Off-Road
Off-Road
A primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross aconteceu no último final de semana (15 e 16/04), na cidade de Sorocaba, no interior do estado de São Paulo.
No sábado, a pista estava cheia de lama e muito desafiadora, devido às chuvas dos últimos dias. Por isso, a organização modificou a programação de treinos, reduzindo de duas para apenas uma sessão as categorias MX1 e MX2, e cancelou o da MXF.
No domingo, os pilotos encontraram uma pista desafiadora com muitas canaletas. O canal do Youtube da Sportbay transmitiu ao vivo as corridas. Conheça os vencedores das principais categorias.
Para ver os vídeos e mais detalhes, clique aqui.
A categoria reúne os principais pilotos e soma pontos para a categoria MX1, na abertura do Campeonato Brasileiro de Motocross, teve como campeão o equatoriano Jetro Salazar, da equipe Honda Racing.
“Foi uma vitória que eu estava precisando, pois trabalhei muito na pré-temporada e o quinto lugar na primeira bateria não refletiu todo o trabalho que eu realizei. Consegui colocar um ritmo forte na corrida da Elite MX. No final eu caí, mas consegui chegar até o fim e vencer”, festejou Jetro Salazar, destacando que os pontos somados nesta etapa serão importantes para brigar pelo seu sexto título brasileiro no fim do campeonato.
Na principal categoria, a MX1, Fábio Santos e Paulo Alberto fizeram a dobradinha para a Yamaha. Fábio Santos começou o fim de semana com o melhor tempo nos treinos e nas duas baterias saiu na frente com sua YZ450F.
O piloto Fábio Santos declarou depois da corrida: “Bastante feliz com o resultado de hoje, era o resultado que eu esperava! P1 na primeira bateria, mesmo sofrendo uma queda. Na segunda bateria vinha liderando, mas a pista estava muito complicada, com sol na cara e de repente peguei uma pedra na entrada de um salto e caí. Mas estou bastante feliz, acabei levando o overall e saio daqui com o Red Plate de líder e 5 pontos de diferença pro Paulo. Agora o objetivo é manter este Red Plate até o final do ano!”
Na MX2, vitória absoluta de Guilherme Bresolin da equipe Yamaha Racing , que dominou e venceu as duas baterias deste domingo.
“Estou muito feliz com o meu resultado. Fiz um trabalho pra ganhar esta primeira prova e deu certo. Bora pra cima!”. Declarou Guilherme Besolin.
Na categoria feminina, a vitória foi da Sarah Raquel, vice-campeã brasileira em 2021 e 2022, que mostrou que quer o título na temporada 2023.
“Foi muito bom graças a Deus! Cheguei aqui muito bem preparada fisicamente e mentalmente. Estava bem confiante, bem segura. Fui pra corrida e não larguei muito bem, mas esperei o momento certo e consegui assumir a primeira posição e consegui vencer a prova. Começamos o campeonato com o pé direito e que isso aconteça em todas as etapas, se Deus quiser! Vou me preparar cada vez mais pra chegar cada vez mais forte. Agradecer também a equipe, meus familiares e todos que torcem por mim. Bora pra segunda etapa!”- Declarou a campeã da categoria MXF, na primeira etapa.
Nas categorias MX3 MX4 e MX5, a equipe da Yamaha teve vitórias com os pilotos do Programa bLU cRU.
Já a equipe oficial da Husqvarna - Husqvarna Brasil Factory RACING PowerHusky – conquistou dois pódios.
Na etapa de estreia no time Pietro Piroli (TC 125), mesmo machucado, garantiu o 2º lugar na MXJR. Heitor Matos (TC 65) estava na 2ª posição quando caiu na última volta e fechou em 3º na 65cc. Já Ramyller Alves (FC 450) completou a primeira corrida na MX1 entre os top 10, categoria que reúne os pilotos mais rápidos do campeonato, mas na segunda corrida (Elite MX) lesionou o joelho e não conseguiu finalizar, assim na somatória das duas baterias terminou em 15º.
Categoria MX1
1º) Fábio Santos – Yamaha Monster Energy Geração / 47 pontos
2º) Paulo Alberto – Yamaha Monster Energy Geração / 42 pontos
3º) Jetro Salazar / 41 pontos
4º) Dudu Lima / 36 pontos
5º) Gustavo Pessoa - bLU cRU / 32 pontos
Categoria MX2
1º) Guilherme Bresolin – Yamaha Monster Energy Geração / 50 pontos
2º) Gabriel Mielke / 42 pontos
3º) Bernardo Tibúrcio / 42 pontos
4º) Henrique Henicka / 36 pontos
5º) Marcelo “Ratinho” Lima / 31 pontos
Categoria MXF
1º) Sarah Raquel – Yamaha Monster Energy Geração / 25 pontos
2º) Maiara Basso / 22 pontos
3º) Tatá Castro / 20 pontos
4º) Tainá Aguiar / 18 pontos
5º) Luanna Neves / 16 pontos
Categoria MXJR
1º #52 Kevyn de Pinho – 25 pontos
2º #161 Pietro Piroli (Husqvarna TC 125) - 22 pontos
3º #380 Caio Grosbelli – 20 pontos
4º #5 Matheus Oliveira – 18 pontos
5º #204 Marcos Goto Filho -16 pontos
Categoria 65cc
1º #22 Vicente Nunes – 25 pontos
2º #17 Zion Berchtold – 22 pontos
3º #300 Heitor Matos (Husqvarna TC 65cc) – 20 pontos
4º #2 Victor Rocha – 18 pontos
5º #357 Miguel Boer – 16 pontos
O Campeonato Brasilerio de Motocross volta às pistas para a segunda etapa no dia 07/05, em Ibirubá, Rio Grande do Sul.
07/05 - Etapa 2 - Ibirubá/RS
11/06 - Etapa 3 - Indaiatuba/SP
23/06 - Etapa 4 - Interlagos/SP
25/06 - Etapa 5 - Interlagos/SP
06/08 - Etapa 6 - Fortaleza/CE
27/08 - Etapa 7 - Campo Grande/MS
17/09 - Etapa 8 - Bragança Paulista/SP