X-Fighters: Prova histórica de 15 anos na Espanha
Competição radical de motocross freestyle comemora seu aniversário com grande disputa no dia 24 de junho, na arena da Plaza de Toros, em Madri
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
O X-Fighters, principal evento de motocross freestyle no mundo, comemora seu 15º aniversário de competições com um grande evento em Madri, na Espanha. A pressão pesará sobre os ombros de Tom Pagès no espetáculo do Red Bull X-Fighters na Plaza de Toros de Las Ventas, onde o francês tentará derrotar campeões de edições passadas, como Clinton Moore (AUS), Dany Torres (ESP) e Levi Sherwood (NZL) pelo quarto ano consecutivo – um recorde.
Tom Pagès, que já teve seu nome gravado no livro dos recordes no ano passado pela sua terceira vitória consecutiva no evento mais competitivo na capital espanhola, volta à cidade brigar pelo título do Red Bull X-Fighters 2016, no dia 24 de junho, no 15º aniversário da competição em Madri, com saltos de até 30 metros de distância de 15 metros de altura em sua motocicleta. O atleta já teve vitórias recordistas na frente de públicos frenéticos e conhecedores da competição na arena em 2013, 2014 e 2015.
“Com certeza sinto ao mesmo tempo a pressão e o excitamento, porque as pessoas em Madri estão esperando por mim”, disse Pagès. “Quero vencer pela quarta vez. É uma pressão positiva. É incrível. É surreal. Vencer uma vez foi incrível, duas inacreditável, mas três vezes seguidas foi totalmente insano. Estou pronto para o quarto título. Madri tem a competição mais antiga e mais mítica do nosso esporte. É parte da história do FMX. Ter três vitórias foi totalmente excepcional. É uma sequência que quero manter”.
Mas Pagès, que acabou de conquistar a medalha de ouro na competição de melhor Quarterpiper no X Games, vai estar em uma grande batalha contra o atual campeão, Clinton Moore. O australiano volta à ação em Madri depois de uma temporada de 2015 brilhante, na qual conquistou três das cinco competições do campeonato. Como Pagès, Moore também foi para um espetáculo cheio de pressão na final do campeonato de 2015, em Abu Dhabi.
Os dois ases do esporte, junto com outros dez dos melhores pilotos, terão muitas manobras novas em suas mangas para o tão esperado evento em Madri, que tem sido, tradicionalmente, o lugar com a competição mais emocionante do FMX nos últimos 15 anos. Madri é o local onde os pilotos apresentam suas manobras pioneiras que desafiam a gravidade. Pagès afirma que ele desenvolveu um novo Front Flip Flair especialmente para a cidade.
O espanhol Torres, que venceu em Madri duas vezes, em 2009 e 2011, e Sherwood, da Nova Zelândia, que também é orgulhoso de sua vitória de 2012 na cidade, estarão em campo tentando impedir a vitória de Pagès. Também competindo pela Austrália está Rob Adelberg e, pelo Japão, Taka Higashino – ambos vencedores de outras competições do campeonato que têm as condições de vencerem em Madri.
Maikel Melero, da Espanha, e David Rinaldo, da França, também participam, assim como dois Novilleros, ou jovens aspirantes do esporte que foram escolhidos por fãs e pelo comitê de esportes do Red Bull X-Fighters depois de enviarem vídeos com suas melhores manobras. Sebastian Westberg, o primeiro piloto da Finlândia a competir em um evento do Red Bull X-Fighters, foi o que recebeu mais votos dos fãs pelo seu vídeo. Já Tom Robinson, da Austrália, impressionou o comitê de esportes, que incluía o diretor de esportes Tes Sewell, Torres e Sherwood. “Novilleros” é um termo para jovens toureiros que têm o primeiro gosto da ação na arena.
“Assisto a competição de Madri pela internet há anos, e planejava assistir mais uma vez neste ano de qualquer forma”, conta Westberg, admitindo que está emocionado por ter sido escolhido pelos fãs na primeira votação, mas jurou que não ficará assustado pela multidão de 20 mil pessoas em Madri – o dobro de qualquer público para o qual ele já se apresentou.
Robinson tem mais experiência com grandes multidões na Austrália, mas também só viu o espetáculo de Madri pela TV. “Minha empolgação definitivamente é maior que o nervosismo”, diz Robinson, que treinou com Adelberg e vê seu compatriota como o favorito para o título. “Estarei um pouco nervoso quando chegar lá, mas adoro pilotar para grandes multidões”.
Lista de pilotos: Clinton Moore (AUS), Tom Pagès (FRA), Dany Torres (ESP), Levi Sherwood (NZL), Maikel Melero (ESP), Rob Adelberg (AUS), Taka Higashino (JPN), David Rinaldo (FRA), Josh Sheehan (AUS), Adam Jones (USA), Sebastian Westberg (FIN), Tom Robinson (AUS)
Lista de juízes: Alvaro Dal Farra (ITA), Alexey Kolesnikov (RUS), Todd Potter (USA), Edgar Torronteras (ESP), Ronnie Renner (USA), Drake McElroy (USA)
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário