Off-Road
Off-Road
O Rally Internacional dos Sertões terminou no último dia 20 em Fortaleza (CE), mais precisamente no Beach Park. Foram cerca de 4.500 quilômetros percorridos em dez dias, entre Goiânia (GO) e a capital cearense. Largaram 155 veículos, entre motos, quadriciclos, carros e caminhões. Destes, 112 chegaram ao destino final da 18ª edição da segunda maior prova fora-de-estrada do planeta. Apenas alguns, entretanto, foram os campeões de suas respectivas categorias.
Além dos vencedores gerais - Marc Coma (motos); Rafal Sonik (quadris); Guilherme Spinelli e Youssef Haddad (carros); e Marcos Cassol, Rodrigo Mello e Davi Fonseca (caminhões) -, outras 19 categorias foram premiadas. Motos e carros foram os veículos com maior número de subdivisões.
Mais sete campeões nas motos
Bicampeão do Dakar, Coma faturou sua primeira vitória na maior aventura brasileira sobre rodas entre todos que disputaram em duas rodas e também na categoria Super Production Over - válida pelo mundial da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) para motos com mais de 450 cm³ de cilindrada até 1300cc. Com o quarto lugar no Sertões, o francês David Casteu venceu a etapa do campeonato mundial de cross country na categoria Super Production 450 - motocicletas e protótipos com motorização a partir de 250 até 450 cm³ de cilindrada - e, de quebra, conquistou seu primeiro título mundial.
Segundo colocado na geral, o mineiro Felipe Zanol foi o campeão na Production 450 -válida pelo mundial da FIM para motocicletas de série até 450cc, dois e quatro tempos. Laurent Lazard, na Production Over - para motos de 450cc até 700cc.
Pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, na categoria Sport - motocicletas com motorização dois tempos até 380cc ou motorização quatro tempos até 700cc -, que valeu pontos pelo nacional da modalidade, o vencedor foi Guto Klaumann; assim como Marcos Finato, na Super Production - motos e protótipos a partir de 250cc até 1300cc com preparo livre -; Felipe Zanol, na Production - motos até 450 cm³ de cilindrada, de dois e quatro tempos, seguindo normas FIM, e motos off-road produzidas no Brasil de até 700cc. Pela categoria Brasil até 450cc - motos até 450cc, de dois e quatro tempos, produzidas no país com preparo livre - o campeão foi Dautim Cimetta.
Confira a tabela com todos os campeões do 18º Rally Internacional dos Sertões:
Motos
Geral - Marc Coma (ESP) - KTM 690
Mundial FIM Super Production Over - Marc Coma (ESP) - KTM 690
Mundial FIM Super Production 450 - David Casteu (FRA) - Sherco 450
Mundial FIM Production Over - Laurent Lazard (URU) - KTM 690
Mundial FIM Production 450 - Felipe Zanol (BRA) - Honda 450
Campeonato Brasileiro Sport - Guto Klaumann (BRA) - Yamaha 450
Campeonato Brasileiro Super Production - Marcos Finato (BRA) - KTM 525
Campeonato Brasileiro Production - Felipe Zanol (BRA) - Honda 450
Campeonato Brasileiro Brasil até 450cc - Dautim Cimetta (BRA) - Honda 300
Quadris
Geral - Rafal Sonik (POL) - Yamaha 900
Mundial FIM Quads - Rafal Sonik (POL) - Yamaha 900
Campeonato Brasileiro Quadris Extreme - Francinei Costa (BRA) - Yamaha 700
Campeonato Brasileiro Quadris 450 - Tom Rosa (BRA) - Yamaha 450
Carros
Geral - Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (BRA) - Mitsubishi Triton SR
Protótipo T1 - Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (BRA) - Mitsubishi Triton SR
Protótipo T1 - Etanol - Klever Kolberg/Flavio França (BRA) - Protom
T1 FIA - Paulo Nobre "Palmeirinha"/Luiz Carlos Palu - BMW X3
T2 FIA - Sven Fischer/João Luiz Stal - Mitsubishi Pajero
Super Production - Luiz Facco/Silvio Deusdará - Mitsubishi L200
Production T2 - Victor Valente/Daniel Simon - Toyota Hilux
Caminhões
Geral - Marcos Cassol/Rodrigo Mello/Davi Fonseca (BRA) - Ford F4000
Caminhões Leves - Marcos Cassol/Rodrigo Mello/Davi Fonseca (BRA) - Ford F4000
Caminhões Pesados - Ulysses Marinzeck/Cesar Botas/Adriano Silva (BRA) - Ford Cargo 1722