Em 2003, eram dez estrangeiros. No ano seguinte foram apenas seis, em 2005 totalizaram 15 e na última edição, 19. Para a prova de 2007, que terá início no dia 8 de agosto em Goiânia, o Rally dos Sertões reunirá um contingente internacional ainda maior. Ao todo, 23 pilotos e navegadores de fora do país.
A afluência estrangeira tem explicação. A tradicional competição off-road das Américas vale pontos para o Mundial de Rally para motos e quadriciclos. Dos 23 participantes vindos de fora do Brasil, 14 correrão nessas categorias.
Oito países do exterior estarão representados: Portugal, Chile, França, Bélgica, Polônia, Uruguai, Argentina e Noruega. O destaque entre os corredores é o francês Cyril Després, atual campeão do Sertões entre as motos e duas vezes vencedor do Rally Dakar, em 2005 e 2007.
Quanto aos competidores de “casa”, representarão diversas regiões do território nacional, totalizando 17 Estados. O maior número de participantes é de São Paulo, com 102 inscritos, seguido de Minas Gerais (19), Rio de Janeiro (18) e Paraná (15). A lista segue com Ceará, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Santa Catarina, Goiás, Tocantins, Alagoas, Sergipe, Bahia, Rio Grande do Norte, Roraima, Pernambuco e Maranhão.
O rali contará com um total de 243 participantes, entre pilotos e navegadores, distribuídos em 161 veículos. Serão 83 motos, 58 carros, 12 caminhões e oito quadriciclos.
A prova cruzará seis Estados brasileiros em um percurso total de 4.776 quilômetros, dos quais 2.741 cronometrados, em direção a Salvador. A lista definitiva de inscritos sairá no dia 7 de agosto, em Goiânia.
Conheça os estrangeiros que correrão entre as motos:
Portugal (3)
- João Rosa
- Luis Ferreira
- Pedro Bianchi Prata
Chile (2)
- Francisco López Contardo
- Jaime Prohens
França (3)
- Cyril Després
- Ludovic Boinnard
- David Casteu
Polônia (2)
- Jacek Czachor
- Marek Dabrowski
Uruguai (2)
- Laurent Lazard
- Javier Fernandez Diego
Argentina (1)
- Edgardo Omar Vega Pata
Noruega (1)
- Pal Anders Ullevalsetter
Equipe MOTO.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário