Mundial de MX: Cairoli e Musquin vencem em Bonver

Os pilotos da KTM levaram a melhor na MX1 e MX2, respectivamente, no Grande Prêmio da República Tcheca que aconteceu neste fim de semana.

Por Roberto Brandão

A chuva que tomou conta da República Tcheca no sábado deu lugar a um belo dia de sol, e o que aconteceu em Bonver foi mais um grande duelo do Mundial de Motocross, que deu as vitórias para Antonio Cairoli, na MX1, e Marvin Musquin na MX2. Ambos lideram em suas categorias e têm a chance de conquistar o título na próxima etapa, no Brasil.

Cairoli subiu em primeiro lugar, vencendo Clement Desalle e Tanel Leok, sendo que o último conseguiu vencer a primeira bateria chegando a frente de Cairoli, que se recuperou vencendo a etapa final. Steve Ramon e Max Nagl completaram os cinco primeiros, a frente de David Philippaerts.

Musquin e Ken Roczen lutaram muito pela vitória no GP da República Tcheca, mas foi Musquin terminou na frente graças a vitória na bateria final. Roczen, que venceu a primeira bateria, não conseguiu nada mais que um segundo lugar na bateria final e terminou em segundo, enquanto Gautier Paulin foi o gerceiro geral. Steven Frossard bateu na primeira bateria e foi sétimo geral.

MX1


Após vencer o GP da República Tcheca, o piloto da Red Bull KTM, Antonio Cairoli, conseguiu sua terceira vitória consecutiva na temporada e chegou a seis conquistas no ano. O italiano teve a vitória na primeira bateria tomada por Tanel Leok que andou muito rápido, mas se recuperou na segunda bateria, liderando toda a prova e estendendo seu número de volts lideradas para 222 – exatamente o mesmo número com que o piloto compete. Agora, o italiano está muito perto do seu segundo título da MX1, uma vez que ele lidera a competição com 84 pontos de vantagem sobre os seus adversários.

Quem terminou em segundo lugar na prova foi Clement Desalle, da equipe Rockstar Teka Suzuki que, no ano passado, havia conquistado na mesma pista a sua primeira vitória na carreira. Desalle teve problemas na largada da primeira bateria e teve que fazer uma corrida de recuperação, que lhe rendeu o terceiro lugar. O belga conseguiu uma largada muito melhor na bateria final, mas não conseguiu segurar Antonio Cairoli e terminou em segundo lugar.

Tanel Leok, da LS Motors Honda, estava no caminho para vencer o seu segundo GP no ano, depois de bater Cairoli na primeira bateria. Um acidente na bateria final poderia ter complicado a prova de Leok, mas o piloto da Estônia conseguiu se recuperar e terminar em quinto lugar, subindo no pódio com seis pontos de vantagem sobre o quarto colocado.

O piloto da Rockstar Teka Suzuki, Steve Ramon, foi quarto no geral, assegurando a posição com um final de segunda bateria impressionante. Depois de terminar em um amargo sexto lugar na primeira bateria, Ramon se recuperou na prova final, terminando na terceira colocação.

Quem completou o top five foi o piloto da Red Bull KTM Max Nagl, que fez um quinto e um quarto lugar nas baterias. Philippaerts teve problemas e acabou fora do top five. O italiano terminou em sexto lugar depois de um acidente na etapa final. Na primeira bateria, ele havia ficado em quarto lugar.

Bobryshev foi sétimo, a frente de Gonçalves, Strijbos e Coppins que completaram os top ten. Guarnieri não conseguiu pontuar e ficou em último lugar, após uma contusão nas costas causado por um acidente na primeira bateria.

MX2

O piloto da Red Bull KTM Marvin Musquin finalmente quebrou a seqüência de falta de sorte em Loket – onde ele quebrou o pé em 2008 e a moto em 2009 – vencendo o GP da República Tcheca após uma apertado duelo com o rival Roczen. Quando ele conseguiu alcançar o segundo lugar na primeira bateria, Roczen já estava muito rápido para ser alcançado mas, na segunda bateria os dois lutaram muito pela vitória.

Musquin largou na frente, depois Roczen fez a ultrapassagem mas errou e devolveu a posição para Musquin, cruzando a linha de chegada na frente e terminando no lugar mais alto do pódio. A vantagem de 78 pontos permanece inalterada e o GP do Brasil será a primeira oportunidade para que o francês conquiste o título. Musquin, aliás, venceu seu primeiro título no país ano passado.

