Zé Hélio almeja completar o Dakar

Campeão do Rally dos Sertões considera roteiro da América do Sul tão difícil quanto o da África.

Por Leandro Alvares

Seguindo o mesmo discurso adotado no Rally dos Sertões deste ano, tradicional prova em que se sagrou campeão pela quarta vez, José Hélio parte para o Rally Dakar tendo em mente, a princípio, somente finalizar os mais de nove mil quilômetros de percurso por terras da Argentina e do Chile.

“Meu primeiro objetivo é terminar a prova. Depois é correr atrás da vitória na minha categoria”, afirmou o piloto, que disputará a desafiadora competição off-road a bordo de uma Honda de 450 cilindradas.

Embora conheça a região por onde o Dakar passará, Hélio não aposta em vida fácil nesta primeira edição do evento fora da África. “É um pouco semelhante à África, com uma navegação parecida. O Atacama é o deserto mais árido do mundo, com as maiores dunas. É tão difícil quanto o trajeto anterior”, comentou.

Para encarar o rally no início de janeiro, Hélio submeteu-se a uma intensa preparação física ao longo de todo o ano — treinando duas vezes por dia nos últimos dois meses, segundo ele. No entanto, na proximidade da prova o que mais importa ao corredor é a preparação técnica.

“É momento de acertar os detalhes no equipamento. Numa prova complexa como o Dakar, são os detalhes que deixam você fora da disputa. Por isso, agora estamos focando o máximo possível para que nada dê errado”, declarou.

Neste fim de semana, Zé Hélio participa do Rally dos Amigos, na cidade de Itatinga (SP). No dia 27, embarca rumo aos desafios do Dakar, que começam em 3 de janeiro e se estendem até o dia 17.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br