O Atual campeão do Rally Internacional dos Sertões entre as motos, o piloto brasileiro José Hélio, tem um novo desafio pela frente. Entre os dias 20 e 26 deste mês, ele entra na disputa do Rally da Europa Central, competição que faz parte do Dakar Series.
A prova terá um percurso de três mil quilômetros bastante complicado entre a Hungria e a Romênia, com até mesmo trechos de muita neve.
Após uma temporada de treinamentos na Flórida (EUA), o piloto embarca na próxima segunda-feira para a Holanda onde fará mais uma série de treinos. Depois, segue com a equipe Honda para Budapeste, local designado para a largada do rally.
Ele será o único representante do país a trilhar o caminho. Zé Hélio compete com uma motocicleta Honda CRF 450 e terá de desbravar uma região montanhosa com percurso que inclui neve.
“A previsão é que a temperatura varie entre – 4° e 17° C. Um dos trechos foi até substituído por excesso de neve. Esse será o maior obstáculo a ser ultrapassado por um brasileiro”, revelou.
Em compensação, o piloto não contará com trechos de deserto, como acontecia com o Rally Dakar, competição que foi cancelada recentemente. “A topografia não é muito diferente das que encontramos aqui no Brasil, fora esta parte na neve. Tenho intensificado meus treinamentos, inclusive nestes dias que estou no país”, disse.
Zé Hélio sabe que terá de enfrentar fortes concorrentes, no entanto, está bastante confiante para a disputa. “Não estou muito preocupado com os adversários. O importante é estar bem preparado”, afirmou.