Os motores já estão esquentando para o Rally Dakar 2022!
Com ex piloto de MotoGP participando, esse será um ano marcante para essa, que é considerada como a mais difícil do mundo!
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
O calendário de 2021 já acabou para o esporte de competição em 2 rodas, mas para o início de 2022, o ano recomeça com o desafio do maior e mais difícil rally do mundo; o Rally Dakar. Criado por Thierry Sabine e que hoje leva só o nome da cidade onde a prova terminava quando era em terreno africano. Isso ocorreu de 1979 até 2007. Em 2008 a prova foi cancelada por causa de ameaças terroristas, em 2009 veio para a América do Sul onde ficou até 2019 e, agora está na terceira edição em um país do Oriente Médio, à Arábia Saudita.
O Rally Dakar, prova organizada pela ASO (Amaury Sport Organisation) começa dia 01 de janeiro e termina dia 14 com total de 8.375 km sendo 4.258 km de trechos de velocidade cronometrados.
Para 2022 a organização promete trechos novos, diferente das duas edições anteriores. Muita areia e dificuldades na navegação serão ingredientes que irão dificultar a vida dos pilotos nos 14 dias de prova que inclui um dia de descanso.
Com algumas novidades, a prova de 2022 terá a participação de veículos com propulsão a hidrogênio e elétrica, tendência mundial no esporte de competição e também no uso urbano para o dia a dia em substituição aos motores a combustão.
Nos carros, a equipe Audi Sport compete com protótipos elétricos movidos por baterias de alta voltagem recarregadas durante a pilotagem por um conversor de energia em forma de motor altamente eficiente. Serão 3 carros pilotados por, Stéphane Peterhansel o maior vencedor da história do Dakar nas motos e carros, Carlos Sainz e Mathias Ekeströn.
Outra novidade é a participação do ex-piloto da Moto GP Danilo Petrucci. Acostumado com as motos de velocidade em circuitos de asfalto, ele é um estreante na prova e vai correr o Rally Dakar com uma KTM 450 na equipe Tech 3, com apoio oficial de fábrica.
Petrucci, tem resultados relevantes na sua carreira no Moto GP, mas é sua primeira participação em uma prova de rally.
Na terra ele tem a experiência das motos Off Road no Enduro e no motocross, esporte praticado como hobby entre as folgas do calendário pela maioria dos pilotos da Moto GP.
Será um grande desafio para Petrucci que tem como objetivo nesta primeira participação chegar ao final da prova.
Se ele vai terminar o mais difícil rally do mundo na sua primeira participação é uma incógnita, pois é uma competição cheia de surpresas e imprevistos, inerentes até para pilotos muito experientes.
No Rally Dakar, quando a prova ainda era realizada na África, existia uma estatística divulgada pela organização do rally de que, só 5% dos participantes terminavam a prova em sua primeira participação e somente 1% com vitória na primeira participação.
Para Petrucci estar em uma equipe de fábrica com ótima estrutura de apoio e com pilotos experientes como companheiros, faz toda a diferença. Digo isso pois, em 2002, quando fiz parte da equipe Petrobras / BR Lubrax de Klever Kolberg e André Azevedo, tendo Juca Bala como companheiro das motos, eu era o estreante e a estrutura da equipe foi fundamental para que eu terminasse o Rally Paris Dakar com vitória na categoria 250cc.
Uma coisa é certa, de bobo Petrucci não tem nada, vamos acompanhar o desempenho e torcer pelo italiano ex-piloto da Moto GP em sua 1a participação no Rally Dakar para que termine a prova e quem sabe, por que não, com um bom resultado na Arábia Saudita em 2022.
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