Yamaha desiste do Rally Dakar e do Mundial de Rally Cross-Country

Dia triste para o motociclismo Off Road. A Yamaha foi a única fabricante que participou de todas as edições do Rally Dakar até hoje

Por Thiago Dantas

Texto Luiz Mingione

A marca japonesa tem sido um marco na história do Rally Dakar desde o início do evento em 1979, conquistando nove vitórias na categoria motos desde então, mas nos últimos anos tem sido mais difícil obter resultados em meio ao domínio da Honda e KTM (marca que tem o controle acionário da Gas Gas e Husqvarna).

A Yamaha é a única marca que sempre esteve presente no Dakar e desde então nomes como Cyril Neveu, Stéphane Peterhansel, Edi Orioli, David Frétigne, Hélder Rodrigues e Olivier Pain entraram na lista de vencedores ou pilotos que estiveram perto de vencer um Dakar. 


Yamaha não vai mais participar do Rally Dakar - Foto: Divulgação

 

A última vitória da Yamaha no Rally Dakar aconteceu em 1998, com o francês Stephane Peterhansel, e o último pódio só aconteceu em 2014 quando Olivier Pain terminou em terceiro. 

Mais recentemente, a Yamaha lançou a nova  WE450F Rally, com a Monster Energy Yamaha Rally Team chegando perto do pódio em várias ocasiões, com Adrien van Beveren perdendo o Dakar 2018 a poucos quilômetros do final do Rally.

Mas com o fim da edição do Rally Dakar 2022, em janeiro passado, na Arábia Saudita, a Yamaha  viu Adrien Van Beveren e Andrew Short terminarem em quarto e oitavo lugares, respectivamente. No entanto, esta participação foi também o fim de um percurso de 44 edições, que a Yamaha decidiu pôr fim. 

 

 

A fabricante japonesa anunciou ontem, dia 18 de fevereiro, que está desistindo de futuras participações no Dakar e também no Campeonato Mundial de Rally Cross-Country.

Apesar de não correr em mais edições do Dakar com motocicleta, a Yamaha confirmou que vai continuar sua presença no Rally na categoria SSV apoiando os pilotos com o protótipo YXZ1000R. Em duas rodas, a marca diz que “o foco mudará para atender aos requisitos em evolução dos clientes no setor off-road, considerando a futura introdução da nova Ténéré 700 World Raid”.

 

Leia o anúncio oficial do Presidente, CEO, Eric de Seynes da Yamaha Motor Europe:

“A Yamaha tem uma longa história com o Rally Dakar, começando em 1979 na primeira edição e continuando ininterruptamente na era moderna. É também um evento pelo qual eu pessoalmente tenho uma verdadeira paixão, tendo disputado duas vezes o evento e por muitos anos trabalhado em estreita colaboração com Jean-Claude Olivier, que não apenas correu e venceu etapas no Dakar, mas também supervisionou o período pioneiro de maior sucesso da Yamaha na corrida. No entanto, embora o Rally Dakar tenha conseguido principalmente permanecer perto de suas raízes, mesmo quando saiu de sua casa espiritual na África, o mundo em que o Dakar existe mudou consideravelmente.

Nossos clientes off-road agora têm expectativas diferentes e procuram produtos diferentes, e devemos atendê-los se quisermos permanecer conectados. É por esta razão que decidimos encerrar nossa longa história em duas rodas no Rally Dakar e no Campeonato Mundial de Rally Cross-Country FIM, ao mesmo tempo em que reforçamos nosso compromisso de correr o Dakar em quatro rodas com o SSV Yamaha YXZ1000R.

No entanto, o compromisso da Yamaha com os eventos de Rally Raid com motocicletas não terminou, mas o nosso envolvimento futuro deve ter uma ligação mais próxima com os nossos clientes e as suas aspirações, desenvolvendo ainda mais o potencial da Ténéré 700 numa direção que lhes permita redescobrir o lado mais aventureiro dos Rallys”.

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br