Stefan Everts, a lenda do motocross mundial está no Brasil

Conversamos com o piloto para saber mais sobre sua passagem no país e suas expectativas do curso de pilotagem

Por Paulo Souza

O maior nome do motocross mundial, Stefan Everts, está no Brasil para realizar alguns cursos e dar treinamento para pilotos brasileiros. O piloto belga que se sagrou o maior nome da modalidade após conquistar dez títulos mundiais e quebrar vários recordes, conversou com a equipe do MOTO.com.br e disse sobre as experiências que pretende passar para os brasileiros.

“Nos cursos que irei realizar pretendo passar todo meu conhecimento técnico e teórico, ensinar o jeito certo de realizar curvas utilizando os freios, embreagem e principalmente ensinar o posicionamento correto e a conexão entre o piloto e a moto”, disse Stefan.

Ao todo, Stefan Everts passará por três cidades do Brasil. Os cursos serão realizados em  Mogi das Cruzes (SP), 17 e 18 de outubro, Belo Horizonte (MG), 20 e 21, e em Caixas do Sul (RS), nos dias 23 e 24 de outubro.

Apesar de o Brasil possuir grandes pilotos na modalidade, ainda estamos muito atrás no ranking mundial. Perguntei para Stefan a respeito de sua opinião sobre o nível de pilotagem dos brasileiros em relação aos europeus. “É difícil te responder, pois o motocross foi inventado na Europa e essa tradição vem de muito tempo. Hoje a Europa recebe quase todas as etapas do Mundial e existe muito profissionalismo por parte de todos, isso facilita de alguma forma para que os pilotos europeus estejam com um nível um pouco maior”, comentou o piloto.

Mesmo o Brasil recebendo uma etapa do Mundial de Motocross, nenhum piloto do nosso país disputa esta competição. Pensando nisto perguntei para Stefan Everts o que falta para os pilotos brasileiros chegarem para disputar o Mundial de Motocross.

- Os brasileiros precisam ser mais rápidos, talvez se tiverem a oportunidade de competirem e treinarem no exterior junto com outros pilotos tenho certeza que conseguirão resultados melhores, principalmente se começar cedo desde criança. Na Europa as crianças que treinam juntas e sempre tem uma que se destaca, ai as outras vão ter que se dedicar para alcançar o mesmo nível e assim eles ficam a cada dia mais rápidos.- disse Stefan Everts, que completou, “estou ansioso para ver se encontro algum talento durante os cursos que darei aqui no Brasil, espero poder ajudar com minha experiência para o desenvolvimento deste esporte por aqui”.

Depois de um rápido bate papo na Fazenda da ASW, em Mogi das Cruzes, o piloto foi direto para a pista mostrar um pouco do seu talento. Aproveitamos e tiramos algumas fotos, confiram.

Fotos: Paulo Souza


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br