs, 10 carros e 9 motos não terminaram a etapa de hoje.
Quinta-feira 19/08 – Xique-Xique (BA) - Petrolina (PE).
DI – 0KM TE – 328,35KM DF – 147,89KM - TOTAL: 476,25KM
Nesta quinta-feira (19/08), termina a etapa maratona. Os pilotos saem de Xique-Xique na Bahia e seguem às margens do Rio São Francisco, ou Velho Chico, como é conhecido até a cidade de Petrolina (PE).
Os pilotos deixarão o parque fechado da Maratona já em regime de prova. Será uma especial muito rápida com trechos de média e alta velocidade. Fica um pouco mais travada no meio até o abastecimento. Fica mais rápida novamente e entra em um trecho mais travado e sinuoso com muitas erosões e pedras. No trecho final a prova volta a ficar rápida com trechos de altas velocidades até o final da especial.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário