Sam Sunderland vence nas motos o Rally Abu Dhabi Desert Challenge 2022
Stéphane Peterhansel e Chaleco López conquistaram vitórias nos carros e UTVs respectivamente.
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Cinco etapas no deserto de Abu Dhabi, com um total de 1.500 quilômetros, levaram um comboio incluindo carros, motos e UTVs ao limite durante o Rally.
Na categoria motos o inglês Sunderland, piloto oficial da GasGas Factory amplia sua liderança no campeonato de Rally Cross Country com a vitória em Abu Dhabi após seu recente triunfo no último Dakar.
"É ótimo conseguir mais uma vitória e aumentar minha liderança no campeonato. Também é bom poder recompensar a equipe assim porque todos trabalharam muito duro." declarou Sunderland
Os pilotos da equipe Red Bull KTM Factory Racing, Toby Price e Matthias Walkner, terminaram em quarto e quinto lugares da geral respectivamente, com Kevin Benavides em décimo terceiro na geral após um problema mecânico em sua moto.
Nos UTVs, Chaleco López venceu na categoria T3, e aumentou sua liderança no campeonato também, após a sua vitória no Dakar do início deste ano, deixando a rival Cristina Gutiérrez em segundo, que ficou na cola do chileno durante toda a prova.
"Estou muito feliz por terminar este Rally super difícil com um resultado vencedor. Um resultado como este nos dá muita confiança para todo o trabalho duro ainda a ser feito este ano". Disse Chaleco Lopez
O companheiro de Cristina Gutierrez na equipe júnior da Red Bull Off-Road, Seth Quintero, conquistou seu primeiro pódio geral no Campeonato Mundial de Rally e está em terceiro lugar no campeonato na categoria.
Nos carros, Peterhansel, várias vezes vencedor do Rally Dakar, fez história na categoria em Abu Dhabi ao se tornar o primeiro piloto a vencer um Rally-Raid Cross-Country com um carro da categoria T1-E, promovendo energias sustentáveis no esporte.
O francês de 56 anos, e seu co-piloto Edouard Boulanger, mantiveram seu Audi RSQ E-Tron e seu trem de força eletrificado no ritmo enquanto o atual campeão do Dakar Nasser Al-Attiyah não conseguiu completar a etapa de abertura com sua Toyota Hilux, mas retornou à corrida no dia seguinte e venceu as quatro etapas restantes, mas já sem chances de pódio.
"Ganhar um Rally-Raid Cross-Country com um carro elétrico mostra o quão longe chegamos em um curto espaço de tempo. Esta é uma nova geração de carros e uma nova página do livro de Rally-Raid” disse Peterhansel.
Outra lenda do Rally, o também francês Sébastien Loeb se manteve na prova após um começo complicado, mas registrou quatro pódios com seu BRX Hunter ao lado do navegador Fabian Lurquin, para terminar em quarto lugar, o que o coloca na liderança do Mundial 2022 do Campeonato Rally-Raid por um ponto
A próxima prova do Campeonato Mundial de 2022 será o Rally da Andaluzia de 7 a 12 de junho.
Classificação do Campeonato Mundial de Rally Cross Country 2022
1. Sam Sunderland. Gas Gas 63 pontos
2. Pablo Quintanilla. Honda 46 pontos
3. Matthias Walkner KTM 35 pontos
1. Francisco Lopez Contardo Can Am 141 pontos
2. Cristina Gutierrez. OT3 116 pontos
3. Seth Quintero. OT3 97 pontos
1. Sebastien Loeb. BRX 113 pontos
2. Nasser Al Attiyah Toyota 112 pontos
3. Yazeed Al Rajhi Toyota 111 pontos
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário