Off-Road
Off-Road
O piloto italiano Antonio Cairoli dominou as duas baterias do Grande Prêmio de Motocross de Limburgo, na Bélgica, conquistando sua quinta vitória consecutiva na temporada e sendo o melhor ainda na corrida de classificação, no sábado. Na MX2, foi Ken Roczen quem saiu vitorioso e, finalmente, conseguiu a sua tão esperada primeira vitória do ano.
Max Nagl sofreu um pouco na pista belga, mas terminou em segundo no pódio depois de terminar em terceiro e segunda nas corridas de domingo. O terceiro foi o piloto da casa Clement Desalle, que foi terceiro e quarto nas corridas.
Ken Roczen não venceu as duas baterias, mas o primeiro e segundo lugares fizeram com que ele conquistasse sua primeira vitória da temporada. O segundo da MX2, foi Jeffrey Herlings, que venceu a segunda bateria e o terceiro foi o líder da competição, Marvin Musquin.
MX1
O piloto da Red Bull KTM Antonio Cairoli voltou a subir ao lugar mais alto do pódio e provou que se sente em casa em Lommel – como ele já tinha dito anteriormente. “Eu também moro em Lommel”. O italiano dominou as duas baterias do início ao fim, escolhendo as melhores linhas de uma pista conhecida por ser uma das mais difíceis do campeonato. Cairoli também aumento a vantagem no Campeonato para o segundo colocado, Desalle, que agora está a 79 pontos do líder.
O segundo luga do pódio foi do seu companheiro de equipe Max Nagl, que recuperou a confiança depois de um bom tempo afastado do pódio por causa de uma contusão na clavícula no GP da França. O alemão conseguiu os dois holeshots nas corridas e, mesmo tentando seguir as linhas de Cairoli a se manter no topo, ele admitiu que não dava pra acompanhar Cairoli neste fim de semana.
Em terceiro lugar ficou o piloto da Rockstar Teka Suzuki, Clement Desalle. Não era o fim de semana que ele esperava, uma vez que ele pretendia mostrar aos fãs belgas porque ele é o segundo no campeonato. Uma vez mais, o belga travou uma disputa acirrada com Philippaerts nas duas baterias, com Desalle passando o italiano nas duas vezes e terminando em terceiro e quarto.
O piloto da Yamaha Monster Energy, Phhilippaerts não conseguiu manter o ritmo dos seus rivais depois de largar em terceiro nas duas baterias e terminou em quarto e quinto. Ele até poderia ter subido ao pódio se não tivesse se acidentado na segunda bateria, mas teve que se contentar com um quarto lugar geral.
O quinto lugar foi do piloto da LS Motors Honda Tanel Leok, que ficou fora do pódio por causa de muitos erros na primeira bateria, onde terminou somente em 13º. Na segunda bateria, ele saiu de nono para segundo, mostrando para todos sua velocidade e pontencial na areia.
O belga De Dycker foi somente o sexto geral mesmo correndo em casa, onde, ano passado, ele conseguiu a vitória e seu compatriota Steve Ramon terminou em oitavo em uma corrida em que vivenciou muitos altos e baixos. Ramos estava lutando pelo terceiro lugar nas duas baterias, mas as trilhas de Lommel fizeram com que ele caísses duas vezes, perdendo as chances de estar no pódio no seu GP de casa.
Gonçalves trabalhou muito duro para terminar em sétimo. O português não teve boas largadas mas se recuperou nas duas baterias para terminar em sexto e sétimo. Bobryshev não foi esteve bem na Bélgica este fim de semana e terminou em 11º geral. O russo estava envolvido em um grande acidente no início da primeira corrida, mas conseguiu se recuperar e alcançar a 10ª posição. Entretanto, um erro no final fez com que ele terminasse em 12º. Na segunda bateria, largou mal de novo e terminou em 9º.
O japonês Yu Hirata terminou em 31º mas espera estar na pista novamente no próximo fim de semana, no GP da República Tcheca, em Loket. A equipe Kawasaki Racing esteve mal este fim de semana, não tendo Boog nas corridas por causa de uma contusão na perna esquerda. Pourcel também não terminou nenhuma das baterias e Barragan foi 14º depois de muito tempo fora das pistas.
MX2
O piloto da Teka Suzuki Europa, Ken Roczen finalmente conseguiu sua primeira vitória no ano depois de mostrar a sua técnica no GP de Lommel. Ele conseguiu cinco ultrapassagens na primeira corrida para assumir a liderança e ainda abriu uma boa vantagem sobre seus perseguidores. Depois da vitória na primeira bateria, Roczen conseguiu um segundo lugar na bateria final. O alemão não conseguiu esconder sua felicidade depois de vencer seu GP, depois de estar muito perto da vitória, mas o infortúnio sempre foi o seu maior rival. No momento, ele é o segundo no campeonato, 78 pontos atrás de Musquin e 23 pontos a frente do terceiro, Frossard.