O piloto da Teka Suzuki Ken Roczen estava totalmente preparado para conquistar outra vitória depois de quebrar o gelo em Lommel, com a primeira vitória no ano. O alemão dominou a bateria de abertura, mas um acidente na etapa final, enquanto tentava abrir vantagem sobre Musquin, fez com que ele mudasse seus planos e se resignasse com um seguro segundo lugar. Terminando em segundo geral, Roczen conquistou o mesmo número de pontos que Musquin e agora está ansioso para conquistar outra vitória no GP do Brasil.
Comemorando muito seu segundo pódio depois de uma temporada difícil em 2010, o piloto da Yamaha Monster Energy Gautier Paulin foi o terceiro no pódio Tcheco. Se recuperando de uma má largada na primeira bateria, Paulin conseguiu um sextou lugar mas se garantiu no pódio depois de um sólido terceiro na bateria final. O francês está agora mais perto do top ten do campeonato, mesmo tendo perdido as quatro primeiras provas.

O piloto da Kawasaki CLS Van Horebeek perdeu o pódio por somente um ponto, terminando em quarto geral. O belga foi quarto na primeira moto, depois de tentar conquistar o terceiro lugar botando pressão no novato Herlings. Na segunda bateria, Van Horebeek foi quinto.

O piloto da Red Bull KTM Simpson terminou em quinto geral, mas estava buscando mais, especialmente depois de uma boa largada na primeira bateria. Mas um erro na bateria final fez com que Simpson caísse de segundo para quinto e, na segunda bateria, ele terminou em sexto depois de largar em terceiro.

Tonus foi o sexto geral, na frente de Frossard, que sofreu um acidente na primeira bateria. Roelants, Osborne e Kullas completaram os top ten com Herlings em 11º. O adolescente holandês se envolveu em um acidente na bateria final que deslocou seu ombro direito. O piloto local Michek foi 12º.

MX1 Primeira Bateira:
1) Tanel Leok (EST/Honda), 39min08s429
2.) Antonio Cairoli (ITA/KTM), + 03s457
3) Clement Desalle (BEL/Suzuki), + 07s250
4) David Philippaerts (ITA/Yamaha), + 27s771
5) Maximilian Nagl (ALE/KTM), + 29s930
6) Steve Ramon (BEL/Suzuki), + 53s331
7) Sebastien Pourcel (FRA/Kawasaki), + 1min11s257
8) Nicolas Aubin (FRA/Kawasaki), + 1min12s146
9) Evgeny Bobryshev (RUS/Honda), + 1min15s536
10) Rui Gonçalves (POR/KTM), +1min21s500

MX1 Segunda Bateria:
1) Antonio Cairoli (ITA, KTM), 40:34.824
2) Clement Desalle (BEL, Suzuki), +0:03.037
3) Steve Ramon (BEL, Suzuki), +1:06.778
4) Maximilian Nagl (GER, KTM), +1:09.320
5) Tanel Leok (EST, Honda), +1:10.907
6) Kevin Strijbos (BEL, Suzuki), +1:11.841
7) Evgeny Bobryshev (RUS, Honda), +1:17.435
8) Rui Goncalves (POR, KTM), +1:21.038
9) David Philippaerts (ITA, Yamaha), +1:41.461
10). Joshua Coppins (NZL, Aprilia), +1:48.010

MX1 Geral da Etapa:

1) Antonio Cairoli, 47 pontos
2) Clement Desalle, 42
3) Tanel Leok, 41
4) Steve Ramon, 35
5) Maximilian Nagl, 34

MX1 Geral do campeonato:

1) Antonio Cairoli, 531 pontos
2) Clement Desalle, 447
3) David Philippaerts, 394
4) Maximilian Nagl, 382
5) Steve Ramon, 376

MX2 Primeira Bateria:
1) Ken Roczen (ALE/Suzuki), 39min33s781
2) Marvin Musquin (FRA/KTM), + 30s926
3) Jeffrey Herlings (HOL/KTM), + 35s408
4) Jeremy van Horebeek (BEL/Kawasaki), + 37s549
5) Shaun Simpson (ING/KTM), + 52s968

MX2 Segunda Bateria:
1) Marvin Musquin (FRA/KTM), 38min58s574
2) Ken Roczen (ALE/Suzuki), + 00s516
3) Gautier Paulin (FRA/Yamaha), + 43s397
4) Steven Frossard (FRA/Kawasaki), + 58s354
5) Jeremy van Horebeek (BEL/Kawasaki), + 1min14s565

MX2 Geral da Etapa:
1) Marvin Musquin, 47 pontos
2) Ken Roczen, 47
3) Gautier Paulin, 35
4) Jeremy van Horebeek, 34
5) Shaun Simpson, 31

MX2 Geral do campeonato:

1) Marvin Musquin, 527 pontos
2) Ken Roczen, 449
3) Steven Frossard, 404
4) Jeffrey Herlings, 391
5) Shaun Simpson, 329


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br