Piloto brasileira Moara Sacilotti brilha no South American Rally Race

Conheça a história de determinação de Moara Sacilotti no South American Rally Race. Única mulher competindo na categoria motos.

Por Thiago Dantas

A piloto brasileira Moara Sacilotti (equipe MUSA), entrou na competição do Campeonato Latino Americano de Rally após sua participação no South American Rally Race, realizado de 01 a 10 de fevereiro. O evento, que marca o início do Campeonato, percorreu aproximadamente 3 mil quilômetros pelo deserto argentino, nas regiões de Catamarca e Rioja.

 


Foto: Sanderson Pereira

 

Moara, reconhecida como pioneira entre as mulheres no rally brasileiro, conquistou o 5º lugar na categoria M2, sendo a única mulher entre os competidores de motos no SARR. Ela expressou sua expectativa por uma categoria feminina no Latino, ressaltando sua importância para atrair mais mulheres para o esporte.

Com 8 etapas (além do prólogo e super prime que antecederam as disputas de fato) e desafios inéditos para a piloto, como navegar por rumo de bússola (CAP). Moara enfrentou altas temperaturas (chegando a pegar 45°C) terrenos variados e complexos, incluindo dunas, fesh-fesh (pó extremamente fino) e extensões de areia com pedras, demandando habilidades técnicas e físicas excepcionais. Em uma queda durante uma etapa, ela enfrentou dificuldades físicas extras para levantar a moto da areia fofa. “Nesse dia eu fiquei exausta como nunca, mas eu só conseguia agradecer a oportunidade de estar lá, de pilotar em lugares únicos e competir em um rally tão bem organizado”, relata Moara. 

 

  

 

Além de muita técnica de pilotagem e preparo físico, o rally também exigiu um equilíbrio mental acima do que a piloto está acostumada no Brasil, até mesmo para administrar a hidratação porque o calor e a seca estavam absurdos. A piloto, que estava muito bem preparada, destaca ainda, a importância das marcas que a patrocinam:


Foto: Sanderson Pereira

 

“A qualidade dos produtos que me apoiam foi fundamental para que eu conseguisse completar o SARR. A Baterias Pioneiro demonstrou uma superioridade incrível, já que tive que dar muitas partidas na moto com ela engatada, ventoinha ligada, farol aceso, equipamentos de navegação funcionando... Outros pilotos ficaram sem bateria lá no meio do deserto e passaram sufoco para sair, enquanto isso, eu estava muito tranquila porque uso a bateria da Pioneiro. Também fui muito feliz na escolha de pneus, pilotei todos os dias com o Pirelli Scorpion XC MidSoft, que é um pneu macio, perfeito para o terreno arenoso, mas que resiste bravamente as longas distâncias das etapas do SARR. Destaque também para meus conjuntos Toro Sports que sobreviveram aos incontáveis espinhos na beira do caminho, além de me proteger deles! ” 

 


Foto: Sanderson Pereira

 

De volta ao Brasil, Moara agora se concentra na preparação para o Brasileiro de Rally, que tem início em abril com o RN1500, enquanto planeja seu retorno ao South American Rally Race no futuro.

Moara Sacilotti tem patrocínios de Baterias Pioneiro, Pirelli, Bieffe Capacetes, Motul, Toro Sports, Jus Whey, Caminhos das Serras. E representa a equipe MUSA – Mulheres Unidas Sertões a Dentro.

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br