O piloto da Red Bull KTM Jeffrey Herlings, teve um amargo segundo lugar obtido em uma de suas pistas preferidas. O holandês liderou a primeira corrida por algumas voltas, mas um erro nas cavas de Lommel fizeram com que ele perdesse a liderança e terminasse em terceiro. A segunda corrida foi dominada por ele, que é especialista na areia, pilotando de forma tranqüila até a bandeira quadriculada e subindo no segundo lugar do pódio.
Quem completou o pódio foi o piloto da Red Bull KTM Marvin Musquin, que sofreu mais do que esperava e, mesmo largando de forma sensacional como sempre, não conseguiu acompanhar o ritmo dos ponteiros. Ele ainda está na liderança da MX2, mas terá que focar na prova do próximo fim de semana, em Loket, pista que nunca teve bons resultados – um pé quebrado em 2008 e problemas técnicos em 2009 – se quiser se consolidar na liderança.
O piloto Joel Roelants, da Nestaan JM Racing KTM, terminou em quarto no GP que correu em casa, terminando em 4º e 5º lugar nas baterias, depois de duas recuperações sólidas. Gautier Paulin completou o top five com um sétimo e um quarto lugares e subiu duas posições na classificação do campeonato. Ele agora chega em 11º na próxima etapa do campeonato. Frossard terminou em oitavo depois de ter vencido na Suécia. O francês sabia que não seria um bom fim de semana pra ele, uma vez que não pontuou nesta pista no ano passado. Seu companheiro de equipe, Van Horebeek, terminou em 9º no geral.
MX1 Primeira Bateria:
1) Antonio Cairoli (ITA/KTM), 41min00s981
2) Maximilian Nagl (ALE/KTM), + 12s951
3) Clement Desalle (BEL/Suzuki), + 24s246
4) David Philippaerts (ITA/Yamaha), + 34s721
5) Steve Ramon (BEL/Suzuki), + 41s527
6) Rui Goncalves (POR/KTM), + 1min10s355
7) Ken de Dycker (BEL/Yamaha), + 1min22s494
8) Gareth Swanepoel (RSA/Honda), + 1min24s510
9) Joshua Coppins (NZL/Aprilia), + 1min25s710
10) Kevin Strijbos (BEL/Suzuki), + 1min39s053
MX1 Resultados Segunda bateria:
1) Antonio Cairoli (ITA/KTM), 39min59s056
2) Tanel Leok (EST/Honda), + 34s683
3) Maximilian Nagl (ALE/KTM), + 40s531
4) Clement Desalle (BEL/Suzuki), + 54s689
5) Ken de Dycker (BEL/Yamaha), + 1min10s895
6) David Philippaerts (ITA/Yamaha), + 1min15s116
7) Rui Goncalves (POR/KTM), + 1min18s419
8) Joshua Coppins (NZL/Aprilia), + 1min27s807
9) Evgeny Bobryshev (RUS/Honda), + 1min30s103
10) Gareth Swanepoel (RSA/Honda), + 1min32s359
MX1 Geral da Etapa:
1) Antonio Cairoli, 50 pontos
2) Maximilian Nagl, 42
3) Clement Desalle, 38
4) David Philippaerts, 33
5) Tanel Leok, 30
MX1 Classificação do campeonato:
1) Antonio Cairoli, 484 pontos
2) Clement Desalle, 405
3) David Philippaerts, 364
4) Maximilian Nagl, 348
5) Steve Ramon, 341
MX2 Resultados Primeria bateira:
1) Ken Roczen (ALE/Suzuki), 40min03s130
2) Marvin Musquin (FRA/KTM), + 15s298
3) Jeffrey Herlings (HOL/KTM), + 32s719
4) Joel Roelants (BEL/KTM), + 37s586
5) Shaun Simpson (ING/KTM), + 49s812
MX2 Resultados Segunda bateria:
1) Jeffrey Herlings (HOL/KTM), 41min49s178
2) Ken Roczen (ALE/Suzuki), + 07s430
3) Marvin Musquin (FRA/KTM), + 17s879
4) Gautier Paulin (FRA/Yamaha), + 28s301
5) Joel Roelants (BEL/TM), + 37s546
MX2 Geral da etapa:
1) Ken Roczen, 47 pontos
2) Jeffrey Herlings, 45
3) Marvin Musquin, 42
4) Joel Roelants, 34
5) Gautier Paulin, 32
MX2 Classificação do campeonato:
1) Marvin Musquin, 480 pontos
2) Ken Roczen, 402
3) Steven Frossard, 379
4) Jeffrey Herlings, 371
5) Shaun Simpson, 298