Toni Bou é homenageado pela Repsol pelos seus 30 títulos consecutivos

O piloto espanhol de Trial com 15 anos de carreira e 30 títulos mundiais consecutivos é homenageado com um vídeo sobre sua carreira no esporte. Confira!

Por Thiago Dantas

Texto Luiz Mingione

Quando se trata de Trial, Toni Bou é um nome incontestável, sendo um dos maiores pilotos da modalidade de todos os tempos. Em 2021, Bou atingiu a incrível marca de 30 títulos mundiais, o que reafirmou o seu domínio absoluto tanto no Trial “outdoor” como no X-Trial (“indoor”), por nada menos que 15 anos consecutivos de sucessos sem ter falhado uma vez sequer.

 


Toni Bou conquistou 30 títulos de mundiais consecutivos. O cara é um monstro! - Reprodução

 

Mas antes de Toni Bou enfrentar a temporada de 2022 o seu patrocinador, a Repsol Honda, fez uma homenagem este ano, produzindo um vídeo para o melhor piloto de todos os tempos e um dos maiores ícones da história do motociclismo esportivo, que mostra a carreira e a trajetória vitoriosa da lenda do Trial mundial. 

 

 

 

O vídeo simula o menino Bou, com nove anos, em 1996, acompanhando de olhos arregalados os pilotos de sua época com as incríveis manobras de habilidade que o esporte proporciona. O garoto que cresceu vendo e admirando seus ídolos, hoje os superou batendo todos os recordes de campeões como, Jordi Tarrés, Dougie Lampkin, Marc Colomer e outros.

 

Mas o que é o Trial?

 

É uma categoria do motociclismo esportivo, cujo conceito básico é superar obstáculos de maior ou menor extensão em uma motocicleta especialmente projetada para isso.

Dentro do motociclismo, o Trial é sem dúvida a categoria mais técnica, mas ao mesmo tempo uma das menos conhecidas apesar da sua beleza como espetáculo. A velocidade é irrelevante e o que importa é a verdadeira combinação de habilidade entre o piloto e sua máquina.

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Toni Bou (@tonibou)

 

Hoje, as motocicletas de Trial são muito leves, pesando aproximadamente 70 kg em média, com chassi minimalista e poucas partes plásticas que são finas e flexíveis, e que se dobram sem serem danificadas em caso de queda, que são comuns no esporte.  A maioria das motocicletas é equipada com motores de quatro tempos, embora existam modelos com motores de dois tempos.

Para praticar o esporte é preciso ter um ótimo controle da motocicleta, principalmente do acelerador, freios e embreagem. Além de ter muita agilidade e boa forma física, pois a prova é muito mais exigente do que pode parecer devido ao esforço físico constante e à postura em cima da moto, praticamente em pé na maioria do tempo já que a moto não tem banco. Neste esporte só há uma forma de progredir, que é com muito treino para  assimilar técnica e experiência.

  

Existem dois campeonatos de Trial, entenda: 

 

O Trial World Championship é realizado ao ar livre (outdoor) e é composto por oito etapas em oito países do mundo. Em cada uma dessas provas, os pilotos têm que superar diferentes áreas com obstáculos naturais em cada um dos dois dias de competição.

 


Campeonato Trial Outdoor - Reprodução

 

E o X-Trial World Championship, que é um campeonato com sete provas “indoor” que são realizadas em áreas criadas com obstáculos artificiais e que ficam dentro de estádios cobertos. 


Campeonato de Trial Indoor - Reprodução

 

Em cada zona do circuito tanto, indoor como outdoor, os pilotos devem superar todos os obstáculos acumulando o mínimo de pontos possíveis, não cometendo erros durante o percurso da prova. Cada vez que o piloto põe um dos pés no chão, adiciona um ponto de penalização e por cada queda ou abandono de parte do circuito, acumula cinco pontos. O vencedor é aquele que somar menos pontos no final do evento.

Mas voltando a Toni Bou, uma pergunta que se faz ano após ano, é onde está o seu limite. A verdade é que a lenda do piloto de Barcelona só continua a crescer dentro do esporte. 

Os sonhos de menino de Toni Bou, foram mais do que cumpridos, e parece que a lenda do Trial mundial ainda vai continuar realizando mais alguns. Este ano, Bou se prepara para o desafio de continuar somando títulos e recomeçar como favorito no Campeonato do Mundo de Trial. Como Bou declara no vídeo:  “Porque os sonhos são feitos para se tornarem realidade”.

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br