STEWART FAZ A TRINCA NO AMA

Piloto iguala número de vitórias de Carmichael, mas segue em terceiro na classificação.

Por Thiago Fuganti

Apesar de ter sido disputada no dia da mentira, ninguém questionou se os três principais pilotos do AMA Supercross realmente tinham dado as cartas em mais uma prova da eletrizante competição off-road dos EUA. Mas a grande verdade na 13ª etapa da categoria, realizada no estádio texano de Reliant, foi a de que James Stewart segue em fase de brilhantismo e supremacia em relação a todos os oponentes.

O piloto da kawasaki foi soberano no último sábado, chegando a sua terceira vitória consecutiva e à sexta no ano, o que o deixou empatado com Ricky Carmichael em número de conquistas. O líder do campeonato terminou em segundo, com Chad Reed na terceira posição.

Quem chamou a atenção no início da corrida foi Michael Byrne, companheiro de Stewart, que tomou a dianteira por alguns metros. A festa do australiano, no entanto, foi logo estragada pelo vencedor da noite, que recebeu a bandeirada com mais de quatro segundos de vantagem sobre Carmichael.

“Estou rápido como o vento e em recuperação constante”, afirmou Stewart, após receber o troféu pela vitória. As declarações do piloto se explicam pela situação do certame: apesar das seis vitórias, James ainda permanece em terceiro na tabela de classificação, com 17 pontos a menos que o líder.

“Se eu quero ser campeão, tenho que vencer as corridas. Não posso pensar em outro resultado”, destacou Stewart, ao menos já mais próximo da vice-liderança — tem 264 pontos contra 269 de Reed.

Sem vencer há três etapas, Carmichael negou que já esteja administrando a vantagem da liderança. “Eu larguei bem, mas perdi muito tempo atrás do Michael e fiquei sem chances de acompanhar o James. Pilotei rápido e não fui conservador. Tenho uma decente folga na tabela de pontos, mas eu quero vencer mais corridas, então preciso melhorar um pouco mais”, acrescentou.

Embora admita que a competição esteja interessante para o público, Carmichael se disse determinado a interromper a seqüência de glórias do rival. “Estamos empatados em número de conquistas, e não quero ser superado”, avisou o atual campeão.

A 14ª etapa, no próximo fim de semana, será realizada no Texas Stadium.

Resultado no estádio Reliant:

1) James Stewart (Kawasaki)
2) Ricky Carmichael (Suzuki)
3) Chad Reed (Yamaha)
4) Kevin Windham (Honda)
5) Michael Byrne (Kawasaki)
6) Ivan Tedesco (Suzuki)
7) Travis Preston (Honda)
8) Nicholas Wey (Honda)
9) Tim Ferry (Honda)
10) Ryan Clark (Honda)


Classificação:

1) Ricky Carmichael, 281 pontos
2) Chad Reed, 269
3) James Stewart, 264
4) Ivan Tedesco, 209
5) Nicholas Wey, 198
6) Michael Byrne, 197
7) Travis Preston, 160
8) Ernesto Fonseca, 125
9) Mike LaRocco, 108
10) Tim Ferry, 108


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br